Vale a pena terceirizar o financeiro da minha empresa?

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Vale a pena terceirizar o financeiro da minha empresa

“Vale a pena terceirizar o financeiro da minha empresa?” essa é uma pergunta comum feita por muitos empreendedores apesar da prática estar cada vez mais comum.

Terceirizar o financeiro da empresa se tornou uma necessidade, mesmo com a garantia de inúmeras vantagens para a gestão do negócio, como a redução de custos.

Além disso, é preciso ressaltar que a falta de uma gestão financeira eficiente e preventiva é a causa da falência de muitas empresas, por isso é tão importante estar atento a este detalhe.

Portanto, se você tem dúvidas se vale a pena terceirizar financeiro da sua empresa, a resposta é sim e neste artigo da Talst Contabilidade vamos esclarecer o porquê.

Acompanhe a leitura para não perder nenhuma informação importante e tirar todas as dúvidas.

Como funciona a terceirização do setor financeiro?

Terceirizar o setor financeiro é atribuir a outra empresa especialista nesta função a responsabilidade de administrar a gestão financeira do seu negócio.

Isto é, a execução de todas as tarefas do departamento financeiro será obrigação de uma empresa terceira, essa prática também é conhecida como BPO Financeiro, falaremos sobre isso mais adiante.

Sendo assim, ao contratar o serviço, cabe a empresa terceirizada registrar os pagamentos dos funcionários, fazer o controle de fluxo de caixa, cumprir as obrigações acessórias, fazer transações bancárias, entre outros.

Além disso, a empresa terceirizada deve repassar todas as informações à empresa contratante para que a mesma fique por dentro de todos os detalhes do seu negócio.

Ou seja, isso permite que o empreendedor tenha mais tempo para cuidar de outros assuntos do negócio e tomar decisões importantes, já que não precisará cuidar de processos financeiros burocráticos.

Quais são as vantagens de terceirizar o financeiro?

A terceirização de serviços é muito comum. Hoje em dia é possível terceirizar o setor de limpeza, segurança, RH e tantas outras funções.

A verdade é que existem várias possibilidades para quem precisa de praticidade e economia para direcionar recursos a outros fins.

Sendo assim, delegar o setor financeiro a uma empresa terceirizada, permite que a sua contabilidade permaneça organizada, com resultados efetivos para destacar seu negócio no mercado.

Além disso, as micro e pequenas empresas saem na frente com processos terceirizados e você vai descobrir porque nessa lista de vantagens.

  • Redução de custos

A primeira vantagem de terceirizar o financeiro é a redução de custos com a contratação de funcionários, folha de pagamento, cursos e treinamentos para a função.

Outra questão que é importante mencionar é o andamento de alguns processos, quando mal gerados podem impactar de forma significativa a empresa.

Por exemplo, não cumprir as obrigações acessórias e arcar com o pagamento de multas e outras penalidades, tudo isso gera um custo que prejudica a atuação da empresa.

Portanto, todas essas despesas podem ser direcionadas para a contratação de uma empresa terceirizada que, inclusive, pode prever situações de risco e eliminar gastos indesejados.

  • Otimização de processos financeiros

Outra vantagem da terceirização financeira é poder contar com uma equipe de especialistas experiente e preparada para lidar com as grandes demandas de trabalho.

Desta forma, é possível ter mais tranquilidade, uma vez que os processos financeiros permanecerão organizados por profissionais competentes, cujo objetivo é garantir bons resultados e a lucratividade ao negócio.

Vale a pena ressaltar que com processos otimizados, apresentando resultados positivos, é possível concentrar esforços em outras operações que também merecem atenção e proporcionam o crescimento.

  • Garantia de segurança para empresa

Uma empresa em fase de desenvolvimento ou de maturação precisa lidar com muitas burocracias e qualquer erro cometido pode ser fatal.

Afinal, é muito comum os próprios gestores lidarem com o pagamento de contas, impostos, relatórios e outros, além de lidar com processos burocráticos que são responsabilidade de um contador.

Por esse motivo, as atividades relacionadas à gestão financeira precisam de cuidados especiais e uma empresa terceirizada focada apenas no setor financeiro pode coordenar tudo isso.

Ademais, os profissionais têm habilidades técnicas para lidar com imprevistos, corrigir e evitar erros que comprometem a saúde financeira do negócio.

  • Mais qualidade e eficiência no controle financeiro

Quando o assunto é qualidade e eficiência na prestação do serviço, terceirizar o setor financeiro pode garantir isso e muito mais.

Tenha em mente que o serviço terceirizado permite uma análise geral da empresa e identifica as ameaças financeiras, assim como as oportunidades de negócio de forma prática.

Já para quem gosta de se manter informado, terceirizar financeiro garante o controle regular sobre as finanças, além de obter informações precisas através de relatórios detalhados para tomar decisões assertivas.

Ou seja, a terceirização é um fator estratégico que pode contribuir muito para o desenvolvimento, produtividade e crescimento sustentável da empresa com resultados.

O que faz o BPO Financeiro da Talst?

Agora que você sabe quais são as vantagens de terceirizar financeiro da sua empresa e que realmente vale a pena a contratação do serviço, também precisa saber o que é BPO Financeiro.

Você sabia que a Talst Contabilidade oferece essa solução? Sim! O BPO Financeiro é um serviço de contabilidade realizado por especialistas, a fim de trazer mais praticidade ao negócio.

Isto é, todas as responsabilidades da gestão financeira são assumidas por uma empresa parceira que consegue identificar os pontos de melhorias, bem como as oportunidades.

Isso permite a redução de erros na gestão e na contabilidade, mantém a empresa regularizada perante os órgãos fiscalizadores, de modo a contribuir para o crescimento da mesma.

Sendo assim, as principais tarefas do BPO Financeiro, são:

  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de notas fiscais;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • gestão de folha de pagamento;
  • conciliação bancária;
  • elaboração de demonstrativos e relatórios financeiros;
  • monitoramento e análise de indicadores de desempenho financeiro;
  • fechamento contábil;
  • análise tributária.

A Talst Contabilidade trabalha com a terceirização de processos e negócios, com profissionais qualificados para realizar as rotinas internas contábeis e permitir que a sua empresa tenha foco nos processos ligados ao core business.

O BPO Financeiro da Talst proporciona mais agilidade para efetuar os serviços, eficiência na execução de processo e redução de custos operacionais, visto que temos todo suporte tecnológico para ajudar a sua empresa.

O que acha de saber mais sobre as nossas soluções?  Fale com um especialista e tire todas as dúvidas!

Categorias
CLT X PJ: QUAL É O MELHOR REGIME TRABALHISTA?