Redução de custos: 12 estratégias para aplicar nas empresas

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Para os empreendedores, reduzir custos torna-se uma alternativa fundamental quando o assunto é crise, afinal, encontrar meios para economizar durante um período de muitas incertezas, é também uma maneira de se resguardar à espera do que vem pela frente. Embora cortar gastos não seja uma tarefa nada fácil, é preciso entender que sempre existe uma solução para tornar essa escolha menos dolorosa, e vendo por esse lado, adotar novos hábitos pode trazer bons resultados para a empresa como um todo.

De fato a pandemia trouxe uma crise econômica que afetou  todas as áreas de negócio, muitas empresas tiveram que se reorganizar e demitir funcionários, outras fecharam as portas e herdaram enormes prejuízos, e apesar desse período de crise ainda não ter passado,  é necessário que os empreendedores estejam atentos à gestão financeira para mantê-la em equilíbrio e continuar sobrevivendo até que tudo melhore.

Assim como muitos donos de negócio, a sua empresa também precisa estabelecer medidas para diminuir os gastos, neste artigo você vai encontrar 12 estratégias para aplicar na empresa, para obter mais êxito na saúde financeira do seu negócio, por essa razão acompanhe a leitura para colocar essas dicas em prática o quanto antes!

 

12 estratégias de redução de custos

1- Faça uma análise de processos da empresa

Para toda boa prática de redução de custos que deve ser aplicada na empresa, a primeira que deve ser considerada é a análise de processos para identificar como está funcionando e se é adequada. Para ficar ainda mais claro de entender, o mapeamento de processos exige verificar o que demanda mais orçamento e  quais as melhorias que devem ser feitas, quais desperdícios precisam ser cortados, ou seja, é estabelecer uma visão geral da empresa e descobrir  quais custos podem ser reduzidos de curto, médio e longo prazo e quais os impactos que tudo isso pode gerar na organização.

2- Elabore um planejamento de redução de custos

Após fazer todo o mapeamento dos processos, o segundo passo é elaborar um planejamento de redução de custos, pois por meio deste plano é possível estabelecer metas, objetivos e traçar novas estratégias para a redução de custos e economia de dinheiro. Outras vantagens, fazer um plano financeiro proporcional, é ter um controle de fluxo de caixa, saber qual é o melhor momento para fazer investimentos seguros, monitorar todas as estratégias determinadas e resolver imprevistos necessários. Com planejamento, a empresa terá sucesso na redução de custo, pois a organização na gestão financeira contribui com estratégias mais assertivas e com alcance de bons resultados.

3- Divida os custos estratégicos e não estratégicos

Alguns custos para a empresa que são essenciais, afinal, ajudam a fechar mais negócios e consequentemente trazer ainda mais lucro ao negócio, no entanto, existem aqueles também que não agregam tanto valor a empresa e que podem ser reduzidos, como por exemplo a energia elétrica, custos tributários, materiais de escritórios, enfim, custos que de certa forma tem a sua importância, mas não são estratégicos para a empresa. Sendo assim, saber identificar e dividir é muito importante para descobrir quais benefícios trazem ao negócio, dessa forma terá uma visão mais abrangente do que deve ser cortado ou mantido.

4- Estabeleça um teto de gastos mensais

Saber o limite de gastos mensais é importante para não haver descontrole financeiro, por isso procure estabelecer na empresa um teto de gastos, assim funcionários, gestores e líderes estabelecerão o que é prioridade em seus setores. Reúna a equipe do setor financeiro e avalie os gastos dos últimos meses, após verificar, estabeleça um teto de 5% a 10% inferior aos meses passados, depois de definir, não esqueça de comunicar aos funcionários para que assim, todos possam se adaptar à nova realidade de redução de custos.

  5- Renegocie dívidas e tarifas

Uma alternativa que funciona bastante para as empresas é procurar renegociar os valores de serviços de telefonia, tarifas de contas de instituições financeiras e até quem sabe dívidas de empréstimos. Neste caso, manter contato com o gerente da conta e com o atendimento de operadoras, pode no final do mês render um bom dinheiro economizado. Além disso, esteja atento às melhores formas de pagamento, assim é possível manter seu caixa sempre no verde.

 6- Sempre negocie com fornecedores

Negociar com fornecedores pode ser uma opção para reduzir os custos sem perder a qualidade dos produtos e ainda conseguir um valor mais acessível. Para conseguir essa oportunidade, pesquise quanto seus concorrentes pagam pelo mesmo produto ou serviço e procure avaliar quanto os fornecedores estão dispostos a pagar, durante a negociação leve os dados pesquisados e tente estabelecer uma meta de redução, se por um acaso não conseguir, estude a possibilidade de trocar de fornecedor.

