fbpx
Compartilhe :

Quais áreas posso atuar cursando ciências contábeis?


A área de ciências contábeis é de suma importância para o mercado. O profissional que atua neste segmento tornou-se imprescindível para empresas, órgãos públicos e várias instituições.

A verdade é que ao optar pela formação, o estudante tem várias possibilidades de carreira, além de contador. Entretanto, é fundamental entender como funciona o curso na prática.

Se você está pensando em estudar ciências contábeis, neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir quais são as áreas de atuação do mercado.

Portanto, acompanhe a leitura do artigo e fique por dentro de todas as informações para tomar uma decisão assertiva.

Como funciona o curso de ciências contábeis?

De forma específica, o curso de ciências contábeis tem duração de 4 anos, nas modalidades presencial ou EAD – ensino à distância, onde o aluno tem mais flexibilidade para estudar.

Na graduação, o estudante terá aulas conceituais e práticas sobre a área para obter o conhecimento necessário e, então, estar plenamente capacitado.

É importante saber que a grade curricular do bacharelado em ciências contábeis, compõe disciplinas ligadas ao direito, administração, matemática, economia, planejamento estratégico e outros.

Após a graduação, o profissional deve obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, assim, poderá atuar em diversos segmentos.

Quais são as áreas que o profissional pode atuar?

De fato, o mercado garante muitas oportunidades de trabalho na área. O profissional que se forma em ciência contábeis pode atuar em empresas públicas ou privadas.

Apesar disso, é fundamental o profissional ter muita responsabilidade para atuar a fim de cumprir a legislação e evitar cometer erros.

Além disso, quem opta pela formação deve se manter constantemente atualizado e capacitado, de modo a acompanhar o cenário econômico e político do país.

Todavia, as possibilidades de atuação são várias e vamos detalhar algumas áreas para você que está em dúvida em qual carreira seguir.

Analista contábil

Como analista contábil, o profissional pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, fazendo análises, relatórios contábeis e demonstrações financeiras.

Desta forma, a empresa pode ter todas as informações necessárias sobre a gestão financeira, bem como os custos e investimentos em todos os setores.

Além disso, neste cargo, também é possível ter acesso à situação fiscal da empresa e contribuir com informações para auxiliar empresários nas tomadas de decisões assertivas.

Por fim, o analista contábil pode atuar como analista financeiro e orientar a respeito do regime tributário mais vantajoso adotado por uma organização.

Contador

O contador é uma das profissões com maior área de atuação, visto que o profissional pode atuar em várias empresas e com inúmeras demandas.

Isso porque, toda empresa exceto MEI é obrigada a ter uma contabilidade, portanto, o contador torna-se imprescindível para assinar documentos.

Ademais, o contador é responsável por realizar lançamentos, fazer balancetes, calcular impostos, orientar departamentos da empresa, analisar patrimônios e a situação fiscal da empresa.

Sendo assim, existem poucas limitações para este profissional, suas atividades podem ser realizadas em escolas, hospitais, empresas, comércios entre outros segmentos.

Auditoria

Outra área que o profissional formado em ciências contábeis pode atuar é como auditor, responsável por analisar as contas de uma empresa pública ou privada.

Em contrapartida, o especialista pode trabalhar em dois cenários: auditor interno, que analisa os dados contábeis da empresa, a fim de garantir que a mesma atue de forma lícita.

E auditor externo, o qual é contratado temporariamente para analisar os procedimentos da empresa.

Geralmente, a função do auditor é garantir a credibilidade de uma empresa no processo de compra e venda.

Consultor financeiro

O consultor financeiro também é uma possibilidade para quem deseja cursar ciências contábeis.

Certamente o profissional pode desempenhar diversas atividades de consultoria para determinadas empresas ou atuar como empreendedor.

Algumas responsabilidades de um consultor financeiro é orientar empresas em como investir seus recursos financeiros, contribuir com a gestão do negócio e dar suporte com o recolhimento de impostos.

Portanto, o mercado garante muitas oportunidades, visto que também é possível atuar com finanças, comércio exterior, tributos, entre outros.

Controller

A profissão de controller exige alguns níveis mais avançados de estudo, isto é, mestrado e doutorado e outros idiomas além do português.

O especialista atua de forma bastante estratégica, por ser um dos cargos mais altos de uma empresa, abaixo apenas de diretores e donos.

Sendo assim, o controller deve administrar questões financeiras e tributárias da empresa, auxiliar em processos de compra e venda, analisar custos gerais do negócio e auxiliar os responsáveis em tomadas de decisões.

Atuação em órgãos governamentais

A atuação em órgãos governamentais também é uma oportunidade para quem pensa em estudar ciências contábeis.

O profissional pode atuar como contador através de concursos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, responsável por analisar dados e relatórios financeiros, orçamentos e afins.

De todo modo, o contador deve sempre atuar de forma lícita, a fim de garantir que todos os processos sejam realizados de acordo com a legislação.


Como pôde ver, quem estuda ciências contábeis tem muitas possibilidades de atuação que vão além da contabilidade.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado na escolha da sua carreira profissional e caso ainda tenha dúvidas sobre contabilidade, que tal falar com nossos especialistas?

Entre em contato conosco, será um prazer sanar todas as suas dúvidas!