fbpx
Compartilhe :

Saiba quais são os erros contábeis que podem prejudicar uma empresa

É fato que, nenhuma empresa está livre de cometer erros contábeis, apesar disso, é fundamental ter atenção com as movimentações e informações financeiras.

Isso porque, um erro mínimo pode prejudicar consideravelmente o negócio, além disso, com o excesso de burocracia que o empreendedor lida diariamente, corrigir pode ser trabalhoso.

A verdade é que, esses erros podem ser evitados, bastam algumas mudanças na rotina para torná-la prática e eficiente.

Ao revisar os processos contábeis da empresa, é possível reduzir as falhas e, consequentemente, diminuir os impactos que podem ocasionar em autuações e multas por parte do Fisco.

Portanto, neste artigo listamos os maiores erros contábeis cometidos pelas empresas, a fim de ajudá-lo a evitar equívocos que podem ser fatais ao seu negócio. Continue a leitura!

Acumular lançamentos e conciliações contábeis

O primeiro erro contábil da nossa lista, também muito comum por parte dos empreendedores, é deixar de atualizar os lançamentos e as conciliações da empresa.

Uma rotina caótica e cheia de tarefas, torna-se habitual não registrar as informações e, consequentemente, acumular devido à falta de organização.

Com isso, a análise financeira do negócio fica cada vez mais difícil, o que dificulta a elaboração de relatórios para a tomada de decisão, uma vez que os dados não são exatos.

Além disso, esse erro também pode afetar a credibilidade da empresa no mercado e prejudicar a captação de investimentos que contribuem para o crescimento do negócio.

Portanto, é de suma importância permanecer atento a esses detalhes para evitar falhas e prejuízos financeiros à empresa.

Não realizar um planejamento tributário

O Brasil é um país que mais paga tributos, portanto, as empresas que deixam de fazer o planejamento tributário podem ter grande impacto no pagamento de imposto.

Essa ferramenta é uma estratégia que contribui para encontrar as condições e prazos ideais para as empresas pagarem de forma correta e sem prejuízos financeiros.

Deste modo, as empresas que não adotam este método pagam mais impostos do que deveriam e acabam burlando as exigências tributárias que colaboram para a ilegalidade do negócio.

Sendo assim, com o planejamento tributário é possível reduzir custos, bem como, os processos burocráticos da rotina da empresa.

Deixar de emitir notas fiscais

Deixar de emitir notas fiscais é um dos erros contábeis mais sérios para qualquer tipo de negócio. Visto que, através deste documento, o Fisco obtém informações para tributar as operações de compra e venda.

É preciso ter em mente que deixar de emitir nota fiscal, a empresa poderá ser autuada por sonegação fiscal e ter problemas sérios com o Fisco.

Ou então, caso as informações descritas na nota estejam erradas, também pode ocasionar no cálculo incorreto da alíquota e no recolhimento errado do tributo.

Ademais, os empresários devem armazenar esse documento por 5 anos, uma vez que serve como comprovação de que houve transações comerciais em determinados períodos.

Sendo assim, a emissão de notas fiscais corretas é importante para não trazer sérias consequências com os órgãos fiscalizadores.

Não utilizar relatórios contábeis

Geralmente, muitos empreendedores apenas fazem o relatório contábil para cumprir os prazos de entrega de documentos com o Fisco.

Entretanto, é importante saber que os prazos contábeis são fatores estratégicos para a empresa e não utilizar é um dos grandes erros contábeis cometidos.

Isto é, através dos dados emitidos nesses relatórios, é possível enxergar grandes oportunidades, essenciais para o crescimento da empresa.

Alguns desses relatórios são: estudo para regime tributário vantajoso, compliance tributário, renegociação de contratos e entre outros.

Deste modo, analisar esses documentos com cuidado pode contribuir com a tomada de decisões assertivas para o desenvolvimento do negócio.

Misturar finanças pessoais e empresariais

O quinto item da nossa lista de erros contábeis é a mistura de contas pessoais e empresariais, que apesar de ser muito comum, também pode trazer prejuízos às finanças do negócio.

Por diversos motivos, o empreendedor tem dificuldades de fazer a separação das finanças e acaba pagando um débito pessoal com a conta da empresa.

Porém, é preciso saber que se essa atitude não for corrigida o quanto antes, certamente acabará deixando as contas da empresa no vermelho.

Além disso, pode ocorrer um erro contábil por descontrole e desorganização das finanças, que pode ser visto como sonegação fiscal aos olhos da Receita Federal.

Para evitar esse tipo de situação, os empreendedores e sócios podem fazer a separação do Pró Labore, e evitar a retirada de dinheiro para fins que não sejam da empresa.

Fazer processos contábeis manualmente

Você sabia que a maioria dos erros de contábeis acontecem por a realização ser feita manualmente?

A tecnologia é um grande aliado para os processos de contabilidade, isso porque é possível automatizar, torná-los mais práticos e eficientes.

Atualmente, existem inúmeras plataformas para a gestão de finanças, emissão de relatórios, notas fiscais, etc, que contribuem para deixar os processos mais ágeis e menos burocráticos.

Além disso, uma plataforma digital ainda permite que você acompanhe todos os lançamentos com o contador e tenha acesso a informações para a tomada de decisão.

Não contar com uma contabilidade para evitar erros contábeis

Normalmente, a maioria dos erros contábeis que citamos acima são cometidos por falta de auxílio de uma empresa especializada.

Com isso, o empreendedor passa a fazer as tarefas por conta própria, também por acreditar que não é necessário um profissional que cuide da gestão fiscal e financeira.

Tenha em mente que, o contador é um profissional capacitado para orientar sobre as melhores práticas, a fim de colaborar com o crescimento do negócio.

Visto que utiliza a legislação como segurança para o cumprimento das obrigações, a empresa de contabilidade é essencial para evitar prejuízos com o Fisco.

Portanto, terceirizar a contabilidade é uma boa oportunidade para as empresas permanecerem legais, reduzir erros e, também, aumentar o lucro e a eficiência.

Para isso, você pode contar com aTalst Contabilidade. Nossas soluções garantem à sua empresa organização para que ela cresça rapidamente sem erros contábeis.

Além disso, nossos profissionais são contadores qualificados e capacitados em diversas atividades econômicas para auxiliar em todas as necessidades.

Conheça a Talst e os planos feitos sob medida para cada tipo de negócio. Entre em contato com nossos especialistas!