em Artigos

Será que a sua empresa precisa de uma consultoria contábil?

 

A consultoria contábil é uma opção que tem crescido ultimamente, ajudando diversos negócios a conquistarem resultados mais expressivos em diversas fases de desenvolvimento.

Apesar disso, nem todos os empresários entendem muito bem o que é, como funciona e nem qual a importância da consultoria contábil. Esse é o seu caso? Continue lendo este artigo e entenda se esse é um bom serviço para o seu negócio!

O que é a consultoria contábil?

A consultoria contábil é um serviço especializado que pode ser prestado tanto por um contador como por uma equipe de contadores que, juntos, irão analisar várias questões contábeis do seu negócio, revisando a parte tributária e outras questões financeiras, de modo a encontrar pontos que possam ser melhorados e otimizados.

Além da parte contábil, esse tipo de assessoria também poderá analisar a questão fiscal, previdenciária e trabalhista da empresa.

Normalmente a consultoria contábil é indicada em duas fases distintas do negócio, como:

Durante o planejamento e implementação da empresa

Auxiliando nos estudos de viabilidade, plano de negócios e abertura da empresa, incluindo a escolha adequada do regime tributário.

Empresas estabelecidas que desejam melhorar seus resultados

Especialmente reduzindo a carga tributária e otimizando seus custos, como as despesas trabalhistas e previdenciárias.

 

Em qualquer uma dessas situações, o consultor ajudará a tornar sua empresa mais competitiva, além de oferecer uma série de informações cruciais sobre a vida financeira do seu negócio.

Como a consultoria contábil pode ajudar a minha empresa?

Como dissemos, são muitas as vantagens de contratar uma consultoria contábil para o seu negócio, independentemente da fase em que ele se encontra. Veja as principais:

Redução do gasto fiscal

O consultor lhe ajudará a identificar o melhor regime tributário para a sua atuação, irá orientá-lo em relação à classificação dos seus produtos e também buscará por possibilidades de isenções e benefícios governamentais.

Análise em relação à concorrência

Diagnosticando a sua atual situação financeira e cruzando com dados específicos sobre o seu mercado.

Redução geral de custos

Será verificado pelo consultor como está a sua folha de pagamentos e outros custos fixos e variáveis do seu negócio, com uma análise adequada e orientações sobre os pontos que merecem atenção e que podem ser reduzidos.

Evitar multas e autuações

Afinal o consultor lhe orientará sobre as práticas não indicadas (como sonegação fiscal e outros), revertendo essas situações antes que elas se tornem problemáticas.

Análise da vida financeira da empresa

Oferecendo uma série de dados como balancetes, capacidade de saldar as dívidas, capital de giro, valor da empresa, entre outros, que ajudam a criar planejamentos financeiros mais adequados e reais.

Auxílio na manutenção do fluxo de caixa e na regulamentação de documentos

Visando conseguir benefícios fiscais, financiamentos, parcerias, atração de novos sócios etc.

Auxílio na fase de desenvolvimento do negócio

Avaliando se a ideia é viável financeiramente, tributos que deverão ser pagos e também ajudando a desenvolver o plano de negócios e com a abertura da empresa.

Quando devo contratar uma consultoria contábil?

Apesar de todos esses benefícios, ainda não tem certeza de que a consultoria contábil é uma boa ideia para o seu negócio? Veja alguns sinais de que está na hora de investir nesse serviço.

Carga tributária muito alta

A carga tributária é uma das que mais assustam e preocupam os empresários brasileiros. Mas será que você realmente precisa pagar por todos esses impostos?

Se está notando que os tributos estão muito altos e consumindo boa parte da sua margem de lucro, esse é um sinal de alerta que algo pode estar errado no seu regime tributário, necessitando de uma verificação mais precisa por parte dos contadores.

Multas e autuações com frequência

Mesmo tomando cuidado, frequentemente sua empresa tem sofrido problemas com o Fisco? Autuações, inspeções e multas são frequentes no seu negócio?

Isso demonstra claramente falta de controle contábil e desconhecimento das leis e exigências, fazendo com que você acabe sonegando impostos, enviando informações incorretas ou agindo de maneira contrária a lei (mesmo que seja por total desconhecimento).

Além de sujar a ficha fiscal do seu negócio, essa atitude também compromete o seu caixa, já que você terá que, continuamente, lidar com multas altas e dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos e parceiros de negócios.

Dificuldades em entender a situação financeira do negócio

Será que o momento é adequado para investir ou retrair? Onde é mais urgente realizar os cortes de gastos? Essa é a hora de lançar uma nova linha ou retirar algumas do mercado? Será que você deveria tornar o seu negócio uma franquia ou começar a vender ações na Bolsa?

Para tomar todas essas decisões, é fundamental ter em mãos dados precisos sobre a vida financeira da sua empresa e projeções sérias e confiáveis. Mas se a sua contabilidade não é feita de forma responsável, nem sempre será simples responder a essas questões.

A consultoria poderá lhe ajudar a colocar a vida financeira em dia, oferecendo uma série de dados e informações cruciais para a sua tomada de decisão, tornando suas ações mais estratégicas e diferenciando a sua empresa no mercado.

Plano de crescimento irreal

Não ter um bom plano de crescimento também é algo que costuma trazer uma série de problemas às empresas. Afinal, a maioria das decisões será tomada no “achismo”, fazendo com que as chances de dar “um passo maior que a perna” sejam grandes.

Para evitar perder um bom momento ou se endividar tomando uma ação duvidosa, o melhor é ter um plano de crescimento sólido e sustentável, baseado nos dados reais da sua empresa e em uma projeção financeira honesta e viável.

Em tudo isso, a consultoria contábil poderá lhe ajudar, orientando as suas ações de maneira mais estratégica.

Conclusão

Como você viu, a consultoria contábil é um serviço diferenciado, capaz de ajudar tanto os negócios que estão surgindo agora como aqueles mais estabelecidos e maduros.

Em todos esses momentos, o consultor orientará com dados e informações para melhorar a vida financeira da empresa, reduzir a carga de impostos, diminuir os custos e tornar a sua gestão mais eficiente, evitando problemas com o Fisco ou até com a Justiça do Trabalho.

Depois de ler este conteúdo, você percebeu que está na hora da sua empresa investir na consultoria contábil? A Talst tem mais de 2 décadas de experiência no setor, com especialistas em várias áreas da contabilidade e expertise ajudando negócios de diversos segmentos.

Venha conversar conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a conquistar resultados ainda mais expressivos e se diferenciar da concorrência!

Postagens Recentes
Terceirização contábil: quais as vantagens e como encontrar o parceiro certo?Outsourcing contábil: entenda como esse serviço pode ajudar a sua empresa!