fbpx
Compartilhe :

O que falar em uma entrevista de emprego

ENTREVISTA

Vai participar de uma entrevista de emprego e não sabe bem como se preparar? Não se preocupe, temos ótimas dicas que podem ajudar na conquista da vaga.

É importante saber que durante um processo seletivo, você deve estar à frente do recrutador e garantir que todas as perguntas serão respondidas da melhor forma.

Para isso, é necessário realizar um processo de autoconhecimento, entender bem suas habilidades e características profissionais para transmitir confiança.

Portanto, se você quer sair bem na entrevista e conseguir a tão sonhada vaga, acompanhe a leitura do nosso artigo e anote todas as dicas.

 

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se preparar para uma entrevista de emprego é muito importante, afinal, para se sair bem, é fundamental que você esteja preparado

Sendo assim, faça uma autoanálise e identifique seus pontos fortes e quais devem melhorar. Além disso, analise sua trajetória profissional e quais foram seus erros e acertos.

Tenha em mente que suas experiências do passado contribuíram para você ser o profissional que é hoje.

Em seguida, comece a estabelecer suas metas e objetivos para o futuro, isso será o norte para contar a sua história e ajudá-lo a construir um discurso coerente.

Lembre-se, é importante também ter na ponta da língua a resposta para algumas perguntas que serão feitas na entrevista de emprego, que são:

  • Quais são suas experiências profissionais?
  • Por qual motivo saiu do seu último emprego?
  • Quais são seus objetivos daqui a cinco anos?
  • Por que quer trabalhar nesta empresa?

Estudar essas perguntas pode ajudar a corrigir suas dificuldades de expressão, visto que o nervosismo durante o processo é muito comum e também pode contribuir para cometer falhas.

 

Pesquise sobre a empresa

Após fazer uma autoanálise, é importante também conhecer a empresa, isto é, o que faz, quais produtos ou serviços vendem, seu posicionamento no mercado, entre outras informações.

Certamente, conhecer todos esses detalhes sobre a empresa pode ajudar de forma significativa e conquistar a vaga de emprego.

Todavia, isso também pode transmitir ao recrutador o seu interesse pela organização, o que pode ser um fator decisivo para a sua contratação.

 

Fale de si mesmo

O próximo passo é saber falar sobre si mesmo, este é um ponto essencial para se “vender” durante a entrevista.

Sendo assim, procure evidenciar suas principais características sem parecer pretensioso ou modesto demais.

Lembre-se: você deve manter o equilíbrio ao se expressar para comunicar suas intenções da maneira correta.

 

Comente suas habilidades e competências

Seja honesto quando falar sobre suas habilidades e competências e como podem agregar positivamente para a empresa.

É importante entender que nem todos os candidatos são 100% completos para uma empresa, sempre haverá necessidade de aprender ou aprimorar alguma habilidade específica.

 

Fale de seus objetivos para o futuro

Saber responder essa pergunta é fundamental, isso porque o recrutador terá uma noção do que você espera da empresa, assim como você pode agregar para ela.

Portanto, evite respostas genéricas e comuns como “casado e com 2 filhos”. Em vez disso, tente passar uma boa imagem e uma certa ambição, como “adquirir experiência para chegar a cargos mais altos”.

Mostre seus verdadeiros planos com relação à empresa, assim, é possível impressionar o recrutador.

 

Fale sobre suas qualidades e defeitos

Assim como você deve saber falar sobre suas competências e habilidades, também seja honesto com relação às suas qualidades e defeitos, evite respostas comuns.

Isso porque os recrutadores são treinados para identificar o que é ou não verdadeiro, ou seja, não adianta querer dar uma resposta “sou flexível” ou “perfeccionista” para impressionar.

Sendo assim, exponha suas reais limitações e fale o que está fazendo para melhorá-las, suas chances de surpreender serão maiores.

 

Se tiver dúvidas, pergunte!

Uma ótima dica para se destacar na entrevista é mostrar que você também tem interesse pela vaga, faça isso perguntando.

Vale ressaltar que você não precisa se limitar apenas às perguntas do recrutador, no entanto, antes de perguntar, é importante ter atenção para não fazer perguntas óbvias e demonstrar falta de pesquisa.

 

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

De fato, o comportamento diz muito em entrevista de emprego, seja no tom de voz, posição das mãos, inclusive no modo de se vestir.

Desta forma, você deve ter plena consciência que precisa passar uma imagem de confiança, para isso, coloque em prática algumas dessas ações:

  • Corrija a postura, evite deixar o corpo relaxado ou tenso demais;
  • Não fique de braços cruzados;
  • Olhe no olho do recrutador e não se mostre intimidado;
  • Procure uma posição confortável para as mãos e não faça gestos repetitivos;
  • Tenha atenção a sua fisionomia, mantenha o semblante relaxado;
  • Na hora de falar, evite gírias e expressões chulas;
  • Evite expressar algum tipo de preconceito ou forçar intimidade com o recrutador;
  • Nunca invente experiências para receber algum tipo de crédito;
  • Não fale de sua vida privada mais que o necessário.

 

Como saber se foi bem na entrevista de emprego?

Nem sempre você terá essa resposta no momento da entrevista. No entanto, para descobrir se você teve uma boa performance, vale a pena ficar de olho em alguns sinais.

Ou seja, caso o recrutador tenha demonstrado bastante interesse em sua carreira, considere um ponto positivo.

Além disso, outro indicativo que mostra que se saiu bem é se ele apresentar a outros membros da empresa para você.

Em suma, é fundamental ter a qualificação e a experiência necessária para conseguir a oportunidade tão esperada, deste modo, aposte em cursos e treinamentos para elevar sua classificação.

Agora com todas essas dicas ficou muito fácil melhorar seu desempenho nas entrevistas, não é mesmo?

Se você gostou deste artigo, toda semana no blog da Talst Contabilidade  publicamos conteúdos feitos por especialistas que podem ajudar a alavancar sua carreira profissional. Acesse e fique por dentro!