fbpx
Compartilhe :

Como ser contratado: 7 dicas para passar na entrevista

Como ser contratado é uma das maiores preocupações de quem vai participar de um processo seletivo. De fato, estar preparado aumenta as chances de conseguir uma vaga.

Hoje em dia, muitas empresas procuram profissionais com excelentes habilidades e alto nível de conhecimento para ocupar um cargo, sem dúvidas, isso é fundamental.

Todavia, durante uma entrevista, é preciso saber se portar, responder às perguntas certas e evitar deixar o nervosismo tomar conta.

Para isso, existem técnicas que podem ajudar a garantir a tão sonhada vaga. Neste artigo da Talst Contabilidade, vamos compartilhar 7 dicas para você ser contratado.  Acompanhe!

 

1- Defina seus objetivos

Primeiramente, é preciso saber quais são seus objetivos profissionais, entender seu momento atual e para qual cargo deseja se candidatar.

Logo, é possível mapear os cargos e selecionar as vagas que são mais interessantes e tem a ver com o seu perfil.

Saiba que, a partir disso, você pode descobrir quais são as empresas que estão contratando, o perfil da vaga e o que deve fazer para se destacar e apresentar suas vantagens competitivas.

 

2- Atualize seu currículo

Antes de se candidatar para uma vaga, é fundamental atualizar o currículo e acrescentar todas as informações de acordo com seu objetivo.

Sendo assim, coloque informações sobre as experiências que teve anteriormente, formações e cursos extracurriculares.

Além disso, não esqueça de acrescentar suas habilidades e competências, ligadas à produção e criatividade, assim, os recrutadores poderão conhecer suas qualificações profissionais.

Tenha em mente que dedicar um tempo preenchendo as informações corretamente contará muitos pontos para passar na entrevista.

 

3- Prepara-se para entrevista

Após organizar o currículo, enviar para as empresas certas, é importante se preparar para a entrevista.

Portanto, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa, conhecer o tipo de negócio, identificar o tipo de cliente e, principalmente, missão, visão e valores.

Para isso, você pode utilizar a internet como aliado e obter informações através do site e redes sociais. Outra dica muito antes de partir para a entrevista é planejar a rota.

Isso porque podem acontecer imprevistos no caminho e se organizar garante uma vantagem: chegar com antecedência e ficar mais tranquilo.

 

4- Mantenha a tranquilidade e naturalidade

Sem dúvidas, um processo seletivo pode causar muito nervosismo e prejudicar a entrevista. No entanto, se você estiver bem preparado, não tem risco de dar errado.

Uma das principais dicas para ser contratado é manter a tranquilidade e ser você mesmo, isto é, tente demonstrar vontade e segurança.

Para isso, quando o entrevistador estiver falando, escute com atenção e olhe nos olhos para responder da melhor forma. Evite também erros e português e gírias.

No mais, tente encarar a entrevista com naturalidade, desta forma, é possível ganhar pontos com os recrutadores.

 

5- Saiba responder às perguntas 

Faz parte do processo de como ser contratado saber responder às perguntas adequadamente, ou seja, de forma sólida e verdadeira.

Apesar disso, não é necessário decorar as perguntas, mas é possível identificar e prever quais serão feitas, como: quais são seus planos para o futuro, por que quer trabalhar na empresa, etc.

Lembre-se, o recrutador é um profissional experiente, algumas questões são, necessariamente, para conhecer suas habilidades e experiências.

Portanto, ao se preparar para essas questões você ajudará o recrutador na avaliação do seu perfil, e assim, ficará mais fácil de conseguir a vaga.

 

6-  Nunca pare de aprender coisas novas

Vale a pena considerar neste guia o aprendizado de coisas novas. Certamente, manter-se atualizado e ter determinados conhecimentos, é fundamental.

Isto porque candidatos em busca de uma oportunidade precisam se destacar durante a entrevista, isso pode ser um grande diferencial competitivo.

Sendo assim, procure instituições ou até mesmo cursos online que permitam aprender coisas novas e que possam agregar ao seu currículo.

Também é importante dizer que apostar em cursos extracurriculares para garantir um conhecimento específico torna o seu perfil mais interessante e válido para a contratação.

 

7- Seja você mesmo na entrevista

Se você quer uma vaga de emprego, então precisa entender que agir com naturalidade e ser você mesmo durante a entrevista, é muito importante.

Assim como mencionamos mais acima, recrutadores são profissionais experientes na seleção de candidatos, ou seja, sabem identificar o perfil ideal  para ocupar determinado cargo.

Portanto, ao responder às perguntas de forma ensaiada, forçar sorrisos e mentir sobre o seu currículo, não é uma boa estratégia para convencê-los a te contratar.

Por isso, aja com naturalidade, seja você mesmo e conte apenas as verdadeiras experiências que teve,  mostre que você é a pessoa ideal para a vaga.

 

Saiba mais sobre como ser contratado!

Achou interessante nossas dicas? Temos certeza que após estudar e entender cada um desses passos,passar na entrevista de emprego será fácil.

No Blog da Talst Contabilidade, toda semana você encontra conteúdos feitos por especialistas para ajudar a alavancar a carreira profissional e conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Fique por dentro dos principais assuntos e aproveite para tirar todas as dúvidas sobre temas profissionais!