fbpx
Compartilhe :

Entenda como o CNAE influencia nos impostos da sua empresa

A gestão fiscal é um dos aspectos mais importantes na administração de uma empresa. Por esse motivo, é fundamental entender como o CNAE influencia no pagamento do imposto.

O CNAE é um sistema de classificação que identifica as atividades de uma empresa, além disso, é um dos fatores mais importantes para a definição das alíquotas e bases de cálculo de impostos.

Sendo assim, entender como funciona esse sistema é essencial para garantir que a empresa cumpra todas as obrigações fiscais, e assim, a evitar problemas com o Fisco.

Neste artigo da Talst, discutiremos o que é o CNAE e como impacta nos impostos da empresa, com intuito de contribuir para o bom funcionamento do seu negócio.

O que é o CNAE?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, composto por 7 números formados por seção, divisão, grupo, classe e subclasse.

Ou seja, é um sistema de classificação que identifica as atividades que as empresas realizam. Por exemplo:

  • 4711-3/01: Comércio varejista de mercadorias em geral
  • 5611-2/01: Restaurantes, lanchonetes e similares
  • 6204-0/00: Consultoria em tecnologia da informação

O principal objetivo é facilitar a gestão fiscal e tributária por meio da padronização dos códigos. Logo, a regulamentação do CNAE é feita pelo IBGE e Receita Federal.

É preciso também saber que cada empresa é classificada por um código, que reflete a sua atividade econômica principal.

Portanto, essa classificação é importante para a definição das alíquotas e bases de cálculo de impostos, bem como para a identificação de obrigações acessórias.

Como escolher o CNAE para a empresa?

Para determinar o CNAE, é preciso listar todos os produtos, serviços ou bens que a sua empresa fornece, fabrica ou vende.

Depois, é possível acessar a tabela de códigos CNAE do IBGE para encontrar as atividades que correspondem ao seu negócio.

É fundamental ter cuidado na hora de definir o CNAE correto, especialmente para evitar a escolha de atividades que não correspondam à sua empresa.

Portanto, é sempre recomendável buscar a orientação de um contador para realizar o processo corretamente. A Talst Contabilidade tem especialistas capacitados para auxiliar na escolha das atividades da sua empresa.

Nossos profissionais possuem todo conhecimento necessário em abertura de empresas e podem ajudá-lo a evitar erros.Saiba mais!

Qual a importância da classificação correta?

Escolher a classificação correta do CNAE é de extrema importância para a empresa, pois, é este código que determina a atividade econômica principal e secundária do negócio.

Essa informação é utilizada pelos órgãos governamentais para definir a carga tributária que a empresa deve pagar, bem como para a definir as obrigações acessórias.

Portanto, a escolha incorreta do CNAE acarreta diversos problemas, como o pagamento de impostos e tributos inadequados, assim como multas por omissão ou erro na declaração de informações.

Ademais, escolha correta também pode proporcionar benefícios, como a possibilidade do enquadramento em regimes tributários mais vantajosos e a redução da carga tributária.

Riscos de utilizar um CNAE diferente da atividade

Utilizar um CNAE diferente da atividade exercida pela empresa traz diversos riscos e prejuízos, tanto financeiros quanto legais.

Em primeiro lugar, a escolha incorreta pode levar a empresa a pagar impostos e tributos de forma errada, resultando em prejuízos financeiros e até mesmo em multas e sanções fiscais.

Além disso, a utilização de um CNAE diferente da atividade dificulta a obtenção de licenças e autorizações necessárias para o funcionamento do negócio e isso impede o desenvolvimento e pode levar ao fechamento.

Outro risco importante é o de responsabilização legal. Caso de fiscalização constatada, a empresa sofrerá penalidades e até mesmo pode responder a processos legais.

Por fim, a escolha incorreta do CNAE afeta a credibilidade e a imagem da empresa perante clientes, fornecedores e parceiros de negócio, e isso compromete o seu crescimento a longo prazo.

Como a classificação influencia no imposto?

O CNAE influencia diretamente nos impostos que a empresa deve pagar. Isso porque, cada atividade econômica tem uma alíquota e base de cálculo específicas definidas a partir deste código.

Ou seja, isso significa que empresas com atividades diferentes podem pagar impostos diferentes, mesmo que tenham a mesma estrutura e faturamento.

Por exemplo, uma empresa que atua no comércio varejista de produtos alimentícios terá uma alíquota de impostos diferente daquela que atua na prestação de serviços de consultoria empresarial.

Além disso, a escolha do CNAE também pode influenciar no enquadramento da empresa em regimes tributários específicos, como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Isto é, esses regimes possuem alíquotas e formas de tributação diferenciadas, que podem ser mais ou menos vantajosas para a empresa, dependendo do perfil e atividade econômica.

Dessa forma, a escolha da atividade é fundamental para a empresa pagar os impostos corretamente, a fim de evitar problemas fiscais e multas.

Conte com a Talst para orientar na escolha do CNAE

Esperamos que este artigo ajude a compreender a importância da escolha do CNAE para a sua empresa e como isso influencia no pagamento dos impostos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual atividade escolher para a sua empresa ou precise de orientação para definir o regime tributário mais adequado, conte com a Talst!

A nossa equipe é especialista em todos os assuntos tributários para auxiliar na tomada de decisões importantes do seu negócio.Entre em contato para mais informações!