fbpx
Compartilhe :

Como criar um clima organizacional saudável?

O ambiente de trabalho é um espaço que os colaboradores passam a maioria do tempo, por esse motivo, o clima organizacional deve ser agradável.

Embora a convivência diária não seja simples, devido à diversidade de perfis, é fundamental os gestores criarem estratégias para o local ser harmônico e respeitoso.

Mais do que isso, um ambiente corporativo saudável proporciona à empresa mais resultados, porque os colaboradores estão mais engajados.

Portanto, é preciso saber que para atingir os objetivos organizacionais, é preciso também otimizar o trabalho das equipes. Para isso, criamos esse artigo para te ajudar nesse processo. Continue a leitura.

 

O que é um bom ambiente de trabalho?

É importante saber que um bom ambiente de trabalho é aquele que proporciona às pessoas tranquilidade, harmonia, segurança e produtividade.

Além dos colaboradores se sentirem bem no local, devem ter prazer em frequentar o espaço. Para isso acontecer, a empresa deve fornecer uma estrutura completa.

Isto é, um espaço com poucas limitações físicas, um plano de carreira e benefícios reais, ter iniciativas práticas que colocam como prioridade o bem-estar do colaborador.

Sendo assim, os gestores devem criar ações para garantir isso, desta forma, é possível contar com profissionais mais engajados e dispostos a se dedicarem pela organização.

 

Por que cuidar do clima organizacional é importante?

Sem dúvidas, o clima organizacional pode dizer muito sobre uma empresa e seus resultados.

Afinal, estar em um espaço que o colaborador não é valorizado, não é reconhecido por suas ações e não recebe um bom salário, contribui para a redução da performance.

Criar um bom clima organizacional gera colaboradores mais satisfeitos. Ou seja, uma empresa que se preocupa com a saúde mental, física e em garantir a satisfação de seus funcionários pode ter uma vantagem competitiva.

Isso porque ao criar mecanismos que fazem o trabalhador querer permanecer na organização, é possível contar com um bom desempenho e resultados melhores.

Algumas ações que podem contribuir para isso é promover treinamentos e capacitação para valorizar seu trabalho e, consequentemente, terão o sentimento de pertencimento ao local.

 

Como melhorar o clima organizacional?

Para melhorar o clima organizacional é fundamental criar ações para integrar e motivar os colaboradores a se desenvolverem e melhorar seus resultados.

Visto que, um ambiente tóxico além de desmotivar também pode ser prejudicial à saúde mental, portanto, pode influenciar no alto índice de turnover.

Assim sendo, listamos algumas medidas para ajudar a promover um clima organizacional saudável e harmonioso entre os colaboradores. Veja a seguir:

 

Crie salas de descompressão

Para garantir um bom ambiente corporativo aos funcionários, é importante investir em espaços mais agradáveis. Isto é, áreas com espaços amplos para descontrair e proporcionar relaxamento.

Nas salas de descompressão podem ser utilizadas poltronas, mesas de jogos e áreas de café, especialmente para os colaboradores fazerem algumas pausas durante o dia.

É preciso saber que oferecer ambientes mais agradáveis ajuda a melhorar a qualidade de vida e a produtividade para alcançar resultados mais positivos.

 

Estimule o respeito e a harmonia entre os colaboradores

Assim como falamos no início, o local de trabalho é um espaço que os colaboradores passam mais tempo, por esse motivo, deve ser agradável.

Deste modo, os gestores precisam criar iniciativas importantes que reforcem o respeito e a harmonia entre os colaboradores, visando sempre a melhor convivência.

Ou seja, é necessário mostrar aos colaboradores que cada um tem um papel importante na empresa e que o propósito é comum.

Os líderes precisam estar abertos para conversar e entender as insatisfações coletivas e individuais. No entanto, também devem promover a igualdade e o respeito nas relações para garantir um clima organizacional tranquilo.

 

Apoie à diversidade de equipes

A empresa que apoia a diversidade tem mais vantagem competitiva no mercado.

Afinal, uma equipe diversa é composta por vários perfis com habilidades e características diferentes que podem contribuir para o desempenho e criatividade.

Adotar a diversidade na empresa é incentivar o respeito às diferenças, é estimular a troca de experiências que é muito positiva para a solução de problemas, já que cada colaborador tem um ponto de vista.

Se você quer saber mais como a diversidade pode ser benéfica para sua empresa, confira este artigo que separamos sobre as vantagens de ter um time diverso.

 

Tenha horários mais flexíveis

É fato que com a pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas tiveram que adotar o home office e alterar a jornada de trabalho para não encerrar as atividades.

Com isso, muitos colaboradores puderam trabalhar de forma mais flexível, o que também beneficiou os dois lados.

Além da redução de custos que as empresas tiveram, os trabalhadores passaram a realizar suas atividades em casa ou com uma jornada híbrida que permite gerenciar melhor o tempo.

No mais, com essa nova adaptação do trabalho, influenciada não só pelo período atípico, como pela tecnologia, se tornou uma grande aliada para elevar os resultados e a produtividade, com menos cobranças e mais flexibilidade.

 

Ofereça treinamento e capacitação

Por mais que a empresa esteja disposta a oferecer benefícios e vantagens para promover um clima organizacional saudável, é importante também investir na capacitação dos colaboradores;

O treinamento e atualização permitem que os trabalhadores estejam melhores preparados para trazer resultados, isso porque o desenvolvimento deve ser constante para que se sintam estimulados.

Desta forma, poderão contribuir com mais empenho e dedicação e, ainda, terão o sentimento de pertencimento por se sentirem mais valorizados.

 

 

Como você pôde ver, promover um clima organizacional saudável é muito importante não só para o bem-estar dos funcionários, mas também para melhorar os resultados da empresa.

Tenha em mente que os colaboradores precisam de estímulo para produzirem mais e melhor, para isso, é importante que estejam satisfeitos.

Portanto, investir em iniciativas de incentivo, com foco na saúde mental e física deve ser uma das prioridades para as empresas e gestores, assim, é possível promover um clima organizacional de respeito e saudável.

Que tal conferir mais conteúdos como esse? Acesse o BLOG da Talst Contabilidade e veja artigos exclusivos feitos por especialistas da área.