fbpx
Compartilhe :

Corporação e sociedade – qual a diferença?

É muito comum confundirem corporação e sociedade, quando, na verdade, são coisas completamente diferentes. Esses termos são muito utilizados no mundo dos negócios para se referir a empresas, associações, etc.

No entanto, é importante saber que se você está pensando em começar uma nova parceria, entender as diferenças entre um e outro é o primeiro passo.

Afinal, existem vários tipos de empresas e estruturas empresariais e para saber qual é a melhor opção, é importante conhecer os principais aspectos.

Neste artigo da Talst Contabilidade, vamos esclarecer os termos e explicar as principais diferenças entre corporação e sociedade. Sendo assim, continue a leitura para saber mais!

O que é corporação?

Certamente, confundir corporação e sociedade é um hábito que muitos têm quando se referem a empresa, organização etc. Mas, na verdade, o termo possui uma grande diferença.

O termo corporação no âmbito empresarial está associado à constituição de uma estrutura com regras e diretrizes para direcionar suas atividades.

Por exemplo, em uma empresa uma corporação pode ser composta por várias companhias envolvendo diversos setores da área econômica, com intuito de obter mais produtividade e lucro.

Além disso, a corporação também pode estar ligada a uma empresa com determinadas estruturas, assim como, pode se referir a órgãos públicos como: corporações religiosas, Forças Armadas e afins.

Corporação também podem se referir a um conjunto de pessoas com o mesmo interesse, como membros da mesma profissão que se organizam por meio de regulamento ou estatutos.

Como funciona a corporação?

De modo prático, a corporação funciona de forma muito específica de organizar a produção, a fim de obter mais lucro com eficiência, minimizando os custos.

Embora o termo também faça jus a uma pessoa jurídica, em que os empresários têm uma responsabilidade limitada, toda a administração é feita de forma centralizada.

Isto é, voltada ao lucro dos empresários com ações transferíveis. Sendo assim, a principal característica de uma corporação se resume na separação entre propriedade e gestão.

Ou seja, os donos da corporação possuem mais ações e normalmente são sociedades anônimas e com titularidade facilmente transferível.

Quais são os tipos de corporações que existem?

  • Associações;
  • Sociedades;
  • Agremiações;
  • Instituições.

O que é sociedade empresarial?

Diferente da corporação, a sociedade também é uma relação entre pessoas jurídicas com intuito de exercer alguma atividade econômica ou comercial.

 Segundo o Art. 981 do Código Civil, a definição de sociedade é:

“Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.

Parágrafo único. A atividade pode restringir-se à realização de um ou mais negócios determinados.”

Além disso, as sociedades empresárias são divididas por categorias e subcategorias que são:

  • Responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais: sociedades limitadas, mistas, de comandita simples, e de comandita por ações.
  • Regime de constituição e dissolução da sociedade: sociedades contratuais ou sociedades institucionais;
  • Condições de alienação da participação societária: sociedades de pessoas ou de capital;
  • Nacionalidade da sociedade: sociedades nacionais ou estrangeiras.

É importante saber que em cada uma dessas categorias existem modalidades que o empreendedor ao constituir uma empresa deve escolher.

Como funciona a sociedade empresarial?

Conforme mencionamos mais acima, diferente da corporação uma sociedade empresarial é constituída por empresários com um objetivo em comum, portanto, o primeiro passo para viabilizar é nivelar as expectativas em relação ao negócio.

Em suma, é definir as principais ideias e se são compatíveis entre os sócios para começar um negócio e, assim, estipular os deveres na rotina da empresa através do contrato social.

Ademais, além das responsabilidades, no contrato social deve mencionar o percentual que cada um possui e, também, as diretrizes caso a sociedade seja desfeita.

Quais são os tipos de sociedades que existem atualmente?

  • Sociedade Simples
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade em Nome Coletivo
  • Sociedade em Comandita Simples
  • Sociedade Comandita por Ações
  • Sociedade Anônima
  • Sociedade Cooperativa
  • Sociedade em Conta de Participação
  • Sociedade de Advogados

Precisa de orientação? Conte com a Talst Contabilidade!

Agora que você sabe a diferença entre corporação e sociedade e também conhece os principais tipos, pode definir a melhor opção para constituir um negócio.

Sendo assim, independente da escolha, você pode contar com a orientação da Talst Contabilidade para tomar as melhores decisões, auxiliar na abertura do negócio e realizar a gestão financeira.

Entre em contato com nossos especialistas e entenda melhor como funcionam as nossas soluções!