fbpx
Compartilhe :

Missão, visão e valores: qual a importância de conectar propósitos?

A missão, visão e valores são diretrizes estabelecidas que formam a identidade de uma empresa e também servem para indicar o caminho e alcançar resultados.

Independente do tipo ou tamanho da empresa, definir esses princípios é essencial para conduzir o planejamento estratégico, bem como as ações internas, cultura organizacional, entre outros.

Por esse motivo, entender melhor a definição da empresa permite criar conexões com os colaboradores, a fim de trabalharem juntos em prol do mesmo propósito.

Neste artigo da Talst Contabilidade, vamos explicar por que é importante uma empresa ter uma missão, visão e valoresbem solidificados. Acompanhe a leitura!

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

De modo geral, missão, visão e valores são a identidade e o propósito de uma empresa. Esses pilares, também são ferramentas de gestão fundamentais para direcionar o planejamento estratégico.

Além disso, é necessário estabelecer essas diretrizes logo no começo do negócio e revisar de tempo em tempo para ajustar conforme objetivos conquistados.

É importante saber que a missão, visão e valores de uma empresa contribuem para a tomada de decisões estratégicas, bem como conduz os objetivos para o alcance de resultados.

Conheça com detalhes a definição de cada um desses conceitos.

O que é missão?

A missão de uma empresa é a razão pela qual existe, ou seja, para que foi criada e por que oferece seus produtos ou serviços.

Também podemos considerar a identidade, que deve ser propagada de forma clara, objetiva e concisa aos colaboradores, clientes, fornecedores, etc.

É importante saber que ao estabelecer uma missão, não se pode alterar, apenas revisar para adequar conforme as necessidades do mercado.

Além disso, a missão também serve para inspirar os colaboradores a se conectarem a um propósito, bem como para orientar na tomada de decisões da empresa.

A Talst Contabilidade, por exemplo, tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas através da contabilidade e das melhores práticas de gestão.

O que é visão?

A visão de uma empresa deve ser definida a nível futuro, isto é, onde quer chegar e quais objetivos pretende conquistar.

Decerto, é possível alterar a visão, diferente da missão, isso porque conforme passa o tempo e a empresa alcançar determinados objetivos, é possível modificar para alcançar novos objetivos.

Também é preciso ter em mente que através da visão, a empresa consegue criar estratégias para engajar funcionários, sendo assim, é importante que a visão seja prática e realista.

Por exemplo, na Talst, queremos ser a melhor solução de Jundiaí e região com serviços contábeis diferenciados, facilitando o empreendedorismo, entregando conhecimento e relacionamento.

O que são valores de uma empresa?

De forma clara e prática, os valores de uma empresa são os princípios pelo qual regem as decisões do negócio.

Ou seja, são crenças que a empresa acredita e que direcionam na tomada de decisões e, também, contribui para alinhar profissionais, com relação à identificação com a empresa.

Na Talst Contabilidade, o que nos define é a Transparência, Autenticidade, Licitude, Solução e Tecnologia, valores que acreditamos e carregamos no nome.

Qual a importância da missão, visão e valores para uma empresa?

Certamente, é fundamental uma empresa definir bem sua missão, visão e valores, visto que é ideal para a construção da identidade de uma empresa.

Ademais, esses princípios orientam a empresa no planejamento estratégico, de modo a alcançar os objetivos e garantir os resultados esperados.

Portanto, a missão, visão e valores, são princípios que fortalecem a cultura organizacional, engajando colaboradores em prol de um objetivo em comum e tomada decisões assertivas.

Como a missão, visão e valores podem conectar os propósitos

Uma empresa que estabelece sua missão, visão e valores de forma bem definida, passa a ser guiada por esses princípios, da mesma forma que as pessoas também são.

Por exemplo, em uma empresa onde seus colaboradores não estão alinhados com os propósitos da organização, dificilmente permanecerão trabalhando nela.

Portanto, conectar propósitos é importante para gerar identificação com os colaboradores e, assim, proporcionar o crescimento da empresa através da busca pelo mesmo objetivo.

Por esse motivo, é tão importante a equipe de RH elaborar estratégias, para reconhecer o candidato que atende ao perfil da empresa.

Assim como os gestores devem trabalhar os princípios, seja em campanhas e projetos, com intuito de garantir que o colaborador se identifique e esteja alinhado com os propósitos da empresa.

Gostou do nosso artigo? Confira mais temas relacionados ao assunto em nosso blog. Acesse e fique por dentro de todas as informações do segmento.