em Artigos

Outsourcing contábil: entenda como esse serviço pode ajudar a sua empresa!

 

O termo outsourcing está bastante em uso no meio empresarial e, basicamente, pode ser traduzido como a terceirização. Contudo, a diferença básica é que o outsourcing se configura em um serviço mais específico, focado em determinada área e prestado por profissionais altamente qualificados e especializados.

O outsourcing contábil, portanto, se configura na terceirização dos serviços de contabilidade, com uma assessoria especializada e focada no ramo de atuação e nas necessidades da sua empresa.

Esse serviço pode ser contratado tanto por pequenas e médias como por grandes empresas, afinal traz uma série de vantagens aos negócios, especialmente para aqueles que não têm a contabilidade como seu core business.

Ainda não sabe por que investir no outsourcing contábil? Continue a leitura e veja as vantagens dessa terceirização!

Mais know how

Como dissemos na introdução, a diferença básica entre a terceirização e o outsourcing contábil é que este é mais focado e especializado. Isso se traduz em um conhecimento maior sobre vários pontos da contabilidade, trazendo mais benefícios a sua empresa, como planejamento tributário, ajuste do regime tributário, planejamento financeiro, entre outros pontos.

Nem sempre é fácil para as empresas que não tem a contabilidade como sua atividade-fim manterem uma equipe de especialistas de alto padrão. Afinal, a contratação e a retenção desses talentos pode ser algo bem caro.

Por isso, contar com o serviço de outsourcing contábil é uma saída muito interessante, afinal você poderá contar com a expertise o know how de profissionais altamente especializados, qualificados e atualizados por um valor mensal mais acessível.

Redução de custos

É inegável que terceirizar a contabilidade é mais econômico aos cofres da empresa do que contratar, treinar e manter uma equipe própria. Afinal, além dos encargos trabalhistas, você ainda terá de dispor de um espaço físico na empresa para esse time, investir em capacitações, treinamentos e atualizações e pensar em planos de carreira.

Já com o outsourcing contábil você pagará apenas um valor mensal e terá direito a vários serviços. Conforme a sua empresa for crescendo, é possível ajustar esses serviços, mantendo a qualidade da sua contabilidade, sem inflacionar as contas da sua empresa.

Essa é uma saída especialmente vantajosa para as pequenas e médias empresas, startups e para os negócios que ainda estão começando, e que nem sempre tem disponibilidade de contratar e treinar profissionais próprios.

Agilidade e dados de qualidade

De que maneira você, como gestor, toma as suas decisões estratégicas? Quanto mais dados e informações precisos você tiver em mãos sobre o seu negócio, com certeza mais simples serão as suas decisões, não é mesmo?

Um bom serviço de outsourcing contábil vai muito além do que apenas enviar informações ao Fisco e se preocupar com as obrigações contábeis, ele também oferece aos gestores uma série de informações, relatórios, demonstrativos, balancetes e outros que auxiliam a entender melhor a situação da empresa e a planejar os próximos passos.

A vida financeira do seu negócio é um assunto de suma importância e por isso o consultor externo se torna um parceiro estratégico, oferecendo informações que lhe ajudam a compreender melhor os custos de operações (ajudando na redução de custos), os tributos incidentes sobre a sua empresa, a possibilidade de isenções e outros benefícios fiscais, a capacidade de arcar com as suas dívidas, a valorização do seu negócio, o capital da companhia e dos sócios, entre outros pontos.

Quanto mais informações de qualidade sobre a sua empresa você tiver, melhores as chances de tomar decisões acertadas que impulsionem o seu crescimento e diferenciem o seu negócio da concorrência, permitindo atuar com preços mais competitivos e margens de lucros melhores.

Foco nos negócios

Cuidar da empresa e também da contabilidade é algo que toma bastante tempo dos gestores, especialmente se eles não forem especialistas no setor. Nesse caso, ainda corre-se o risco de enviar informações incorretas e ter problemas com o Fisco, como multas e autuações.

Mesmo quem tem um setor interno de contabilidade, sabe que é preciso um tempo extra para cuidar das demandas desses colaboradores, estruturar o setor, fazer novas contratações etc.

Ao investir em um outsourcing contábil, você terá mais tempo livre para o que realmente interessa: cuidar da sua empresa. Isso porque você terá certeza de que a contabilidade da sua companhia está nas mãos de pessoas capacitadas e eficientes, as quais, mensalmente lhe enviarão os dados mais importantes sobre suas operações.

Em um mercado com cada vez mais concorrência, ter tempo para conseguir se dedicar ao que você faz de melhor é extremamente importante para diferenciar a sua empresa e torná-la mais competitiva.

Mais segurança

O setor tributário no Brasil é bastante complexo e constantemente passa por atualizações e revisões, assim como as demais demandas que envolvem a contabilidade.

Para evitar correr riscos desnecessários e ter de sofrer com multas, autuações e processos, muitos empresários optam pelo outsourcing contábil, afinal o serviço é prestado por profissionais atualizados e capacitados, que lidam com essas questões diariamente e que oferecem mais segurança e qualidade de informações.

Como escolher o melhor serviço de outsourcing contábil?

Já está convencido de que investir no outsourcing contábil é uma excelente ideia para a sua empresa? Para colher todos esses benefícios, no entanto, é muito importante escolher corretamente o parceiro de negócios. Alguns pontos que precisam ser analisados são:

Cultura empresarial

O primeiro é buscar por uma terceirizada que tenha uma cultura empresarial parecida com a sua, ou ao menos que valorize os mesmos objetivos e tenha uma visão, missão e valores compatíveis com o seu negócio.

Isso ajudará vocês a “falarem a mesma língua” e trabalharem juntos para conquistar objetivos que lhes são importantes. Essa coesão faz toda a diferença, especialmente na hora de analisar os dados da empresa que vão embasar suas decisões estratégicas.

Atualização e qualificação

Como dissemos, um bom serviço de outsourcing contábil oferece uma solução mais diferenciada e especializada do que estamos acostumados a encontrar no mercado. É por isso que as equipes de profissionais também precisam ser mais qualificadas.

Ou seja, ter experiência na área contábil e também no setor de atuação do seu negócio, expertise e know how com vários setores que compõem a contabilidade (como direito tributário e outros), resultados e cases de sucesso que comprovem essa trajetória de sucesso, especializações, entre outros pontos.

Então, antes de contratar o serviço, busque saber quais serão os profissionais que cuidarão da sua empresa e qual a qualificação que possuem.

Como você viu, o outsourcing contábil é uma excelente possibilidade para empresas de todos os portes e ramos, oferecendo uma série de vantagens aos gestores e favorecendo o crescimento sustentável dos negócios.

Está em busca de um bom serviço de outsourcing contábil? A Talst atua no setor de contabilidade há mais de 2 décadas, com profissionais altamente qualificados e experientes. Ao longo da nossa trajetória já ajudamos negócios de setores variados, como tecnologia, imobiliário, energia, atacado e varejo, terceiro setor, saúde, educação, agronegócios e muitos outros.

Entre em contato com a nossa equipe e entenda os diferenciais do outsourcing contábil da Talst!

 

Postagens Recentes
Será que a sua empresa precisa de uma consultoria contábil?Multas do e-social: as 8 principais e como evitá-las!