em Artigos

Nós da Talst estamos abordando justamente este assunto para te dar todas as dicas sobre rentabilidade, o que não é tão difícil de entender. Nosso objetivo é passar a informação para que você empreendedor, esteja sempre atualizado. Portanto, continue com a gente e veja tudo o que você precisa saber sobre rentabilidade.

 Como saber se o seu negócio é rentável ou não? Será que você está obtendo retorno do seu investimento? Pense bem para responder! Antes de iniciarmos, queremos propor um desafio. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre rentabilidade e apesar de ter correlação com lucratividade, são coisas bem diferentes. Vamos imaginar que a sua empresa tem um produto e com a venda deste produto você dispõe de x por cento de lucro líquido. Como descobrir se o que você teve como resultado foi lucratividade ou algum tipo retorno? Essa resposta nós também temos!

Respondendo então, a lucratividade é um parâmetro que indica o quanto o seu negócio faturou em um determinado mês. Veja bem, para calcular faça o lucro líquido / receita bruta x 100, lembrando que a receita bruta do seu negócio é a soma de todos os recebimentos sem que tenha havido qualquer tipo de desconto e o lucro líquido é tudo aquilo que sobra para a empresa após o desconto dos valores. O resultado disso se chama lucratividade e é isso que a sua empresa teve, o lucro!

Já a rentabilidade corresponde a um investimento inicial ou valor atual do seu negócio e o quanto este pode trazer de retorno. A conta também é simples, basta calcular o lucro líquido / investimento x 100. O resultado em percentual equivale a rentabilidade do seu negócio. Para ser mais preciso, a rentabilidade é referente ao investimento que você faz e o quanto pode ganhar com isso. Viu só como é fácil?

Pronto! Agora você já tem uma ideia do que é rentabilidade e a ideia sobre a diferença de lucratividade e rentabilidade, assim você passa a conhecer os resultados positivos e negativos do seu negócio. Você sabia que o sucesso de uma empresa depende muito de como ela está sendo avaliada? Pois viver a falsa impressão de que o negócio está indo bem, não é bom, porque depois você descobre que na verdade não está nada bem. Tenha em mente que nem sempre um negócio rentável é lucrativo, por isso é imprescindível estar atento com essas duas questões, evitando assim que a sua empresa tenha prejuízos.

Você ainda tem dúvidas? Então saiba que pode contar com o serviço de administração contábil da Talst, fazemos toda a análise do seu negócio com planejamento estratégico e projeções de longo prazo, tudo isso para melhorar os seus objetivos empresariais.

Acesse o site www.talst.com.br e saiba mais. Conte com a Talst para ser a sua parceira nos seus negócios!

 

Postagens Recentes
Open chat
Powered by