fbpx
Compartilhe :

Saiba qual é o prazo de entrega da DEFIS 2023

Ao longo do ano, as micro e pequenas empresas enquadradas no regime tributário Simples Nacional, devem entregar algumas obrigações acessórias, uma delas é o DEFIS 2023.

É preciso saber que o envio deste documento é de suma importância para a empresa permanecer em dia com suas obrigações e evitar maiores dores de cabeça.

Portanto, neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir o que é o DEFIS 2023 e o prazo para o envio. Acompanhe a leitura para saber mais detalhes!

O que é DEFIS?

A DEFIS é a sigla para Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais do Simples Nacional. Ou seja, é uma obrigação acessória que os integrantes deste regime devem enviar.

Isto é, a declaração funciona como o Imposto de Renda. As micro e pequenas empresas devem enviar informações de seus rendimentos, capital e número de funcionários à Receita Federal.

Embora possa parecer complexo, essa declaração é simplificada e os contribuintes devem realizar o envio ainda neste ano de 2023.

Qual o prazo de entrega da DEFIS 2023?

O prazo de envio da DEFIS 2023 está previsto para o final de março, especificamente até o dia 31, assim como em todos os anos.

Os empreendedores devem enviar informações Socioeconômicas e Fiscais do ano de 2022. Todavia, mesmo as empresas que não tiveram faturamento ao longo do ano anterior, também devem enviar a DEFIS 2023.

Além disso, as empresas que não enviarem o documento ou enviarem depois do prazo, estão sujeitas à penalidades que podem trazer sérios prejuízos ao negócio.

Para saber como enviar a declaração, continue acompanhando a leitura do nosso artigo.

Quem é obrigado a enviar a DEFIS 2023?

Assim como informamos no início deste artigo, devem enviar a DEFIS 2023 as micro e pequenas empresas enquadradas no regime Simples Nacional.

Portanto, as empresas têm até o dia 31 de março de 2023 para se organizar e enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais referente ao ano-calendário de 2022.

Ademais, as empresas que não tiveram faturamento em alguns meses ou durante todo o ano de 2022, também são obrigadas a enviar esta declaração.

O que acontece se a empresa não enviar a DEFIS no prazo?

As empresas que não enviarem a DEFIS 2023 ou enviarem depois do prazo podem sofrer sérios prejuízos mesmo sem multa prevista.

No entanto, a micro e pequena empresa não conseguirá fazer a apuração mensal do DAS, uma vez que a guia é somente liberada após o envio da declaração referente ao ano de 2022.

Sendo assim, o empreendedor não poderá cumprir com as demais obrigações fiscais da sua empresa se não enviar a DEFIS 2023.

Como realizar a entrega do documento?

Agora, você conhece o prazo de envio da DEFIS 2023 e sabe que é um documento obrigatório para micro e pequenas empresas.

Tenha em mente que o envio da DEFIS deve ser feito pelo Portal e-CAC da Receita Federal. Para transmitir a declaração é necessário ter em mãos o certificado digital.

Acompanhe o passo a passo:

  • Acesse no site do Simples Nacional e busque por “PGDAS-D e DEFIS;
  • Para acessar o sistema, utilize o certificado digital ou código de acesso;
  • Em seguida, clique em “DEFIS” e, depois, em “Declarar”;
  • Preencha as informações necessárias e clique em “Salvar”, “Verificar pendências” e clique em “Transmitir” para finalizar.

Feito isso, sua empresa estará regular com a Receita Federal e não correrá riscos de punições.

A DEFIS 2023 pode gerar muitas dúvidas, portanto, você pode contar com a ajuda dos especialistas da Talst Contabilidade para esclarecer todas as questões.

Entre em contato agora mesmo!