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Saiba a importância da cultura organizacional

Cada vez mais é perceptível a relevância que a cultura organizacional tem para as empresas. Isso porque, a retenção de talentos depende muito dos valores adotados pela empresa.

Ou seja, muitos profissionais buscam se identificar com os propósitos da empresa, portanto, não basta apenas oferecer boas oportunidades, é preciso uma cultura organizacional eficiente que gere resultados.

Neste artigo, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é cultura organizacional e qual a sua importância para uma gestão de pessoas. Acompanhe a leitura do nosso artigo!

O que é cultura organizacional?

O termo cultura organizacional é uma definição do mundo corporativo, que significa de modo geral um conjunto de crenças, costumes, diretrizes, comportamentos e tradições de uma empresa.

Desta forma, o principal objetivo deste conceito é que todos os colaboradores entendam e também compartilhem dos mesmos valores estabelecidos pela empresa.

Para isso, é importante que a cultura organizacional seja clara e eficiente, assim, é possível compreender e usá-la como base para as tomadas de decisão.

Também é importante saber que a cultura de uma empresa pode impactar os colaboradores de diferentes formas, seja nos relacionamentos, produtividade e até mesmo na resolução de problemas.

Por esse motivo, é fundamental que a cultura organizacional seja bem estruturada e compreendida, a fim de trazer resultados satisfatórios para a empresa.

Como é formada a cultura organizacional de uma empresa?

Algumas pessoas acreditam que as empresas nascem com uma cultura organizacional, no entanto, é possível construir e moldar.

Embora não seja uma tarefa fácil, principalmente para empresas que já possuem uma longa jornada e adotou algumas crenças, é totalmente possível reestruturar para o bom funcionamento da empresa.

Isto é, a cultura organizacional é construída através da missão, visão e valores da empresa. Através do propósito estabelecido, os gestores podem se adaptar conforme as expectativas alinhadas.

Alguns fatores que podem contribuir para a construção da cultura organizacional: entender a estrutura da empresa, identificar o tipo de gestão, o objetivo com relação aos lucros e a valorização do trabalho.

Qual a importância de uma cultura organizacional?

Não há dúvidas que a cultura organizacional é de suma importância, uma vez que influencia no comportamento dos colaboradores e na gestão da empresa.

Apesar disso, é fundamental que a implantação ou transformação desse processo seja feita corretamente, pois deve caminhar com os propósitos da empresa.

Sendo assim, de nada adianta a organização adotar uma cultura moderna e ter práticas ultrapassadas que desmotivam os colaboradores e prejudicam a saúde mental.

É preciso ter em mente que ao estabelecer uma cultura organizacional, a mesma deve ser prática e compreendida para que os colaboradores possam criar uma sensação de pertencimento.

Visto que através deste sentimento, os profissionais estarão mais engajados em alcançar os objetivos da empresa, já que ele entenderá seu papel na organização.

Por fim, uma cultura bem definida é fundamental para melhorar a produtividade dos colaboradores, assim como reduzir o turnover, melhorando os resultados.

Quais são seus benefícios?

Após entender o que é a cultura organizacional e como funciona, é preciso também saber quais são os benefícios que pode proporcionar para a empresa.

Uma empresa com uma cultura bem definida consegue obter bons resultados. Conheça algumas vantagens em adotar um modelo robusto.

Melhora o clima organizacional

É preciso ter em mente que o clima, diferente de cultura, refere-se ao ambiente de trabalho.

Ou seja, quando a empresa tem seus valores e objetivos claro e, consequentemente, o respeito mútuo nas relações entre os colaboradores é melhor, os profissionais criam um espaço de troca mais transparente

Aumenta o engajamento

Assim como falamos no início, a cultura pode proporcionar a sensação de pertencimento nos colaboradores, uma vez que há espaço para a participação.

Desta forma, os profissionais se sentem que têm um papel importante e, assim, permanecem engajados na conquista dos objetivos, o que aumenta a produtividade e os resultados.

Maior retenção de talentos

Com o aumento do engajamento na empresa, é possível reter os profissionais e mantê-los trabalhando por mais tempo e, inclusive, garantir um plano de carreira.

É fato que, hoje em dia, cada vez menos profissionais permanecem trabalhando em uma organização por mais tempo, assim, uma cultura bem alinhada permite que os colaboradores se identifiquem com a empresa.

O papel do setor de RH na compreensão da cultura organizacional

Você sabia que o setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante para a promoção da cultura organizacional em uma empresa?

Mais do que nunca, os profissionais devem conhecer as crenças, diretrizes e costumes de uma organização para a atração e seleção correta de talentos.

Assim, o setor é responsável por realizar ações com objetivo de conscientizar os colaboradores e fazer com que compreendam a cultura da empresa de forma prática e clara.

Também, cabe aos profissionais junto aos gestores adotar práticas de comportamento que visam o bem-estar, bem como, disseminar os valores adotados pela empresa.

Visto que, alinhar os colaboradores à cultura organizacional irá permitir a melhora da comunicação interna e, assim, evitar inconstâncias que acarretam erros e falhas na gestão de pessoas.

Agora você entende a importância da cultura organizacional em uma empresa e o quanto é essencial para a tomada de decisões.

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