fbpx
Compartilhe :

Por onde começar sua abertura de empresas?

Quer saber o passo a passo para que a abertura de empresas obtenha sucesso e saúde financeira a longo prazo? Leia este artigo e fique por dentro! abertura-de-empresas-em-jundiai

Começar um negócio, hoje em dia, exige cautela para não cair na grande porcentagem de empresas que são abertas e, em pouco tempo, não conseguem se sustentar. Além disso, a jornada da abertura de empresas envolve uma série de habilidades e conhecimentos essenciais, desde entender o mercado e o público-alvo até a elaboração de um planejamento meticuloso para cada etapa. Continue lendo para saber importantes passos para planejar e executar a abertura de uma empresa.

Preparando o terreno para a abertura de empresas

É importante lembrar que abrir e administrar um novo negócio envolve uma série de competências e conhecimentos essenciais, portanto, a compreensão do mercado e do público-alvo até um planejamento meticuloso de cada etapa. Desse modo, uma gestão eficaz inclui estratégias de marketing, controle de fluxo de caixa e exige criatividade e inovação.

Além disso, é importante realizar um planejamento cauteloso e tomar decisões embasadas antes de dar vida ao negócio, passando pelos seguintes passos.

Definindo o tipo do negócio: Para definir de qual tipo será seu negócio, considere a viabilidade de opções como comércio varejista, serviços pessoais, alimentação, consultoria, franquias, e-commerce, tecnologia, saúde, etc. Para tanto, realize uma autoavaliação de seus interesses e habilidades, do cenário atual do mercado, concorrência, tendências e público-alvo.

Avaliando seu perfil empreendedor: tornar um negócio uma realidade exige ter um perfil empreendedor, compreender a dinâmica do mercado e criar um plano de negócios sólido. Procure se capacitar constantemente quando o assunto é empreendedorismo.

Coletando informações sobre o negócio: em seguida, é hora de reunir informações sólidas para embasar a criação da empresa, pesquisando dados sobre diversos aspectos, como:

  • Mercado
  • Finanças
  • Marketing
  • Localização do empreendimento

Descubra como obter essas informações de maneira eficaz e direcionada.

Organizando seus dados: essa é a hora da organização das informações coletadas. Ao conhecer a dinâmica do mercado, você estará pronto para desenvolver um plano de negócios e estabelecer estratégias que vão posicionar seu empreendimento de forma eficaz no mercado.

Explorando opções de financiamento: se você busca apoio financeiro para o seu empreendimento, é importante conhecer estratégias de gestão de recursos e as alternativas disponíveis para atender às suas necessidades empresariais. 

Efetivando a abertura de empresas

Desse modo, após realizar esse planejamento prévio, é hora de efetivar a abertura da empresa através dos seguintes passos. 

  1. Registro na junta comercial: escolha um nome para a empresa e verifique a disponibilidade para registrá-la.
  2. Registro na Receita Federal: obtenha um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) online por meio do site da Receita Federal.
  3. Inscrição estadual ou municipal: para atividades sujeitas à tributação estadual ou municipal, obtenha a inscrição estadual ou municipal.
  4. Alvará de funcionamento: solicite um alvará de funcionamento na prefeitura local para operar legalmente no município.
  5. Enquadramento tributário: escolha o regime tributário adequado, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
  6. Licenças e autorizações especiais: verifique se atividades específicas exigem licenças ou autorizações especiais.
  7. Contratação de funcionários: registre a empresa no Ministério do Trabalho e Emprego, caso planeje contratar funcionários.
  8. Abertura de conta bancária: abra uma conta bancária empresarial separada das finanças pessoais.

Para terminar, é importante lembrar que o acompanhamento de especialistas contábeis torna todo o processo mais fácil e mitiga riscos. Fale com a Talst e torne seu empreendimento um sucesso!