Você precisa saber sobre como a contabilidade organiza sua empresa

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Entender o verdadeiro papel de uma contabilidade pode parecer difícil e complexo, muitos donos de empresas ainda têm resistência em aceitar a evolução dos métodos de gerir um negócio. A contabilidade faz muito mais do que só cuidar da parte burocrática, hoje torna-se imprescindível para a gestão da empresa e conta como principal objetivo contribuir para o seu crescimento. Engana-se quem acha que os escritórios de contabilidade são todos iguais e pouco úteis, e para comprovar o que estamos falando, vamos explicar com detalhes tudo o que você precisa saber sobre como a contabilidade organiza sua empresa.

 

Primeiro, é importante compreender que as contabilidades mudaram, apesar de ainda existirem  os escritórios tradicionais, muitos migraram para o digital e online e passaram também a construir um novo papel no mercado. Muito mais do que só a parte burocrática, as contabilidades estão apostando em um novo modelo de negócio que é auxiliar o empreendedor na tomada de decisão e com o avanço tecnológico, grande parte estão aderindo ferramentas para automatizar processos e assim poder cuidar de tarefas que demandam muito mais atenção.

 

A verdade é que uma contabilidade  é tão necessária que sem ela a empresa pode ter sérios problemas que vão desde débitos tributários até o fechamento do negócio, no entanto a mesma deve ser aliada da empresa, pois através dela é possível coletar informações contábeis que são de grande importância para diagnosticar erros, evitar prejuízos e dentre outras vantagens.

Conhecer a função de um escritório contábil é essencial e acredite, por mais que o trabalho de um contador seja aparentemente silencioso pelo fato do mesmo ficar atrás de uma mesa apenas calculando (essa visão está mais para um contabilidade tradicional), é através dele que a empresa tem a verdadeira noção de seu crescimento. Agora preste atenção, mesmo que haja muitas a dificuldades para entender as verdadeiras funções de uma contabilidade, decidimos listar algumas funções fundamentais, confira a seguir:

 

 Registrar e documentar

 Uma das principais atividades de uma contabilidade é registar e documentar todas as transações financeiras e tudo de forma minuciosa, ou seja, desde o fluxo de caixa até o destino e a origem do dinheiro, cada centavo conta. Além disso, todos os registros e gastos da empresa, incluindo funcionários, devem constar obrigatoriamente em um registro contábil.

Por fim, através do registro é possível identificar a atual situação financeira da empresa, o número de bens acumulados, alcance de metas, patrimônio líquido, dividendos e saber se a empresa gasta muito mais do que deveria, o que dá a oportunidade ao empreendedor de melhorar a situação do negócio.

 

Organizar dados

 Outra função importante da contabilidade é organizar os dados da empresa através de sistemas exclusivos, deve também levar em consideração a forma de cada organização executar suas tarefas além de suas particularidades.

Veja bem, a contabilidade organiza os dados contábeis da empresa de forma prática de acordo com a dinâmica estabelecida pela mesma, isto é, se existem clientes, fornecedores, setores a contabilidade é responsável por organizar em sistemas para proporcionar a empresa métodos eficientes de gestão.

 

Gerar demonstrativos

 A contabilidade também tem o papel de gerar demonstrativos de acordo com cada dado que foi organizado, então temos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa, ademais é função da contabilidade analisar o antigo cenário econômico da empresa e fazer uma projeção para o futuro, afinal, todas as orientações são fundamentais para os planos de curto, médio e longo prazo.

 

Analisar relatórios

 É responsabilidade da contabilidade analisar demonstrativos e os relatórios gerados, pois por meio de todos os dados, é possível apurar resultados obtidos e fazer projeções para o futuro, em razão disso, essa análise ainda permite que o próximo planejamento seja feito com base em dados reais e não somente em cima de projeções, o que torna tudo muito mais seguro e confiável.

 

Acompanhar execução de planos

 Por último, mas não menos importante, uma contabilidade eficiente deve acompanhar a execução de todos os planos econômicos e considerar todas as despesas e receitas da empresa, uma vez que é possível prever os problemas e analisar precisamente a saúde financeira da empresa.

E sabe o que é mais interessante? O acompanhamento permite antever os gastos da empresa e saber qual o verdadeiro impacto que isso pode causar na gestão financeira.

 

 Como a contabilidade organiza a empresa?

 Após descobrir as principais funções da contabilidade, precisa saber que essas tarefas são utilizadas para ajudar o empreendedor na gestão da sua empresa através do fornecimento de informações e interpretação de dados que podem auxiliar na tomada de decisão. Agora você também precisa entender como a contabilidade organiza sua empresa.

Conforme falamos no início do texto, as contabilidades mudaram, hoje é muito mais fácil ter acesso a contadores que estão disponíveis para ajudar os empresários a alcançarem seus objetivos através da gestão.  Mais do que apenas auxiliar no controle financeiro das empresas, a contabilidade é a grande responsável por indicar oportunidades no mercado, assim como prevenir das possíveis ameaças.

Podemos considerar que a contabilidade proporciona ao empreendedor formas de reconhecer seus bens e suas obrigações, assim como também é responsável por identificar o melhor regime tributário para a empresa se enquadrar e manter a mesma regularizada com o Fisco para evitar problemas fiscais e multas.

 

Sendo assim, a contabilidade organiza sua empresa registrando todas as operações de venda, de compra, as despesas fixas e variáveis, pagamentos e recebimentos, a empresa também pode contar com a coleta de todas as informações para um planejamento financeiro, assim como o fechamento de balanço e balancetes mensais. E não é só isso, tenha em mente que a atuação da contabilidade pode ir mais além como: avaliar a rotina da empresa com objetivo de descomplicar as atividades diárias, orienta sobre a declaração do Imposto de Renda para se manter em dia com a Receita Federal, e ainda ajuda o empreendedor a lidar com as burocracias, legislação e cargas tributárias para evitar até mesmo à falência da empresa.

 

A Talst Contabilidade conta com a tecnologia para agregar valor ao seu negócio, além disso, também oferece soluções precisas que vão desde a abertura do CNPJ a Área Contábil, que busca desenvolver objetivos empresariais, Área Fiscal e Tributário que gerencia o pagamento de tributos a fim de evitar que a empresa receba autuações, Administração Pessoal que presta consultoria de forma preventiva ao departamento pessoal da empresa e Imposto de Renda que procura orientar o empreendedor com ações lícitas. Essa e outras soluções para a sua empresa você pode conferir aqui.

Agora que você sabe o quanto a contabilidade é essencial para o sucesso de uma empresa, que tal solicitar uma avaliação para o seu negócio? Ficaremos felizes em poder ajudar! 🙂

 

 

Categorias