Que tipo de empreendedor você é?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Você sabia que existem vários tipos de empreendedor? Saber com qual perfil você mais se identifica, revela qual o caminho que o seu negócio irá traçar no futuro.

Quando um empreendedor nasce, junto com ele são desenvolvidas características que o acompanham durante toda a sua jornada.

E por que é tão importante entender que tipo de empreendedor você é?

A partir do momento que você conhece seu perfil, passa a entender melhor quais são seus objetivos e metas no mundo dos negócios. Sendo assim, saberá qual o plano ideal precisará estabelecer para alcançar seu propósito enquanto empreendedor.

 Para tornar tudo isso ainda mais fácil, neste artigo da Talst Contabilidade  você irá descobrir que tipo de empreendedor você é.

Por isso, se estiver fazendo qualquer coisa, pare e preste bem atenção na leitura desse texto.

 

Empreendedor informal

Esse tipo de empreendedor está mais ligado à necessidade. Trabalha para sobreviver e normalmente tem pouca visão de longo prazo.

Embora ainda permaneça muito preocupado em atender alguma carência imediata do mercado, o desenvolvimento do negócio acontece aos poucos.

O empreendedor informal tem um risco muito baixo em seus negócios, porém sempre pensa quais são os próximos passos que o levarão a crescer.

 

 Empreendedor individual

O empreendedor individual é aquele que começou informal e regularizou seu negócio. Neste perfil, ainda é muito difícil saber qual é a potencialidade do seu crescimento.

Apesar de trabalhar sozinho ou com um funcionário, sua necessidade também está muito ligada à sobrevivência. Esse tipo de empreendedor também é conhecido como o Microempreendedor Individual – MEI.

 

LEIA SOBRE: Tudo o que você sempre quis saber sobre o MEI e tinha medo de perguntar.

 

Empreendedor corporativo

O empreendedor corporativo é muito comum nas empresas. É o colaborador que geralmente empreende novos projetos dentro das organizações.

Seu principal objetivo é crescer na empresa e se tornar totalmente independente, tanto em questões mais técnicas quanto financeiramente.

Além disso, sua visão de negócio é mais sistêmica, possui senso de liderança, foco, ousadia e criatividade para resolver problemas.

 

Empreendedor cooperado

Esse perfil de empreendedor está muito ligado às cooperativas, como artesãos e têxteis.

Seu maior objetivo enquanto empreendedor é crescer e se tornar independente para montar seu próprio espaço de trabalho.

Apesar de ser um grande desafio, os riscos apresentados para o negócio são baixos.

  

Empreendedor social

O empreendedor social tem um perfil mais humanitário, seu propósito está em fazer algo pela sociedade e também ser remunerado por isso.

Geralmente esse tipo de empreendedor são jovens engajados, com objetivo de inovar e inspirar outras pessoas a compartilhar suas ideias, ou seja, de transformar o mundo.

 

Empreendedor do conhecimento

Esse tipo de empreendedor é aquele que utiliza o conhecimento para lucrar.

O conhecimento em uma determinada área pode ter sido adquirido na universidade ou através da experiência, o intuito é fazer disso um meio ativo para capitalizar.

Para esses profissionais, o reconhecimento e a realização são fatores muito importantes como empreendedores.

 

Empreendedor franqueado

 O empreendedor franqueado tem um desafio diário: tornar um negócio conhecido em muito lucrativo em pouco tempo.

Normalmente esses empreendedores buscam ter uma renda mensal e retorno do investimento, pois contam com planos de negócio e operações mais eficientes para o desempenho do negócio.

  

Empreendedor público

O perfil empreendedor público é uma mistura do corporativo com o funcionário público.

Seu maior objetivo é utilizar seus recursos e posições para melhorar os serviços básicos governamentais e mostrar para a sociedade que seu trabalho é significativo.

  

Empreendedor do próprio negócio

O empreendedor do próprio negócio é o tipo mais comum, porém é o que mais se aproxima do visionário e inovador.

Apesar de ter seu próprio estilo, costuma pensar grande e sabe onde quer chegar. Estuda, se organiza e planeja. É um profissional apaixonado pelo ato de empreender.

Ao conhecer cada perfil de empreendedor, agora fica mais fácil de se descobrir para alcançar seus objetivos.

É importante ter em mente que independente de qual tipo de empreendedor você é, a satisfação pessoal também deve ser levada em consideração.

Além disso, as características de cada perfil empreendedor estão em constante evolução, afinal o mercado também muda o tempo todo.

Está pensando em finalmente abrir um CNPJ? A Talst Contabilidade  tem em seu DNA o empreendedorismo, e está sempre ao seu lado para incentivar no desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Com mais de 24 anos de experiência no mercado e com profissionais especialistas em cada tipo de negócio, nossas soluções são pensadas para alavancar a sua empresa.

Oficializar a abertura da sua empresa com a Talst é seguro e sem burocracia. Fale com um de nossos especialistas  e abra o seu CNPJ.

Categorias