Leia estes 4 truques para obter sucesso financeiro na sua empresa

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Ter sucesso financeiro é um desejo de muitos empreendedores que trabalham duro para conseguir. Ainda que o dinheiro não seja sinônimo de felicidade, ter boas condições financeiras torna-se uma grande realização.

 

Para isso, é fundamental garantir que a empresa tenha uma boa gestão financeira, pois, a mesma é responsável por manter a administração das finanças, ou seja, analisar os ganhos, reduzir os custos e fazer investimentos.

Sendo assim, para que a empresa seja bem-sucedida, é fundamental entender e manter em equilíbrio cada um desses fatores que colaboram para o desenvolvimento do negócio.

Neste artigo da Talst Contabilidade, vamos apresentar 4 truques para obter sucesso financeiro na sua empresa, assim, você poderá colocar em prática quanto antes. Acompanhe a leitura e não perca nenhuma informação.

O que é sucesso financeiro?

A verdade é que o conceito de sucesso financeiro pode ser muito abrangente. Para alguns é ter grande poder aquisitivo, já para outro é conseguir manter as contas em dia além de uma vida estável.

Vamos considerar o seguinte exemplo: imagine que você está saindo de casa para uma reunião, seu plano é chegar no local combinado, mas por conta de um acidente durante o percurso, você fica bloqueado e não consegue chegar lá. Logo, seu objetivo não é conquistado.

A definição de sucesso pode ser exatamente essa, conseguir alcançar uma meta definida. Isso não significa que sucesso é ter muito dinheiro, e sim, ter a quantia ideal para conseguir cumprir algum propósito.

 

O que é o sucesso financeiro de uma empresa?

Quando falamos de sucesso financeiro envolvendo uma empresa, é importante considerar os objetivos que foram estabelecidos. Isto é, a conquista de metas e objetivos estipulados para tornar uma empresa financeiramente bem-sucedida.

Tudo isso está relacionado à gestão financeira, um método que permite analisar, controlar e planejar as atividades financeiras de uma empresa. Desta forma, podemos entender como o coração de um negócio, que se não funcionar direito, pode comprometer todo o resto.

Portanto, uma empresa financeiramente bem-sucedida é aquela que consegue cumprir seus objetivos, que são: pagar de contas, fazer melhorias na infraestrutura, ter suas obrigações acessórias em dia, treinar os funcionários, ter lucro, dinheiro em caixa, consegue investir, o empreendedor tem uma vida tranquila fora da empresa, entre outras coisas.

É importante saber que tudo isso faz parte de um objetivo, que quando alcançados os resultados são traduzidos como sucesso. E para consegui-los é importante fazer um planejamento, isso também é gestão financeira.

Por que é importante perseguir o sucesso financeiro?

Tenha em mente que ter sucesso financeiro é também ter qualidade de vida. Em outras palavras, sua empresa não precisa ser multimilionária para que você, como empreendedor, tenha uma vida estável.

O sucesso está muito ligado a ter uma relação consciente com dinheiro, e para isso, é preciso fazer a gestão, como: planejamento, manter o controle de gastos, fazer investimentos, cumprir com as obrigações legais, etc.

E quando você investe no sucesso financeiro da sua empresa, você também está investindo em bem-estar e tudo aquilo que está relacionado a ansiedade e estresse diários são reduzidos quando a situação financeira de uma empresa vai bem.

Em vista disso, não há nada de errado em querer ter sucesso, afinal, isso também pode te deixar mais próximo da realização dos seus sonhos, não é mesmo!?

 

4 truques para obter sucesso financeiro na sua empresa.

Agora que você já sabe o que é sucesso financeiro e que ter uma boa gestão financeira é fundamental, veja esses 4 truques que podem ajudar obter o sucesso na sua empresa.

 

1- Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o primeiro passo para o caminho rumo ao sucesso, pois, quando se estabelece um plano, é possível definir as metas e objetivos que serão alcançados em curto, médio e longo prazo.

Além disso, o planejamento permite acompanhar as métricas, monitorar os resultados e compará-los para saber se seus objetivos estão sendo traçados. Quando bem feito, o planejamento financeiro se torna um guia que possibilita enxergar com clareza a situação financeira da empresa.

Deste modo, estruturar um plano ajuda a administrar melhor o dinheiro e contribui para uma organização completa, diminuindo as preocupações e permitindo que você foque no que realmente importa.

 

2- Organize suas finanças

A organização das finanças é imprescindível para alcançar a estabilidade financeira. Afinal, o empreendedor deve saber de onde vem o dinheiro da empresa, assim como, para quais finalidades deve ser usado.

Em vista disso, o segundo passo é registrar todas as informações financeiras da empresa, como: faturamento, os custos, saldos bancários, investimentos e fluxo de caixa, para que o gerenciamento seja eficiente.

Na prática é recomendável que esses registros sejam feitos em um livro de contabilidade, planilha ou até em um software de gestão, assim é possível fazer uma análise precisa de todas as informações que foram coletadas para manter o controle financeiro.

 

3- Analise e reduza os gastos

O terceiro passo para obter o sucesso financeiro na sua empresa é analisar e reduzir os custos, não importa se são custos ou despesas, fixas ou variáveis. Tenha em mente que para sua empresa aumentar o faturamento ou a margem de lucro, manter o controle é fundamental.

Por isso, o empreendedor deve conhecer todos os gastos da empresa, bem como, deve saber para onde o dinheiro está sendo destinado, deste modo é possível analisar quais devem ser mantidos, reduzidos ou cortados.

Você deve saber que todos os custos que prejudicam a empresa devem ser eliminados, da mesma forma que muitas despesas, como, por exemplo: energia, água e internet podem ser reduzidos. Optar por terceirizar alguns serviços, é uma boa alternativa visando o custo-benefício.

 4-  Seja parceiro do seu contador

 O quarto passo para conseguir alcançar o sucesso financeiro é ter o contador como um bom aliado do seu negócio. Isso porque o contador fornece informações importantes para o crescimento da sua empresa, como: relatórios sobre o desempenho financeiro, balanço patrimonial, DRE, balancetes, entre outros.

 

 No mais, o contador sempre terá informações relevantes para que você tome as melhores decisões, seja para investir ou poupar dinheiro. Nesse sentido, tê-lo como parceiro é ter acesso a soluções legais que irão contribuir para o sucesso financeiro do seu negócio.

 

Você também pode contar com a Talst Contabilidade para ser sua parceira estratégica. Somos referência em Jundiaí e região por garantir soluções inovadoras e personalizadas para cada tipo de negócio.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado contábil, trabalhamos com foco total na excelência e no relacionamento com o cliente, para atender a todas as necessidades com eficiência e segurança, tudo de forma lícita.

 

Conheça mais sobre a Talst. Fale com nossos especialistas e veja como podemos contribuir para o sucesso da sua empresa.

 

 

Categorias