Posso trocar de contador? Veja Como mudar de contabilidade

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Uma das principais dúvidas que todo empreendedor tem quando não está satisfeito com os serviços da sua contabilidade, é saber se pode trocar de contador. E a resposta para essa pergunta é, sim!

Trocar de contador é um direito de qualquer empresa que não tem suas necessidades atendidas pela contabilidade. Afinal, quando os resultados não são os esperados, a empresa não deve correr riscos por não estar com suas obrigações em dia.

Para a empresa, é fundamental que a contabilidade esteja realizando um bom trabalho, pois os impactos gerados por falta de assistência, podem causar grandes prejuízos ao empreendedor.

A boa notícia, é que a troca de contador é muito simples e o processo não é demorado. No entanto, é muito importante saber como funciona e o que deve ser feito.

E neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto, e você vai descobrir como mudar de contabilidade muitas vezes pode salvar seu negócio.

Por esse motivo, leia o artigo e fique por dentro desta informação.

 

Posso trocar de contador?

A resposta é mais do que certa! Você empreendedor, independente do motivo, pode trocar de contador. Este direito está previsto no Código de Defesa do Consumidor, que também concede o direito de escolher o escritório de contabilidade para atender às demandas contábeis.

É importante ter em mente que para mudar de contabilidade, é preciso formalizar o processo por meio de contrato e distratos. Mas lembre-se, antes é fundamental analisar o contrato com o antigo contador, assim poderá saber se deve ou não pagar uma multa por rescisão contratual.

Em certos momentos pode até ser difícil de entender, mas sem os serviços de uma contabilidade, a empresa pode pagar mais impostos do que o necessário, colocando assim a saúde financeira do negócio em risco devido à falta de acompanhamento.

E não é só isso, todas as empresas exceto MEIs são obrigadas a ter um contador, afinal este profissional é responsável por manter as obrigações fiscais do negócio em dia seja impostos, folhas de pagamento, documento, patrimônio empresarial, além de identificar e evitar problemas mais sérios que podem prejudicar a empresa.

Além disso, a contabilidade também está encarregada de auxiliar a empresa em todas as suas fases de desenvolvimento, desde abertura até as tomadas de decisões mais sérias. Por essa razão, é importante identificar, quando é o momento certo para a troca de contador?

  • Quando o contador não declara corretamente os bens da empresa;
  • Quando os impostos mais importantes não são pagos e tem que prestar declarações ao Fisco;
  • Quando o contador não contribui de forma estratégica para o crescimento do negócio;
  • Quando a contabilidade não acompanha as mudanças de legislação e continua com práticas desatualizadas;
  • Quando não opta pelo regime de tributação mais adequado para a empresa;
  • Quando o contador mantém os livros e documentos contábeis desorganizados e desatualizados;
  • Quando o atendimento é ruim e há dificuldades na comunicação,
  • Quando o contador não cumpre os prazos determinados.

 

Deste modo, se você não está satisfeito com o seu contador, a Talst Contabilidade  tem soluções pensadas para quem busca uma gestão contábil de confiança. Saiba mais, conheça nosso trabalho!

 

Como funciona a troca de contador?

Como falamos logo no início, o processo de troca de contador é bem simples. O primeiro passo é formalizar o cancelamento dos serviços contábeis, seja através de um e-mail ou carta registrada por correio.

Vamos falar sobre isso, antes de explicar o passo a passo para a troca.

A formalização do cancelamento dos serviços contábeis é muito importante, pois determina as principais condições do distrato do serviço do antigo contador.

Além disso, também garante a segurança para o contratante que poderá solicitar os documentos de posse e de quitação de qualquer tributo.

Já para o antigo contador, tendo este entregue todas as obrigações, a partir de uma determinada data, o mesmo não tem mais responsabilidade sobre a empresa.

E para a troca de contador, siga os seguintes passos:

1- Analise o atual contrato: Agora que você já sabe que é possível trocar de contador, deve saber que neste momento é preciso analisar o atual contrato para identificar cláusulas que preveem multas em caso de rescisão contratual. Em alguns casos, é muito importante ficar atento a esse tipo de situação, pois o descumprimento de algum acordo legal pode causar problemas para a empresa.

2- Verifique se existem pendências: Um dos maiores erros que muitos empreendedores cometem ao decidir trocar de contabilidade é não verificar se existem pendências com o atual contador. Sendo assim, procure identificar se existem processos a serem resolvidos, como parcelamento de débitos municipais, estaduais ou federais.

Lembre-se, é muito importante verificar documentos dos últimos 5 anos, assim poderá saber se existem pendências que podem afetar a empresa como todo. E não esqueça, caso haja algum erro, a responsabilidade é do antigo contador que atuou durante aquele período.

 3- Oficialize a decisão de troca de contador: Chegou o momento de oficializar a decisão de troca para a sua atual contabilidade. A comunicação deve ser feita através de um e-mail ou carta registrada em um correio. Agora preste muita atenção, neste documento, deve conter informações de suma importância, como: o período de encerramento do contrato, data final de encerramento do serviço, solicitação de toda a documentação, relatório de situação cadastral nas diferentes esferas governamentais e por fim, solicitar que a documentação seja enviada ao profissional que assumirá após o encerramento oficial do contrato.

Com a  Talst Contabilidade você não precisa se preocupar com a solicitação de documentos. Nós fazemos isso para você, solicitamos toda a documentação para seu contador e sem nenhum custo.

 

4- Contrate um novo serviço de contabilidade

Antes de decidir pela troca de contabilidade, com certeza você já deve estar de olho em algum outro profissional para atender as demandas da sua empresa, não é mesmo?

Bom, até o encerramento do contrato com o antigo contador, tenha em mente que ainda é possível analisar suas expectativas com relação à nova contabilidade, e no que podem e como podem ajudar seu negócio.

E caso ainda não tenha escolhido uma nova contabilidade, que tal conhecer os serviços da Talst? Com mais de 24 anos de experiência, temos como premissa foco total na excelência e no relacionamento com cliente, dispondo mais de 60 profissionais dedicados ao sucesso de sua empresa.

A Talst é uma contabilidade que atua no digital, com consultorias e assessorias estratégicas para solidificar a gestão e auxiliar na tomada de boas decisões para o sucesso do seu negócio.

Conte com o nosso time de contadores que manterá sua empresa 100% regularizada e trabalhará para que você não pague impostos além do necessário.

Conheça a Talst Contabilidade e veja como podemos te ajudar!

 

 

Categorias