fbpx
Compartilhe :

Motivos para sempre fazer avaliação de desempenho com o seu time

A avaliação de desempenho é uma metodologia utilizada pelo Recursos Humanos para promover melhorias nos resultados da empresa, bem como o desenvolvimento humano.

Por meio da avaliação, é possível identificar as principais dificuldades dos colaboradores, com intuito de implantar treinamentos ou tomar decisões assertivas.

Além disso, essa avaliação pode trazer muitos benefícios para empresa, da mesma forma, contribui para estabelecer processos na organização e garantir a performance dos colaboradores.

Neste artigo da Talst Contabilidade, falaremos sobre o porquê você deve adotar avaliação de desempenho. Acompanhe a leitura e saiba mais informações!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que consiste em mensurar o desempenho dos colaboradores ou da equipe de uma empresa, durante um determinado período.

Por meio dessa avaliação, é possível rever o índice de produtividade dos profissionais com relação ao alcance dos objetivos da empresa.

Certamente, podemos entender que essa análise é feita segundo as metas estabelecidas, sendo assim, a avaliação deve estar pautada em ações para o desenvolvimento do potencial humano.

Com isso, a ferramenta se torna uma maneira de melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos colaboradores.

Ademais, a avaliação de desempenho é mais do que só a análise da performance, deve ser considerado o esforço individual, coletivo e deve ser estruturada de forma justa para ser válida.

Como funciona o processo?

Decerto, existem vários métodos de avaliação de desempenho, porém, para fazer a análise é importante seguir algumas etapas.

No dia a dia, o RH ou até mesmo o gestor pode realizar uma avaliação do comportamento e também das demandas que devem ser entregues, isto é, a qualidade e também o engajamento.

Ou então, o gestor pode dar um feedback ao colaborador sobre o seu desempenho e também orientar a respeito dos pontos de melhorias com relação ao seu trabalho.

Também vale considerar como método de avaliação um feedback formal, ou seja, com a apresentação de indicadores destacando pontos positivos e negativos que podem ser aperfeiçoados.

Ademais, é sempre importante destacar que essas avaliações devem ser realizadas de forma humanizada, sem ser rude e com intuito de motivar o colaborador a continuar performando.

Quais são os tipos de avaliação de desempenho?

Há muitas formas de avaliar um colaborador para comprovar a eficácia da sua performance, para saber qual é a mais indicada para a sua empresa, é fundamental entender a cultura da empresa.

Sendo assim, vamos citar os principais tipos de avaliação de desempenho, por isso, continue a leitura.

  • Autoavaliação: neste método o colaborador deve apontar seus pontos fortes e fracos a fim de refletir sobre seu desempenho, bem como promover o autoconhecimento.
  • Avaliação 180 graus: cabe ao gestor avaliar o desempenho individual do colaborador.
  • Avaliação 360 graus: essa é uma avaliação completa, o colaborador é avaliado por si mesmo, pelos gestores e também pelos colegas.

Geralmente, para realizar a avaliação, os profissionais de RH utilizam softwares para auxiliar e reduzir os erros do processo.

Motivos para fazer a avaliação de desempenho

De modo geral, existem muitos benefícios de empregar a avaliação de desempenho em uma empresa, além de agregar valor e torná-la cada vez mais competitiva, contribui para o desenvolvimento de pessoas.

Isto é, os colaboradores podem melhorar seu desempenho, é possível identificar novos talentos, o que traz um impacto positivo para empresa e proporcionar mais lucratividade.

Ao estabelecer uma cultura de avaliação, a empresa também pode estabelecer planos de carreira, oferecer mais benefícios e oportunidade para os colaboradores permanecerem engajados.

Conheça outros motivos para implantar a avaliação de desempenho na empresa.

Proporciona autoconhecimento

Sem dúvidas, o autoconhecimento é um dos benefícios mais importantes que a avaliação de desempenho pode proporcionar.

Isso porque os colaboradores precisam de um feedback sobre suas atividades, assim como também devem saber como está o seu desempenho individual e no coletivo.

Portanto, com a mensuração deste resultado é possível identificar o nível do colaborador para estabelecer melhorias na metodologia de trabalho.

Atuação estratégica

A atuação do RH torna-se mais estratégica a partir da avaliação dos colaboradores, ou seja, o setor passa a definir ações baseadas em objetivos e dados mais concretos.

Portanto, com a avaliação de desempenho as estratégias passam a ser mais assertivas, o que colabora para o desenvolvimento da empresa e também das equipes.

Contribui para o desenvolvimento

Ao coletar informações sobre o desempenho dos colaboradores, é mais fácil identificar os pontos de melhoria e também desenvolver programas para o desenvolvimento dos profissionais.

Desta forma, a empresa também pode direcionar recursos para o treinamento, seja a nível coletivo ou individual, e investir em processos de mudanças necessárias.

Auxilia na tomada de decisão

Assim como mencionamos mais acima, a avaliação de desempenho é feita periodicamente e isso permite avaliar melhor as informações, de modo a tomar decisões mais estratégicas.

Por exemplo, por meio do resultado dessa análise é possível reavaliar a cultura da empresa e o comportamento dos colaboradores.

Ao estabelecer um processo de avaliação rigoroso, os gestores assim como o RH podem tomar decisões mais assertivas.

Qual é o próximo passo?

Agora que você sabe qual a importância da avaliação de desempenho porque deve realizar na sua empresa, também deve saber que por meio desta é possível ter uma visão mais clara de todo o processo.

Vale ressaltar que este método é uma oportunidade para o desenvolvimento de profissionais e da empresa como um todo.

Portanto, o próximo passo é estabelecer essa metodologia na sua empresa e acompanhar os resultados a partir da evolução dos colaboradores.

Gostou desse conteúdo? No Blog da Talst você tem acesso a vários artigos que podem contribuir para a gestão do seu negócio. Acesse e confira!