7- Conscientize a equipe

Para que a empresa possa realmente reduzir os custos, então é necessário que toda a equipe faça parte deste processo. Procure estabelecer práticas de conscientização na empresa, como desligar os computadores, apagar as luzes, fechar bem as torneiras, evitar desperdício de materiais. Use post-its para colocar pequenos lembretes ou até quem sabe placas em locais de fácil visualização, assim toda a equipe pode se mobilizar e até quem sabe receber prêmios por maior engajamento nas práticas de conscientização.

 8- Automatize processos repetitivos

Está precisando de mais tempo? Já pensou na possibilidade de automatizar os processo de tarefas repetitivas para reduzir os custos? A automatização torna mais prática e ágil as tarefas que levam muito mais tempo para fazer, como: alimentar planilhas de dados dos clientes, mudar classificação de leads, entre outros, para isso existem inúmeros softwares e aplicativos que podem ajudar na gestão de tarefas e na mensuração de resultados.

9- Terceirizar atividades que não são o foco do seu negócio

Terceirizar atividades é um excelente começo se a empresa deseja reduzir custos, serviços como limpeza, contabilidade, segurança entre muitos outros, podem ser terceirizados e promover uma boa economia, assim como departamentos de RH que muitas vezes só estão nas empresas para gerar folha de pagamento e acabam estabelecendo um custo muito maior, também podem ser terceirizados.

O serviço de Administração Pessoal da Talst Contabilidade acompanha toda a rotina necessária do departamento pessoal da sua empresa, além de realizar todo o processo administrativo. Descubra mais informações e veja como podemos te ajudar!

10- Use aplicativos e sites como aliados

 Hoje a tecnologia proporciona diversas facilidades por meio de aplicativos e que podem contribuir com a redução de custo na empresa. Sites de banco de imagens que oferecem fotos gratuitas para uso de artes gráficas, sites e mídias sociais. Planilhas de processos armazenadas em nuvens que permite acessar remotamente por vários colaboradores, facilitando a troca de informações e a agilidade no desenvolvimento das tarefas. Softwares de gestão de tarefas para ajudar na organização e cumprimento de metas, infinitas possibilidades que podem ser acessadas através da internet e sem custos.

 11- Mantenha equipes enxutas

Parte da estratégia de redução de custo é entender o custo de um funcionário para uma empresa, em algumas empresas prestadoras de serviços a folha de pagamento pode representar cerca de 50% dos gastos e é por essa razão que é tão importante aproveitar o máximo os funcionários e garantir um bom desenvolvimento em suas atividades diárias. Para começar, defina metas, monitore os indicadores de desempenho e estimule a liderança. Valorize também equipes menores, assim podem entregar bons resultados e serem recompensados pela produtividade.

 12- Use a economia colaborativa

Hoje em dia existem diversas empresas e áreas de atuação que integram profissionais para prestar serviços para outras empresas, visando sempre a redução de custos. Os serviços podem ser consultados através de sites e com os melhores preços, muitos  profissionais aproveitam as oportunidades na internet para oferecer seus serviços através do crowdsourcing, termo da língua inglesa que traduzido para o português é um processo de terceirização de tarefas, ideias e soluções que contribuem para atingir os objetivos de uma empresa.


Ao chegar até aqui você pôde conferir 12 estratégias de redução de custo para aplicar na empresa, e que tal começar agora? Lembrando que essas estratégias permitem que você empreendedor tenha muito mais possibilidades e alternativas para organizar a gestão financeira do seu negócio e reduzir os custos da sua empresa. Tenha em mente que você também pode contar com a tecnologia para ajudar nos processos e tornar as atividades diárias da sua equipe ainda mais práticas, assim ganha-se mais com mais produtividade e obtém como consequência o crescimento da empresa.

Se a sua empresa também precisa de uma consultoria para análise da gestão financeira do negócio e estratégias de desenvolvimento, fale com a Talst Contabilidade. Como parceiros, cuidamos de todos os detalhes para derrubar a burocracia e para alavancar a sua empresa,  afinal são mais de 24 anos de experiência,  mais de 10 soluções e o melhor do serviço contábil para você! Fale com nossa equipe, vamos fazer algo juntos!

Categorias