fbpx
Compartilhe :

Gestão por resultados: saiba o que é e como fazer

Cada vez mais as empresas têm optado por novas metodologias para alcançar os seus objetivos. A gestão por resultados é um modelo de administração que prioriza o cumprimento das metas.

No entanto, essa gestão é baseada em processos e não necessariamente no modelo tradicional, ou seja, no atendimento de demandas que requerem a sobrevivência do negócio.

É preciso saber que a gestão por resultados pode trazer muitos benefícios à empresa, isso porque o principal objetivo é otimizar processos, para isso, é preciso planejamento estratégico.

Neste artigo da Talst Contabilidade, iremos esclarecer como funciona esse modelo de gerenciamento e como tornar os processos da sua empresa mais eficientes. Continue a leitura!

O que é gestão por resultados?

A gestão por resultado vem do inglês Management by Results – MBR, o termo surgiu em 1950, no livro “A Prática da Gerência” de Peter Drucker, considerado o pai da administração.

Entretanto, este modelo se tornou mais popular no Brasil através das empresas multinacionais que adotavam métodos de administração para o alcance de resultados.

Contudo, o principal objetivo da gestão por resultado é atingir metas, o que torna toda a organização responsável pelos objetivos definidos.

Sendo assim, essa metodologia exige dos colaboradores empenho e dedicação, assim como uma visão sistêmica e uma comunicação mais transparente, já que a gestão tem como base os resultados.

Também é importante saber que neste processo leva-se em consideração “o que fazer” para chegar aos resultados, enquanto o “como chegar” passa a ter menos importância.

Conheça algumas características deste processo que contribuem para tornar a gestão por resultados eficientes.

  • Planejamento estratégico
  • Foco nos resultados e processos
  • Liderança participativa e colaborativa
  • Integração de todos os departamentos da empresa
  • Reconhecimento e valorização no cumprimento de metas
  • Tomada de decisão com base em dados

Como funciona a gestão por resultados na prática?

Vale considerar que existem vários tipos de gestão, neste artigo vamos destacar a tradicional e a gestão por resultados.

Diferente da gestão por resultados, a gestão tradicional trabalha com foco na execução dos processos da empresa e, ainda, acredita que processos bem sucedidos os resultados serão satisfatórios.

Ou seja, na gestão tradicional é valorizado as horas trabalhadas, porém, a gestão por resultados tem como foco a conclusão das metas e objetivos estabelecidos entre gestores e funcionários.

Este modelo de gerenciamento busca otimizar as tarefas para que os resultados sejam alcançados de forma prática e eficiente, uma vez que toda a organização colabora para a realização das tarefas.

Portanto, a gestão por resultados é um modelo que exige o máximo de comprometimento por parte dos colaboradores e maior controle das tarefas pelos líderes, para garantir uma boa administração.

Quais são os benefícios deste modelo de gestão?

Não há dúvidas que a gestão por resultados proporciona muitos benefícios. Isso porque quando os profissionais estão alinhados aos objetivos da empresa, o trabalho flui com facilidade.

Além de se sentirem mais motivados através do reconhecimento, é possível notar que o engajamento se torna maior, uma vez que estão unidos em busca de um mesmo propósito.

Mais do que isso, esse modelo de gestão permite uma comunicação aberta e clara entre os profissionais, o que também facilita a troca de feedbacks e aumenta a produtividade.

Visto que os colaboradores se sentirão com mais liberdade e autonomia, o que reflete na qualidade e eficiência no desenvolvimento das atividades e, consequentemente, nos resultados.

Portanto, a gestão por resultado pode garantir um crescimento para empresa, tanto interno no que diz respeito a processos, quanto externo, lucro de mercado.

Porém, é preciso saber que este processo deve acontecer de forma saudável para não prejudicar o bem-estar físico e emocional dos colaboradores.

Como aplicar a gestão por resultados na empresa?

Agora que você sabe como funciona a gestão por resultados e quer saber como aplicar essa metodologia em sua empresa, continue a leitura.

Antes de tudo é preciso saber que este modelo pode impactar consideravelmente a cultura organizacional de empresas que adotam outros métodos de gestão.

No entanto, existem algumas empresas que nascem seguindo esse tipo de gestão. Sendo assim, para introduzir a gestão por resultado em sua empresa, saiba que é necessário planejamento.

Ou seja, para adotar um novo modelo de gestão, é preciso entender que haverá mudanças, de colaboradores, pode ocorrer perda de resultados e novas práticas.

Além desses aspectos, para implementar a gestão por resultados no seu negócio é fundamental considerar as seguintes práticas:

  • Estabeleça os objetivos e metas da empresa que deverá ser definida e alcançada por toda equipe.
  • Desenvolva um planejamento estratégico com todos os processos para alcançar as metas.
  • Defina as tarefas e responsabilidades para as equipes com prazos visando os objetivos da empresa.
  • Promova o engajamento dos funcionários para que se sintam motivados a cumprir as tarefas.
  • Escolha as ferramentas corretas para contribuir com o desenvolvimento das atividades.
  • Faça análise de desempenho com reuniões periódicas e trocas de feedbacks.
  • Recompense a equipe para reconhecer a importância do esforço e mostrar seu valor no ambiente de trabalho.

Conhecendo os benefícios da gestão por resultados, agora você pode aplicar em sua empresa. Se precisar de orientação ou esclarecer dúvidas, conte com os especialistas da Talst Contabilidade para ajudar.

Aqui orientamos sobre as melhores práticas para o desenvolvimento da gestão de pessoas e negócios, sempre com foco no crescimento da sua empresa.