fbpx
Compartilhe :

Quando é vantajoso realizar o saque aniversário?

Se você tem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para receber e está pensando em aderir à modalidade saque aniversário, é importante saber se vale a pena.

Isto é, em tempos de instabilidade financeira, ou seja, para resolver uma emergência, a necessidade pode falar mais alto e resgatar o dinheiro, pode ser uma ideia interessante.

Portanto, neste artigo da Talst Contabilidade, descubra como funciona o saque aniversário e esclareça todas as dúvidas sobre essa possibilidade.

O que é o Saque Aniversário?

O saque aniversário é uma modalidade do FGTS que permite ao trabalhador sacar uma parcela no mês do seu aniversário.

Decerto, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, foi criado para assegurar os colaboradores demitidos sem justa causa, este direito está vinculado pelo regime da CLT.

Antes disso, o FGTS era facultativo, ou seja, cada trabalhador tinha a escolha de ter ou não uma garantia.

Como funciona e como consultar o saldo?

Atualmente, o saque aniversário funciona de forma diferente, o trabalhador não precisa ser demitido para ter direito a esse dinheiro. Isto é, por falta desse conhecimento, várias pessoas deixam de sacar.

A modalidade permite que o trabalhador faça um saque anual da conta do FGTS. Embora não seja obrigatório, caso não saque até um determinado período, no sistema constará como saque-recisão.

Sendo assim, para consultar o valor disponível na conta do FGTS, o trabalhador pode acessar o aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal, no Internet Banking.

Para acessar, basta informar o CPF ou o NIS – Número da Inscrição Social. Por fim, quem não tem senha é preciso fazer o cadastro ou clicar em “esqueci a senha” para criar uma.

Como solicitar o saque aniversário?

O trabalhador que deseja sacar o saque aniversário, deve saber que desde o primeiro dia do mês do seu aniversário, o valor estará disponível até o último do segundo mês.

Por exemplo, se o seu aniversário é em 27 de maio, você terá entre o dia 1º a 30 de julho para sacar.

Assim, após consultar o saldo, saber quando pode sacar o valor, ao acessar o aplicativo do FGTS, você pode informar a opção saque aniversário e seguir a passo a passo.

O trabalhador pode sacar apenas um percentual do saldo acrescido de uma parcela adicional, portanto, veja a tabela abaixo:

Faixa de saldo (R$)AlíquotaParcela adicional (R$)
Até 500,0050%
De 500,01 até 1.000,0040%50,00
De 1.000,01 até 5.000,0030%150,00
De 5.000,01 até 10.000,0020%650,00
De 10.000,01 até 15.000,0015%1.150,00
De 15.000,01 até 20.000,0010%1.900,00
Acima de 20.001,005%2.900,00

Além disso, o valor do saque ficará disponível por três meses na conta da Caixa Econômica. Todavia, se o trabalhador não fizer o saque, o valor volta automaticamente para a conta do FGTS.

Posso desistir dessa opção?

Caso o trabalhador não queira mais a modalidade saque aniversário e voltar para a tradicional, chamado de saque-rescisão, assim, deverá cumprir uma carência de dois anos.

Portanto, se o colaborador for demitido no período de vigência do saque aniversário, o saldo ficará retido.

Quando vale a pena sacar o saque aniversário?

Certamente, para quem precisa quitar uma dívida e o valor do saque é bem relevante para a negociação, aderir ao saque aniversário é uma boa ideia.

Ademais, caso você esteja prestes a se aposentar, você terá acesso ao valor integral disponível na conta do FGTS.

Ou seja, isso significa uma boa oportunidade para usar o dinheiro antecipadamente enquanto a aposentadoria ainda não está disponível.

Caso preferir, você também pode fazer a antecipação do crédito, no entanto, o valor será bloqueado da sua conta do FGTS para ser debitado futuramente.

Portanto, o saque aniversário pode ser uma boa alternativa financeira para resolver imprevistos, situações de emergência ou pagar dívidas.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a tomar uma boa decisão. No BLOG da Talst Contabilidade, você pode consultar vários artigos feitos por especialistas da área.

Acesse, confira e fique por dentro de todas as notícias!