em Artigos

Aos poucos tudo está voltando ao normal, algumas cidades já estão com os comércios funcionando, outras ainda não. Mas hoje a pergunta que queremos fazer é: o seu negócio está preparado para reabrir?

Muitas empresas sentiram o impacto da pandemia, tanto financeiramente quanto estrategicamente. Tivemos que nos adaptar ao novo normal, reduzir alguns custos, aumentar outros, pensar em novas estratégias para continuar crescendo, estudar muito novas formas de vender, entre outras coisas.

Ter uma gestão de crise é muito importante para esse momento que estamos vivendo, um dia estamos na fase vermelha, outra na amarela, e depois podemos voltar na vermelha de novo. Por isso a importância da gestão de crise, além da sua empresa estar preparada para a abertura, estará preparada também para esses acontecimentos.

Sabemos que você pode estar desmotivado com todas as notícias e toda essa situação que estamos vivendo. Mas não desista! Hoje vamos te ajudar com algumas dicas para você retomar o seu negócio com força e dedicação.

Confira as dicas que a Talst separou para você:

Crie metas desafiadoras
Essa dica serve para você e também para você colocar em prática com os seus colaboradores. Nessa retomada os consumidores estarão mais atentos em cada detalhe, então o diferencial do seu negócio precisa se destacar! Essas metas vão servir para melhorar os resultados, especialmente nas vendas, satisfação dos seus consumidores e também na redução de custos da empresa.

Análise as alternativas atuais do seu negócio
Você precisa estudar novamente como o nicho do seu negócio está funcionando neste período, como as empresas concorrentes estão lidando, por exemplo. É muito importante ver a realidade e não ficar planejando coisas que vão muito além, pois isso pode prejudicar o seu negócio, e até mesmo perder dinheiro.

Faça um planejamento estratégico
Esse é um passo muito importante para a sua empresa, passo que deve ser seguido mesmo sem uma pandemia. Com o planejamento estratégico o seu negócio consegue visualizar as oportunidades e a realidade atual da empresa.

Teste coisas novas e ouça os seus funcionários
Sugira mudanças, ouça os seus funcionários, faça ajustes necessários. É muito importante você atualizar sempre o seu negócio, mas esse momento exige ainda mais uma mudança de comportamento de todos. Ouvir os seus funcionários nesse momento, pode ser uma ótima opção, pois além deles se sentirem mais confiantes, as opiniões podem ser incríveis para a sua empresa!

Cuide do fluxo de caixa
É uma das ferramentas mais simples na administração financeira, mas que ainda muitos gestores ignoram como parte essencial para a sobrevivência do negócio. O fluxo de caixa permite enxergar o futuro do negócio, mostrando por meio de um gráfico ou planilha os saldos diários dos recursos financeiros e isso permite a projeção para 15 ou 30 dias à frente, o que possibilita ao gestor que possa se antecipar na tomada de decisões para cobrir saldos negativos identificados no futuro.

Já falamos sobre o fluxo de caixa no nosso instagram e mais dicas sobre diversos assuntos. Siga o Instagram da Talst.

Faça reuniões frequentes
É muito importante manter uma comunicação boa com seus funcionários, clientes e fornecedores. Mesmo trabalhando em casa, é importante manter essa conexão para quando as coisas voltarem ao normal todos estejam alinhados com os próximos passos e também com tudo o que aconteceu durante esses meses.

Separe quais as prioridades do momento
Com tantas situações novas, você pode acabar ficando confuso por onde começar a atualizar as coisas. Então faça uma lista com as prioridades que irão te ajudar na retomada do seu negócio e aos poucos você vai organizando o que não é prioridade no momento também. Assim você não gasta dinheiro atoa, e sim apenas com o necessário!

Procure ajuda de um profissional
Nesse momento é muito importante ter ajuda de um profissional para tirar suas dúvidas ou até mesmo para te ajudar nesse novo período do seu negócio. Se você precisa organizar as finanças do seu negócio, ou de algumas dicas extras e exclusivas para o seu negócio, conte com a Talst Contabilidade!

 

É preciso sim se adaptar a esse novo cenário e com essas estratégias será mais fácil de superar a crise. Você terá o conhecimento necessário para pensar em formas de criar, divulgar, vender o seu produto e enfrentar outros desafios causados pela pandemia. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a sua família e amigos que também estão precisando de algumas dicas!

 

 

Postagens Recentes
holdingfamiliarArquivo Morto: tudo o que você precisa saber!
Open chat
Precisa de ajuda?