fbpx
Compartilhe :

Dia do Contador: saiba mais sobre a importância deste profissional

No Dia do Contador, é fundamental falar sobre a importância que este profissional tem para empresas, instituições e órgãos públicos.

A atuação vai muito além da assinatura de documentos e envio de guias de pagamento, pois sua responsabilidade com a gestão financeira é estratégica.

Embora muitos acreditem que a contabilidade é uma área burocrática, os contadores têm o papel de orientar e contribuir com o crescimento do negócio.

E apesar de haver constantes mudanças na legislação que impactam as empresas, fica evidente que sua participação é imprescindível.

Sendo assim, em homenagem ao Dia do Contador, vamos apresentar a profissão, assim você pode conhecer todas as atividades deste profissional. Continue a leitura para saber mais!

 

Quando é o dia do contador?

Em 22 de setembro de 1945, ficou estabelecido o Dia do Contador quando o então Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988 que criou o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

Antes da assinatura, é importante saber que não havia o curso de ensino superior para a formação de profissionais, logo, os cursos contábeis eram mais técnicos.

Por esse motivo, a contabilidade passou a ter uma grande relevância e estudos mais aprofundados foram desenvolvidos, profissionais passaram a atuar ativamente no mercado.

A contabilidade é a ciência da riqueza, que estuda, analisa e avalia toda a área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa, instituição ou órgão público.

No mais, dia 22 de setembro é a data que se comemora o Dia do Contador ou Dia do Profissional da Contabilidade, diferente do dia 25 de abril que é o Dia da Contabilidade.

 

Qual a importância do contador nas empresas?

Sem dúvidas, o contador é muito importante para uma empresa, não apenas por emitir guias de pagamento, mas por atuar de forma estratégica.

Isso porque, os profissionais são responsáveis pela gestão financeira e devem garantir que o negócio permaneça em dia com suas obrigações fiscais e atue segundo a legislação.

Além disso, o contador não trabalha somente para organizar as finanças, mas para orientar os empreendedores sobre as melhores práticas para a tomada de decisões assertivas.

Isto é, a contabilidade foi criada para dar segurança fiscal as empresas e evitar a aplicação de sanções e multas que prejudiquem o negócio.

Portanto, o profissional deve estar comprometido de tal forma que possa cumprir os prazos estabelecidos e ter habilidades técnicas para executar as tarefas com competência.

Assim, o negócio tem mais chances de crescer de maneira sólida, sustentável e cumprindo todas as diretrizes da lei.

 

Tipos de profissionais

Com a evolução da área contábil, muitos profissionais surgiram neste segmento. Desde os últimos anos, o contador desenvolve estratégias que agregam valor.

Ou seja, a contabilidade está mais presente no negócio, portanto, é essencial para a gestão financeira, porque analisa dados com precisão para seu desenvolvimento.

Conheça mais sobre as profissões que abrangem o segmento de contabilidade:

 

Contador tradicional

O contador tradicional tem o perfil mais conhecido da área. O profissional atua na empresa através de processos manuais e realizando reuniões e entrega de documentos presenciais.

Ou seja, é característica desse perfil é a pessoalidade, que valoriza o contato mais próximo com o cliente, porém é mais resistente a transformações e à modernidade.

Apesar disso, a rotina desse profissional é mais focada na análise de patrimônio e também na assessoria contábil voltada para gestão financeira e tributária da empresa.

Visto que, o contador tradicional orienta seguindo a legislação com intuito de garantir que o negócio permaneça competitivo no mercado.

 

Contador online

Já o contador online é um profissional que atua de forma prática e como suporte do empreendedor, isto é, com foco no cumprimento de obrigações e poucas consultorias.

Deste modo, o serviço do contador online torna-se mais acessível, já que é uma atividade pouco consultiva com relação às estratégias do negócio.

Todavia, embora a evolução da profissão possibilite a prática de um atendimento “menos humanizado”  os serviços das contabilidades online também são eficientes.

Isso porque através de sistemas operacionais e de gestão é possível reduzir a burocracia, ter mais praticidade no envio de documentos e o contato também é mais direto.

Sendo assim, os contadores agregam valor atuando como auxiliares do negócio e permite que os empreendedores tenham mais foco em seu core business.

 

Contador digital

O contador digital tem duas características importantes: atua tanto no presencial quanto no online. Seu perfil é mais estratégico e visa proporcionar ao empreendedor mais facilidades.

Para isso, essa modalidade associa-se a tecnologia para reduzir a burocracia, ter mais praticidades em processos diários a fim de aprimorar a performance.

Logo, também busca automatizar tarefas com intuito de trazer mais agilidade e garantir a segurança e desenvolvimento da empresa.

Decerto esse profissional tem como o objetivo orientar o empreendedor na tomada de decisão e direcionar o caminho para o crescimento do negócio.

Portanto, o contador digital mapeia processos, faz levantamento de dados e cria planejamento e executa estratégias para as empresas terem mais oportunidade no mercado.

 

Como se tornar um contador?

Como pôde notar, o contador é um profissional muito versátil, sua atividade é de suma importância para empresas atuarem de forma lícita.

Mais do que isso, o contador é um aliado do negócio. Seu serviço é estratégico uma vez que possuem conhecimento e habilidades técnicas para auxiliar nas demandas do negócio.

Se você ficou interessado pela profissão, então deve saber que para atuar como contador, é preciso cursar bacharelado em ciências contábeis  e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade.

Após a formação, você terá muitas possibilidades de emprego na área e poderá contribuir com o sucesso de muitos negócios.

Neste Dia do Contador, homenageamos todos os profissionais que trabalham diariamente focados em um único objetivo: impulsionar negócios.

A Talst Contabilidade parabeniza todos os contadores por gerar valor e atuar ativamente na transformação da área e do mercado e por cumprir sua função com maestria. Feliz dia!