fbpx
Compartilhe :

Conheça as vantagens de ter um time diverso

Ter um time diverso na empresa é importante em muitos aspectos. Além de reconhecer a diversidade de pessoas e as diferentes habilidades, podem contribuir de forma significativa com a organização.

Isso porque, com a junção de vários perfis, é possível obter uma equipe completa que permite agregar valor com suas vivências e experiências.

Segundo um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), aumentar a diversidade de uma empresa pode melhorar a inovação e o desempenho financeiro.

Além disso, este estudo também analisou 1700 de diferentes tamanhos em 8 países e constatou que um time diverso influência para tornar um negócio bem-sucedido.

Portanto, neste artigo da Talst Contabilidade vamos destacar a importância de ter uma equipe de colaboradores diversa e quais as vantagens que pode proporcionar para empresa. Confira!

 

Por que ter um time diverso é importante?

Engana-se quem acha que trabalhar com uma diversidade de pessoas pode ser prejudicial ao negócio. A verdade é que um time diverso pode colaborar com o crescimento.

Mais do que isso, é importante saber que ao juntar diferentes conhecimentos, experiências e habilidade, é possível ter uma equipe altamente capacitada para o desenvolvimento de uma empresa.

Por esse motivo, analisar a perspectiva de que um ambiente pode ser formado por perfis, com diferentes pensamentos e formações, também é aceitar e respeitar as pessoas como elas são.

No mais, a diversidade pode trazer um grande diferencial competitivo para a organização. Isso porque, a empresa proporciona mais oportunidades, mão de obra qualificada e melhora os resultados.

 

Quais são os desafios de contratar um time diverso?

Embora os desafios sejam inúmeros, a diversidade vem também do termo inclusão, não só da formação ou competências, mas também de faixa etária, etnia, gênero, escolha sexual, religião e até política.

Já parou para pensar o quão essencial é conhecer experiências de pessoas de diferentes perfis?

Mesmo que algumas organizações busquem profissionais específicos, é importante ter consciência de que uma equipe diversa pode ser muito positiva.

Isto é, os gestores precisam estar melhor preparados para lidar, promover o engajamento, aceitação e ainda criar estratégias para elevar o desempenho dos colaboradores.

Por fim, embora a empresa tenha um time diverso, durante o processo seletivo, é importante não deixar que as questões pessoais e de escolha do candidato comprometam a decisão de contratação.

 

Vantagens de ter um time diverso

Ter um time diverso é muito importante para uma empresa que quer crescer e ser bem-sucedida. A atuação é mais sólida e a tomada de decisão mais democrática, já que existem várias opiniões.

Sendo assim, selecionamos as principais vantagens de ter um time diverso na empresa. Confira a seguir!

 

Incentiva a criatividade e a inovação

Certamente, quando um grupo de pessoas com diferentes opiniões e experiência se juntam, sem dúvida, é possível obter muitas ideias e perspectivas.

Ou seja, para cada pessoa que expor sua opinião haverá soluções com diferentes pontos de vista, assim também há possibilidade de garantir resultados surpreendentes.

Isto, pois a diferença de conhecimento, origem e cultura elevam a criatividade e, consequentemente, a inovação no ambiente de trabalho.

 

A empresa se torna mais competitiva

É importante saber que um ambiente que estimula a criatividade, também estimula a performance. Isso torna-se muito vantajoso para a empresa, por as soluções serem mais eficientes.

Um time diverso comunica melhor, aumenta a produtividade e a organização tem mais resultados por ter um time diverso engajado.

No mais, os colaboradores se sentirão mais dispostos ao trabalhar em um local que proporciona um ambiente corporativo diferenciado.

 

Atrai mais talentos

Uma empresa que adota a diversidade também tem mais chance de atrair os talentos certos. A empresa que garante essa possibilidade também é bem vista no mercado.

Visto que, os candidatos querem trabalhar em um local o qual se sentem bem, tem confiança e se sentem acolhidos por suas diferenças. Deste modo, a retenção de colaboradores é maior.

 

Aprimora a solução de problemas

Apesar de não ser fácil conviver em um ambiente com diferentes pessoas, conviver também pode ser um grande aprendizado.

Decerto, as pessoas passam a socializar, conhecer melhor mutuamente e entender as diferenças, logo a flexibilidade vai ajudando a contornar situações e resolver problemas.

No entanto, olhando para outra perspectiva, os conflitos também ajudam a entender sobre a capacidade e a competência de cada colaborador, assim, apoio mútuo é  colocado em prática.

 

Agora que você conhece a importância de ter um time diverso e quais vantagens pode proporcionar, já pode apresentar essa ideia aos gestores e incentivar a diversidade na organização.

Quer aprender sobre mais temas como esse? Toda semana publicamos conteúdos feitos por especialistas da área para ajudar você no desenvolvimento da sua carreira profissional.

Acesse o BLOG da Talst Contabilidade e confira todas as postagens!