fbpx
Compartilhe :

Turnover: como saber se a minha empresa tem um alto índice

O turnover é o termo utilizado para o fluxo de entrada e saída de funcionários em uma empresa.

O índice é calculado para identificar a atual situação corporativa, isso porque, a rotatividade de funcionários se tornou muito comum nos últimos anos.

É fato que com as novas gerações no mercado de trabalho, é notável a mudança de comportamento comparada às antigas.

Apesar disso, é importante saber que a rotatividade nas empresas tem relação com a capacidade da empresa de reter funcionários.

Neste artigo da Talst Contabilidade, vamos abordar este assunto e entender os principais motivos da rotatividade de funcionário na empresa e o que fazer para reduzir.

O que é Turnover

Como falamos no início, turnover é alto índice de rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, de entradas e saídas, que normalmente ocorre em um período de um ano.

As empresas medem essa taxa a partir do número total de funcionários, além disso, também é possível efetuar esse cálculo por departamentos.

Todavia, é importante entender que a taxa de rotatividade é aceitável até certo ponto, visto que o alto índice pode representar um problema a ser investigado.

Portanto, a empresa deve sempre aplicar métodos eficientes para identificar os impactos do turnover e criar ações para manter baixo.

Quais são as causas do turnover na empresa?

As causas do turnover são as mais diversas e estão relacionadas à organização e ao funcionário. Veja quais são as principais:

Falta de feedback

Grande parte dos colaboradores espera se tornar profissionais qualificados para o desempenho de suas funções e, assim, estarem aptos a novas responsabilidades.

Deste modo, a falta de feedback para saber em que estão errando e como podem melhorar, deixam os colaboradores desanimados e com o tempo, a tendência para a demissão, acaba crescendo.

Falta de plano de carreira

O profissional que não é incentivado a crescer, se esforça cada vez menos para realizar um bom trabalho.

Sendo assim, a empresa que não oferece um plano de carreira e possibilidade de ascensão, não estimula o colaborador a permanecer em um local sem perspectivas.

Ambiente hostil

De fato, um bom ambiente de trabalho deve oferecer qualidade de vida para o colaborador, assim, é possível fazer com que ele produza mais e melhor.

Em um espaço que o profissional se sente oprimido, humilhado, pressionado e com a sua atuação limitada, assim, em pouco tempo pedirá demissão.

Liderança ruim

Os líderes influenciam muito na equipe e na qualidade de trabalho, por isso, têm uma enorme responsabilidade sobre as taxas de turnover.

Isto é, líderes autoritários geralmente não trazem bons resultados a equipe, em alguns casos acabam ultrapassando um limite da falta de respeito.

Por isso, as lideranças devem conhecer bem seus funcionários, assim como a capacidade de produção e entrega de cada um, a fim de obter bons resultados.

Rotina

A rotina de tarefas repetitivas pode levar funcionários a exaustão e consequentemente ao pedido de demissão.

Isso porque existem profissionais que precisam de desafios para cumprir novas tarefas e se sentirem motivados e terem mais oportunidades de aprendizados.

Como calcular a rotatividade de funcionários?

Para realizar o cálculo da rotatividade de funcionários, é preciso ter os números de contratação e demissão. Os números deverão ser somados e divididos.

Vamos imaginar o seguinte exemplo, uma empresa com 100 funcionários que contratou 9 e desligou 4. Confira a fórmula a seguir:

Turnover = (admissão + demissão/2) /nº total de funcionários ativos

Turnover = 9 + 4/2 = 11/100 = 0,11

Neste caso, a taxa de turnover é 11, no entanto, a meta de uma empresa é que seja menor que 10%.

Por que é importante manter o turnover reduzido?

A alta rotatividade de funcionários pode impactar a empresa de diferentes formas, como acúmulo de tarefas sem conclusão, atendimento ruim, poucas vendas e insatisfação do cliente.

Também, vale considerar que a queda da produtividade, devido à falta de colaboradores suficientes, pode comprometer a receita da empresa e possíveis prejuízos podem ocorrer.

Assim, a empresa deve ter e criar ações a fim de manter o turnover da empresa baixo e reduzir os impactos. Portanto, veja a seguir o que fazer.

O que fazer para manter o turnover baixo?

Uma empresa que enfrenta sérios problemas com o alto índice de turnover, deve identificar os motivos e criar métodos para reverter a situação e eliminar os riscos.

Para isso, algumas medidas a serem tomadas para motivar os profissionais a permanecerem no trabalho são:

  • Proporcionar um ambiente corporativo agradável e com qualidade de vida;
  • Criar um plano de carreira com metas para alcançá-las;
  • Dar um feedback adequado para o colaborador ter oportunidades de crescimento;
  • Definir metas factíveis e alcançáveis;
  • Contratar profissionais com valores compatíveis com os da empresa.

Portanto, como você pôde ver, o turnover pode impactar diretamente nos resultados do negócio, e mantê-lo estável contribui para economia, garantir a agilidade e eficiência dos processos.

Gostou do nosso conteúdo? Toda semana você pode conferir no Blog da Talst Contabilidade artigos feitos por especialistas para você ou para sua empresa.

Acesse e fique por dentro de todas as informações.