Posso trocar de contador? Veja como mudar de contador e migrar sua contabilidade

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Trocar de contador é um direito de qualquer empreendedor que não esteja satisfeito com a sua atual contabilidade.

E se por acaso, você está se perguntando se existe uma razão específica para essa mudança, a resposta é não!

Afinal, independente do motivo, se a sua empresa corre algum tipo de risco,  é porque o profissional não atende suas expectativas, mudar de contador é mais que necessário.

Entretanto, é importante analisar bem a real situação e entender porquê o contador não está atendendo às particularidades da empresa.

Neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir como mudar de contador e migrar sua contabilidade para uma que corresponda às suas necessidades.

Vai descobrir também que trocar de contador é mais fácil do que você imagina. Por isso, acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto.

 

LEIA SOBRE: O que ninguém te conta sobre contratar um contador? 

 

 Por que trocar de contador?

 Quando o empreendedor sente que seu contador não corresponde às expectativas, está na hora de analisar a decisão de troca.

A verdade é que todas as empresas, exceto MEI, são obrigadas a ter um contador. A contabilidade deve assegurar que as obrigações contábeis e fiscais do negócio sejam cumpridas.

Além disso, o contador deve ser um parceiro estratégico do negócio e orientar o empresário sobre questões legais, bem como nas tomadas de decisão para o crescimento da empresa.

De todo modo, chega em um determinado momento que os donos de negócios não estão satisfeitos com o serviço e questionam se podem ou não mudar de contador.

Em alguns casos, existem grandes fatores  determinantes para a troca de contador. Confira esses exemplos:

  • O contador passa a não fazer atendimento de qualidade,
  • A comunicação começa a ficar ruim;
  • A empresa passa a pagar tributos além do necessário;
  • O empreendedor começa a receber notificações por falta de pagamento de imposto;
  • Desorganização de documentos e livros contábeis;
  • O contador não contribui com as decisões estratégicas do negócio;
  • O contador não acompanha a mudança da legislação.
  • O escritório utiliza ferramentas de gestão ultrapassadas.

 

A contabilidade é importante em todas as fases da empresa. É imprescindível levar em consideração o papel do contador tanto no momento de abertura quanto no encerramento do negócio.

O fato é que a contabilidade deve garantir ao empreendedor que seu negócio esteja em conformidade com a legislação, analisando dados e apurando todos os impostos.

É importante ter em mente que o sistema tributário e fiscal brasileiro é complexo, e ao cometer o mínimo erro, o empreendedor será responsabilizado por irregularidades e responderá na esfera penal.

Em função disso, é fundamental acompanhar o serviço do contador e identificar se está sendo feito da maneira correta.

Entretanto, quando isso não acontece, independente do motivo, é um direito do empreendedor trocar de contador e garantir que seu negócio não permaneça em risco.

 

Sendo assim, qual o primeiro passo para mudar de contador? Essa e outras dúvidas vamos responder no tópico a seguir.

Veja como mudar de contador

Ao contrário do que você possa imaginar, não existe hora certa para trocar de contador. Se a empresa sente essa necessidade, não é preciso esperar.

Afinal, receber uma notificação do Fisco porque as obrigações do contador não estão sendo cumpridas, só vai agravar ainda mais a situação.

E se tem um conselho que podemos dar é: quanto antes identificar os problemas, mais rápido poderá resolvê-los. Do contrário, mudar de contabilidade torna-se sua única saída.

A boa notícia é que esse processo para a troca de contador é muito simples. Veja só:

 

  • Consulte seu o contrato atual

Esse primeiro passo é muito importante! Ao analisar o seu contrato atual, verifique se existe alguma cláusula que preveem multa por rescisão de contrato ou obrigação de algum aviso prévio.

É fundamental estar atento a esses pontos no documento para evitar possíveis problemas legais por descumprimento de contrato.

  • Verificar se há pendências e débitos

Verifique com seu atual contador se possui pendências que ainda não foram resolvidas, como parcelamento de débitos municipais, estaduais e federais. Deste modo, deve-se analisar os documentos dos últimos 5 anos e verificar se ainda há erros ou situações que podem colocar a empresa em risco no futuro.

Lembre-se que, após a troca de contador, qualquer erro cometido antes do atual contador assumir, a responsabilidade ainda será do antigo contador. 

  • Comunique a decisão ao atual contador 

De decisão tomada, chegou o momento de comunicar ao seu atual contador. Este comunicado deve ser feito de maneira formal, através de carta registrada ou e-mail.

Além disso, neste documento de dispensa de serviço deve conter, o pedido de encerramento do contrato, a data final do término com um pedido de 30 dias, requerer todos os acessos e documentação física e digital, relatório da situação cadastral para verificar se há pendências  e solicitar que a documentação seja enviada para o novo contador que irá assumir.

 

LEITURA SUGERIDA: Você precisa saber sobre como a contabilidade organiza sua empresa.

 

 Como migrar de contabilidade?

Agora que você já comunicou a decisão com seu antigo contador, neste momento vai descobrir como migrar de contabilidade.

Após encerrar oficialmente o contrato e ter escolhido sua nova contabilidade é importante também ficar de olho em algumas questões como: preço justo, registro junto ao CRC, serviços oferecidos, atendimento e soluções tecnológicas.

Migrar para a Talst Contabilidade  é super simples. Após comunicar a decisão de troca, entramos em contato com seu antigo contador e solicitamos toda a documentação. Você não precisa se preocupar com nada!

Pode confiar! A Talst é uma empresa familiar com mais de 24 anos de experiência, é especialista em empreendedorismo e também atua no digital.

Temos como premissa proporcionar qualidade às pessoas através da contabilidade e auxiliar na construção do sucesso do seu negócio.

Migre a sua empresa para a Talst Contabilidade   com segurança, tranquilidade, rapidez e o melhor, em qualquer época do ano e de graça, isso mesmo, sem custo! Vem conhecer!

Categorias