fbpx
Compartilhe :

Como abrir uma empresa de limpeza?

Se você tem o sonho em empreender e quer abrir uma empresa de limpeza, saiba que essa é uma ótima oportunidade para tirar o plano do papel.

Afinal, no Brasil, este é um dos serviços que crescem cada vez mais, sendo um segmento lucrativo para quem deseja ingressar nesse ramo.

Portanto, para saber como funciona o processo de abertura de empresa e quais passos seguir para finalmente ter o seu CNPJ, continue a leitura deste artigo.

Qual a estrutura da empresa de limpeza

Para abrir uma empresa de limpeza, primeiramente, é fundamental entender a estrutura do negócio. Isto é, a prestação de serviço de limpeza ocorre no local solicitado pelo cliente.

No entanto, você, empreendedor, deve contar com uma estrutura física e de pessoal para oferecer este serviço.

Ou seja, é necessário que a empresa tenha uma sede própria com endereço para receber clientes, realizar as atividades administrativas e para guardar os materiais.

Equipamentos e mão de obra

Como mencionamos no início, uma empresa de limpeza deve ter estrutura para oferecer o serviço, sendo assim, os utensílios e produtos são importantes para o negócio. 

Vale a pena considerar alguns  itens como: carrinho de limpeza, aspirador de pó, placa sinalizadora e conjunto MOP.  Já com relação aos produtos de limpeza, os essenciais são: álcool, desinfetante, limpa vidros e detergente.

Portanto, esses são alguns dos equipamentos necessários para iniciar a prestação de serviço. Além disso, é importante ter uma equipe para realizar todas as tarefas.

Ou seja, para a mão de obra é necessário contratar profissionais para cuidar dos processos, desde a administração até a função operacional. Os principais são:

  • Auxiliar administrativo
  • Contabilidade
  • Auxiliar de limpeza,
  • Encarregado de limpeza
  • Recepcionista
  • Marketing

A verdade é que o número de profissionais depende muito da capacidade e porte da empresa, sendo assim, é importante avaliar questões como estrutura, piso salarial, etc.

Como abrir uma empresa?

De fato, você conhece basicamente a estrutura de uma empresa de limpeza, agora, está na hora de saber como abrir o seu negócio. Veja o passo a passo a seguir.

Faça um plano de negócios

Certamente, o primeiro passo para abrir uma empresa de limpeza, é elaborar um plano de negócios.

Assim, é importante saber que neste documento deve conter todas as informações do negócio, com intuito de colocar o plano em prática e reduzir os riscos de erros.

Sendo assim, para elaborar o plano, o empreendedor deve listar e detalhadas os seguintes itens:

  • Nome da Empresa
  • Serviços
  • Produtos
  • Público-Alvo
  • Estudo dos concorrentes
  • Fornecedores
  • Plano financeiro
  • Capital inicial
  • Plano de Marketing
  • Recursos humanos
  • Estudo de localização
  • Materiais necessários

Defina a natureza jurídica e regime tributário

Após elaborar o plano de negócio, este é o momento para pensar no nome da empresa, isto é, nome social e nome fantasia, para registrar no CNPJ e tornar o negócio conhecido.

Além disso, é necessário escolher a natureza jurídica, o que determinará a forma de constituição empresarial, desta forma temos as seguintes opções:

EI – Empresário Individual;

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;

Sociedade Empresária Limitada;

S/A – Sociedade Anônima

Portanto, é importante também escolher o regime tributário, para definir como serão calculados os impostos, para isso vale receber a orientação de uma contabilidade especialista no assunto.

Os principais regimes tributários existentes no país são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Elabore o contrato social da empresa de limpeza

Decerto, chegou o momento importante de elaborar o contrato social. Todavia, neste documento deve conter todas as informações da empresa e dos sócios para o registro na Junta Comercial.

Assim sendo, as principais informações que o empreendedor deve preencher são:

Nome do empreendedor;

Informações sobre os sócios

Nome da empresa;

Natureza jurídica 

Atividades econômicas (CNAE);

Capital inicial investido no negócio;

Endereço o da empresa;

Em seguida, é necessário registrar a empresa e para isso é importante ter em mãos os seguintes documentos: RG e CPF, comprovante de residência, carnê IPTU ou Inscrição imobiliária do imóvel de instalação da empresa e endereço completo da empresa.

Registro na Junta Comercial

Por fim, após separar os documentos é importante dar entrada nos processos de abertura, contar com o suporte de uma contabilidade pode tornar o processo mais simples.

Isso porque neste último passo, é preciso enviar os documentos na Junta Comercial para obter os documentos, CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, Alvará de Localização e Funcionamento e Inscrição Municipal.

Conte com a Talst para abrir sua empresa de limpeza

Por certo, finalmente você pôde entender como funciona o processo de abertura de uma empresa de limpeza.

Além disso, tenha em mente que a Talst Contabilidade ajuda você a realizar o seu sonho, de forma prática e sem burocracia.

Ou seja, com a Talst você tem todo suporte necessário para abrir o seu CNPJ sem complicações e ainda receber orientação para a gestão financeira, tributária e de negócios.

Ademais, temos soluções de departamento pessoal e indicamos o melhor caminho para abrir sua empresa sem taxa de abertura.

Achou interessante? Entre em contato com a nossa equipe, entenda como funciona nossas soluções e tenha em mãos o seu CNPJ.