em Artigos

Em breve será lançada a grande novidade, o Pix! Para quem não sabe ou não tem qualquer informação a respeito disso, vamos dar detalhes de tudo para que você fique por dentro e descubra como seu negócio deve ser impactado após aderir a essa grande ferramenta tecnológica.

Mas antes, precisamos entender, afinal o que é o Pix? O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo do Banco Central que possibilita realizar e receber transferências em tempo real, a qualquer hora e dia da semana, e isso poderá ser feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e diferente dos DOCs e dos TEDs é uma solução muito prática, rápida e sem custos. Interessante, não é mesmo?

Já pensou? Você está em uma situação de emergência em pleno final de semana e precisar transferir um dinheiro num horário que o banco não disponibiliza o caixa eletrônico ou tenta fazer a operação pelo celular, porém não é dia útil e não dá para concluir o trâmite bancário. Bom, com o Pix é possível realizar a transferência pelo celular e de uma maneira bem simples, pois o Pix não é um aplicativo e sim, uma função que está disponível em todas as instituições bancárias.

A ferramenta foi criada para facilitar os serviços de pagamentos, anunciada logo no início deste ano, em fevereiro, e com previsão para ser lançada oficialmente em ainda neste mês de novembro. Seu principal objetivo é facilitar os procedimentos bancários das pessoas e contribuir com o desenvolvimento de empreendimentos, além disso, busca também trazer mais eficiência para o mercado como um todo, assim como viabilizar os pagamentos de consumidores, estabelecimentos comerciais, empresas etc.

 

E como é possível ter acesso ao Pix?

O cadastro das chaves do Pix está disponível desde 5 de outubro, essas chaves são para identificar a sua conta e identificar você como usuário. Só será possível efetuar e receber transferências por meio do cadastro, por isso se você ainda não fez, continue a leitura e saiba como fazer.

Realizar esse cadastro não tem segredo, basta acessar o site ou aplicativo da sua instituição bancária, clique em “Pix” e escolha a chave a qual deseja cadastrar, você pode cadastrar o e-mail, telefone e o CPF/CNPJ, após escolher a opção faça a confirmação do código e pronto! Você está cadastrado e fique tranquilo, pois o Banco Central estabeleceu meios que preservam a segurança dos seus dados e também garantem a segurança do sistema ao realizar operações.

 

Qual impacto meu negócio pode sofrer com o Pix?

Empreendedor, não se preocupe! O Pix veio para fazer o seu negócio deslanchar e pode ter certeza que você encontrará muitas vantagens com essa mudança e nova tecnologia.

Aqui no Brasil, pode até ser uma grande novidade, porém o Pix já é utilizado em outros países como a China e Estados Unidos gerando agilidade para os negócios, e se você busca por esta agilidade nas transações financeiras do seu negócio, essa é sem dúvida uma grande oportunidade para usar a ferramenta a seu favor. Agora que você já sabe o que é o Pix e como pode ter acesso a ela para receber e efetuar pagamentos, também vamos explicar como o seu negócio pode ser impactado.

 

  • Agilidade e segurança

Como falamos anteriormente, todas as transferências podem ser realizadas por pessoas, empresas instituições sociais e do governo e todos estes têm a garantia que seus processos bancários sejam realizados com segurança e rapidez.

Para quem trabalha com vendas o pagamento em dinheiro será com uma frequência bem menor, uma vez que o pagamento em cartão ainda se sobressai, mas com o Pix, o pagamento das compras será em segundos e cai direto na conta, com toda essa tecnologia os riscos de roubo ou perda de dinheiro são bem menores e assim, garantindo o aumento das vendas.

 

  • Atrair novos clientes

 Sempre comentamos aqui que a experiência do cliente é muito importante e não há nada melhor quando o pagamento pode ser feito de forma prática e apenas com o uso do celular, não é mesmo? Pois bem, aproveite essa oportunidade para atrair novos clientes, com o Pix você consegue oferecer mais descontos com um custo bem menor e as transações podem ser feitas com qualquer valor através de um único clique.

  

  • Redução de custos

 O Pix também foi pesando para reduzir custos e garantir que seu empreendimento cresça, e para isso é preciso analisar a situação financeira e fazer o controle de entradas e saídas do caixa, o Pix registra todas essas transações eletronicamente permitindo que você faça a gestão do fluxo de caixa de forma mais simples.

Outra vantagem dessa nova tecnologia é a redução da necessidade de crédito, uma vez que o pagamento através do Pix cai instantaneamente na conta, o que para os varejistas o sistema do Pix garante a economia nas transferências para pessoas físicas e jurídicas. Maravilha né!?


Eficiência é a palavra-chave para garantir o desenvolvimento do seu negócio e agora que você já descobriu qual é o objetivo do Pix e como pode te ajudar com a sua empresa, descobre também que essa ferramenta veio para desburocratizar cada vez mais os procedimentos financeiros, o que é muito bom! Porém, isso não significa a total extinção dos boletos e muito menos dos DOCs e TEDs, acreditamos que essas ferramentas ainda estarão disponíveis até a familiarização com esses “novos meios tecnológicos” que chegou para inovar e facilitar.

Gostou do nosso artigo? Então confira mais do nosso conteúdo gratuito, clicando AQUI. Estamos aqui para ajudar o seu negócio a crescer.

Postagens Recentes
Open chat
Precisa de ajuda?