em Artigos

Terceirização contábil: quais as vantagens e como encontrar o parceiro certo?

 

A terceirização contábil é uma prática relativamente comum em muitas empresas e se baseia em repassar a contabilidade do negócio para um escritório especializado, ao invés de manter um funcionário ou uma equipe próprios.

Apesar de comum, alguns gestores têm dúvidas se essa é uma opção realmente vantajosa e também como encontrar o parceiro certo para fazer com que a empresa cresça e fique sempre dentro da lei.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

 

Por que investir na terceirização contábil?

A terceirização contábil pode ser usada para abarcar uma série de serviços referentes à contabilidade da sua empresa, como escrituração contábil e fiscal, auxílio com o departamento de pessoal ou RH, planejamento tributário, assessoria na organização financeira e acompanhamento da saúde financeira do negócio e assessoria em relação ao direito societário.

Mais do que apenas declarar impostos e assegurar que haverá dinheiro em caixa para os pagamentos da empresa, o parceiro terceirizado poderá ajudar a gestão da sua empresa, oferecendo relatórios, balancetes e outros dados essenciais sobre a vida financeira da companhia, o que permite uma tomada de decisão mais acertada.

Veja algumas vantagens de investir na terceirização contábil.

 

Redução de custos

Manter um contador ou uma equipe de contadores no quadro de funcionários pode ser algo com custos bem elevados, já que mensalmente você terá de lidar com todos os encargos trabalhistas desses profissionais.

Conforme a sua empresa for crescendo, será preciso adicionar mais pessoas à equipe, o que poderá inflar sua folha de pagamentos e tornar a contabilidade interna extremamente cara.

Por isso, muitas empresas optam pela terceirização contábil, já que essa é uma solução mais econômica e capaz de acompanhar o crescimento do seu negócio, além de ser uma opção mais viável para os micro e pequenos negócios (que nem sempre têm caixa suficiente para manter um setor interno de contabilidade).

 

Especialização

Outra grande vantagem de terceirizar o serviço é poder contar com uma equipe altamente especializada e que conhece muito bem o seu setor, com contadores atualizados e acostumados a ajudarem empresas como a sua.

Nem sempre é fácil montar um time interno com o mesmo grau de especialização e conhecimento técnico das terceirizadas, afinal, para reter esses talentos você teria que pagar um salário bem alto – o que tornaria inviável a manutenção desse setor.

Além disso, ao terceirizar a contabilidade, você não terá de se preocupar com processos de recrutamento e seleção e nem com o treinamento dessa mão-de-obra, já que tudo isso é de responsabilidade da terceirizada.

 

Atualização

As normas, regras e leis de direito tributário e contábil são bem extensas e complexas, além de regularmente passarem por atualizações. Nem sempre uma equipe interna conseguirá se manter atualizada em relação a todos esses pontos, já que os funcionários terão de dar conta das inúmeras exigências da empresa.

Ao optar pela terceirização contábil, você contará com um parceiro altamente atualizado, já que ele lida com essa situação diariamente e por isso precisa estar a par das principais mudanças.

Isso oferece ao seu negócio um serviço diferenciado e adequado, o que evita problemas com o Fisco e também garante a possibilidade de pleitear isenções e outros benefícios governamentais.

 

Tecnologia

Quando a atividade-fim da empresa não é a contabilidade, geralmente não existem motivos para se investir em tecnologia de ponta para esse setor – ao contrário do que acontece com o terceirizado.

Ou seja, ao contratar um escritório de contabilidade você poderá dispor das melhores ferramentas do mercado, garantindo um resultado ainda mais eficiente.

 

Foco no core business

Além de economizar recurso financeiro, a terceirização também ajuda a economizar tempo. Isso porque você não terá de se preocupar com processos de recrutamento e seleção, treinamentos, demissões e outros. O que significa mais tempo livre para focar no core business da sua empresa, ajudando no crescimento e na evolução do negócio.

Como encontrar o escritório de contabilidade para minhas demandas?

Já está convencido de que investir na terceirização contábil é uma excelente saída para o seu negócio? Pois saiba que para conquistar todas essas vantagens é imprescindível encontrar o parceiro certo. Alguns pontos que devem ser analisados são:

 

Certificação de Contabilidade

É fundamental que o terceirizado esteja em dia com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região em que atua e com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 

Credibilidade

Busque se informar com outros clientes atendidos pelo escritório para saber se eles estão satisfeitos com o serviço prestado e se indicam a empresa para outras pessoas. Além disso, busque em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais do escritório a opinião de outras pessoas que já usaram o serviço.

 

Atendimento

A comunicação é de suma importância para que a parceria funcione, então, analise antecipadamente como é esse processo. Avalie quantos e quais são os canais de atendimento oferecidos, se as respostas são rápidas e como é o processo para reuniões, visitas e outros.

 

Tecnologia

É importante que o escritório contábil seja atualizado, por isso verifique qual é a tecnologia usada e também a necessidade de softwares de gestão e outros pontos;

 

Experiência

É essencial escolher um escritório de contabilidade que esteja acostumado a trabalhar com o ramo em que a sua empresa atua, então verifique qual é a experiência dos contadores na sua área e saiba quais empresas do mesmo setor eles já atenderam.

 

Conteúdo Informativo

Um bom parceiro buscará informar seus clientes periodicamente, para que essa relação seja ainda mais proveitosa. Assim, avalie se a contabilidade oferece materiais informativos e de apoio aos clientes, ajudando na resolução de dúvidas e melhorando o relacionamento.

 

A Talst

A Talst é um escritório de contabilidade sediado em Jundiaí com atuação há mais de 2 décadas e uma infinidade de serviços como constituição de empresas, administração contábil, fiscal e pessoal, imposto de renda e, claro, terceirização contábil.

Ao longo da nossa trajetória, já auxiliamos empresas de diversos portes e ramos, como tecnologia e telecomunicações, imobiliário e construção, energia e recursos naturais, comércio varejista, atacadistas, terceiro setor, entre outros.

Depois de ler este conteúdo, você já está convencido de que a terceirização contábil é uma excelente ideia para tornar o seu negócio ainda mais competitivo? Venha conversar com os nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

 

Postagens Recentes
Será que a sua empresa precisa de uma consultoria contábil?