Riscos de não contratar uma boa assessoria contábil

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
assessoria contabil

Assessoria contábil, os riscos de não contratar uma boa!

Uma boa assessoria contábil para uma gestão eficiente, é necessário que haja a união de vários profissionais, com conhecimentos sobre áreas distintas. E uma bastante importante, é a contabilidade.

Apesar disso, muitos empresários ainda não contam com uma assessoria contábil preparada e adequada ao seu tipo de negócio e ramo de atuação. E o preço desse descuido pode ser bem alto, trazendo prejuízos à sua empresa e até complicações com o governo.

Quer saber quais os riscos de não se atentar para a contratação da assessoria contábil? Continue a leitura!

 

Gastos maiores com impostos e tributos

A carga tributária é um desafio sempre presente em qualquer empresa. E muitos gestores nem imaginam que existem formas totalmente legais de reduzir o valor pago com os impostos.

O planejamento tributário é uma das funções de uma boa assessoria contábil, capaz de definir corretamente o regime tributário a ser adotado, bem como verificar todas as possibilidades de isenções, reduções e outros benefícios fiscais.

Pagando menos impostos, os custos que recaem sobre a sua produção também será menor e, como resultado, você poderá trabalhar com preços mais competitivos ou com uma margem de lucro maior, tornando a sua empresa mais forte no seu setor.

 

Documentos fiscais com erros ou fraudes

Apresentar declarações fiscais erradas ou com fraudes é um dos piores equívocos que a sua empresa poderá cometer, afinal, vocês estarão sujeitos à multas e sanções pesadas, que podem até mesmo levar ao fechamento do seu negócio.

As notas fiscais eletrônicas, por exemplo, são itens bem comuns a maioria das empresas. Mas nem todos os gestores sabem exatamente como preenchê-las, arquivá-las, entre outros cuidados. Por isso, é sempre importante contar com uma boa assessoria contábil, que ajudará a melhorar os processos de emissão e conferência de todos os documentos fiscais.

Porém, dependendo do erro, pode ser necessário entrar em contato com a Receita Federal e até mesmo contratar um advogado especializado em direito tributário para tentar minimizar os prejuízos.

Lembre-se que existem muitos documentos essenciais para o funcionamento de uma empresa, como declarações mensais, trimestrais e semestrais, guias de pagamento, livros contábeis, balanços e balancetes e muitos outros que precisam ser atualizados e preenchidos seguindo uma série de diretrizes e regulamentações, regularizando a sua empresa a nível municipal, estadual e federal.

 

Dificuldades para tomar decisões

A vida do gestor é baseada em tomar decisões variadas. Na parte financeira, a assessoria contábil é extremamente importante, afinal ela subsidiará os administradores com informações precisas sobre a vida financeira do seu negócio em curto, médio e longo prazo.

Um bom contador poderá lhe fornecer os demonstrativos de rendimento, capacidade de endividamento, participação de capital de terceiros, capital de giro, entre outros dados.

A partir dessas informações será mais fácil planejar o financeiro para os próximos meses e entender se esse é o momento de retrair e cortar custos ou de expandir as suas atuações.

Além disso, com informações mais precisas sobre o seu negócio, a precificação também tende a ser melhor, porque você consegue entender todos os custos (diretos e indiretos) do seu produto ou serviço.

Tomar boas decisões é extremamente importante para qualquer empresa, garantindo o crescimento sustentável do negócio.

 

Lentidão no crescimento

Como você viu, uma boa assessoria contábil vai além do que apenas definir quais impostos devem ser pagos. É esse serviço que ajudará a oferecer informações essenciais para que você consiga tomar decisões mais acertadas e entender a realidade financeira do seu negócio.

Sem esses dados, será mais difícil fazer uma gestão de custos e oportunidades, o que pode aumentar os erros, causando dificuldades financeiras e lentidão no crescimento, além, claro, de gastos excessivos.

Por isso, um contador experiente é um profissional extremamente valioso para qualquer negócios. Ele poderá contribuir com uma visão diferenciada sobre a sua empresa, oferecer uma gama de informações, ajudar a precificar melhor seus produtos ou serviços e reduzir os custos da sua operação.

Já está convencido da importância de uma boa assessoria contábil? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Categorias