O que eu gostaria de saber sobre a Rentabilidade da empresa e ninguém nunca me falou

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Nós da Talst estamos abordando justamente este assunto para te dar todas as dicas sobre rentabilidade, o que não é tão difícil de entender. Nosso objetivo é passar a informação para que você empreendedor, esteja sempre atualizado. Portanto, continue com a gente e veja tudo o que você precisa saber sobre rentabilidade.

 Como saber se o seu negócio é rentável ou não? Será que você está obtendo retorno do seu investimento? Pense bem para responder! Antes de iniciarmos, queremos propor um desafio. Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre rentabilidade e apesar de ter correlação com lucratividade, são coisas bem diferentes. Vamos imaginar que a sua empresa tem um produto e com a venda deste produto você dispõe de x por cento de lucro líquido. Como descobrir se o que você teve como resultado foi lucratividade ou algum tipo retorno? Essa resposta nós também temos!

Respondendo então, a lucratividade é um parâmetro que indica o quanto o seu negócio faturou em um determinado mês. Veja bem, para calcular faça o lucro líquido / receita bruta x 100, lembrando que a receita bruta do seu negócio é a soma de todos os recebimentos sem que tenha havido qualquer tipo de desconto e o lucro líquido é tudo aquilo que sobra para a empresa após o desconto dos valores. O resultado disso se chama lucratividade e é isso que a sua empresa teve, o lucro!

Já a rentabilidade corresponde a um investimento inicial ou valor atual do seu negócio e o quanto este pode trazer de retorno. A conta também é simples, basta calcular o lucro líquido / investimento x 100. O resultado em percentual equivale a rentabilidade do seu negócio. Para ser mais preciso, a rentabilidade é referente ao investimento que você faz e o quanto pode ganhar com isso. Viu só como é fácil?

Pronto! Agora você já tem uma ideia do que é rentabilidade e a ideia sobre a diferença de lucratividade e rentabilidade, assim você passa a conhecer os resultados positivos e negativos do seu negócio. Você sabia que o sucesso de uma empresa depende muito de como ela está sendo avaliada? Pois viver a falsa impressão de que o negócio está indo bem, não é bom, porque depois você descobre que na verdade não está nada bem. Tenha em mente que nem sempre um negócio rentável é lucrativo, por isso é imprescindível estar atento com essas duas questões, evitando assim que a sua empresa tenha prejuízos.

Você ainda tem dúvidas? Então saiba que pode contar com o serviço de administração contábil da Talst, fazemos toda a análise do seu negócio com planejamento estratégico e projeções de longo prazo, tudo isso para melhorar os seus objetivos empresariais.

Acesse o site www.talst.com.br e saiba mais. Conte com a Talst para ser a sua parceira nos seus negócios!

 

Categorias