7 Sinais de que sua empresa precisa de uma organização financeira URGENTE

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
organização financeira

O descontrole financeiro em empresas é mais comum do que se imagina e essa não é uma situação para se envergonhar, porém procurar meios para organizar as contas e acertar as dívidas é o primeiro passo para a mudar essa situação. Se você se identificou com essa questão, então, vai gostar do conteúdo deste artigo, vamos falar sobre esse assunto tão “assustador”.

Obter o total controle da administração financeira de um negócio é fundamental, pois isso diz muito sobre a  empresa e para onde ela caminha, e neste caso, torna-se imprescindível fazer a relação de todas os gastos essenciais, desde contas de energia, água, telefone e internet, até às despesas supérfluas como por exemplo o uso em excesso do cartão de crédito para coisas não emergenciais. Em circunstâncias assim, organizar em uma planilha para controle de todas as saídas de dinheiro de forma minuciosa, ajuda a entender para onde está indo esse dinheiro, do mesmo modo deve ser feito com o orçamento.

Quem nunca se viu atolado em dívidas e desesperado para se livrar delas ao ponto de recorrer às mais diversas situações, apenas para tirar o peso das costas? Pois é, fatos assim, acontecem constantemente por diversas razões,  por isso é muito importante identificar a raiz do problema para que futuramente a sua empresa permaneça com uma saúde financeira saudável.


 

Se em algum momento não passou pela sua cabeça fazer algum tipo de organização financeira, então é importante estar atento e para te ajudar com isso, listamos 7 sinais de que a sua empresa precisa o quanto antes se organizar.

  

  • Falta de planejamento financeiro

Não fazer um planejamento financeiro é um dos primeiros alertas, apesar deste não ser um hábito constante dos brasileiros em geral, você como empreendedor deve repensar sobre esta opção, pois se está faltando um dinheiro extra ou está gastando além do que deveria, isso é resultado da falta de um  bom planejamento financeiro.

A desorganização colabora com inúmeras consequências catastróficas e ao longo do tempo isso também impede o crescimento da empresa como um todo, e se você já está sentido os primeiros resultados dessa ação, cuidado para isso não piorar!

  • Contas pagas em atrasos

Uma empresa que paga suas contas em atraso é resultado de que não há nenhum planejamento financeiro e esses atrasos podem gerar ainda mais juros e virar uma bola de neve. Cuidado! Organize o orçamento e tenha o controle de todos os valores das contas que precisam ser pagas no dia do seu vencimento.

 Excesso de cobranças

Quem nunca recebeu ligações de cobrança de dívidas? Apesar de ser muito comum, isso não é algo normal e significa que não há um controle financeiro. Esteja atento a este sinal, excesso de cobranças são as dívidas que precisam ser pagas com urgência, neste caso, sempre procure negociar com as empresas que estão cobrando e tenha cuidado para não se enrolar ainda mais.

 Gastar mais do deveria

Se na sua empresa os gastos vão além do que deveriam por ser uma questão de necessidade, então é melhor repensar sobre isso. Sabe aquele coffee break semanal, buffet para festas, compra de materiais de escritório em excesso e serviços que vão além do que a renda pode suportar? Tudo isso consome mais da metade do orçamento da sua empresa. Veja bem, esses hábitos que geram despesas podem impactar diretamente na gestão financeira do seu negócio, por essa razão deve ser analisado com muita cautela.

  • Fazer empréstimos

Fazer empréstimos para se livrar de dívidas é a saída que muitos empreendedores encontram, e em um primeiro momento o empréstimo pode até ajudar, porém é necessário ter cuidado para que depois de um certo tempo não se torne mais uma grande dívida que deve ser paga, por isso, antes de fazer um empréstimo, verifique qual a instituição financeira oferece as menores parcelas e verifique também quanto de juros e multas estão sendo embutidos nesse empréstimo para que esteja de acordo com o seu perfil de empreendedor!

  • Usar cheque especial frequentemente

Não pense que o cheque especial é um dinheiro, que apesar de estar disponível na sua conta faz parte da sua renda, tenha em mente que há limites para este gasto e que deverá ser pago em breve, por essa razão, fique atento ao uso frequente e em caso de estar endividado, entre em contato com a instituição financeira para renegociar a dívida.

  • Não ter reserva de dinheiro

Sabemos que manter um negócio é um desafio muito grande, a verba muitas vezes não é suficiente… ou simplesmente é o dinheiro do caixa que está totalmente comprometido. A empresa que não tem uma reserva financeira pode a qualquer momento se deparar com situações bem inesperadas, por este motivo, tenha atenção! Reservas são importantes e se de alguma forma a sua empresa ainda não tem um dinheiro em caixa reservado, passe reconsiderar essa opção e economizar!


 

Agora que você já sabe quais são os 7 sinais, que tal analisar cada um deles com mais cuidado e verificar quais estão impedindo o desenvolvimento da sua empresa? Se preferir, nossos especialistas também podem te orientar na gestão financeira do seu negócio para continuar crescendo cada vez mais. Clique aqui e entre em contato, será um prazer atender você!

 

Categorias
talst-vendadeativos