A coisa mais importante que você precisa saber sobre Abertura de Empresa

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Ter uma ideia de negócio pode ser um excelente começo para quem deseja empreender, no entanto só isso não basta, é preciso muito mais do que só a ideia para criar um negócio e torná-lo bem sucedido. Embora muitos candidatos a empresários tenham esse desejo, é muito importante ter sabedoria durante o processo do empreendedorismo, afinal será preciso tomar decisões importantes para que os objetivos sejam cumpridos.

Começar um negócio exige coragem, mesmo que o empreendedor já tenha convicção do que irá fazer é importante está preparado antes de dar os primeiros passos, e pensando nisso, com intuito de ajudar você empreendedor a tirar o seu sonho do papel, decidimos montar esse conteúdo com a coisa mais importante que você precisa saber sobre a abertura de empresa.

 

Neste artigo você vai saber mais sobre:

 

  • Como saber se você está pronto para ter um empreendimento?
  • Qual é o melhor Tipo Societário para empresa?
  • Qual é o melhor Regime Tributário?
  • Como a contabilidade pode ajudar?
  • Quais documentos para abrir uma empresa?
  • Como funciona o processo de abertura de uma empresa?
  • Tem uma marca? Saiba como protegê-la.
  • Verifique os melhores softwares de gestão.
  • Evite cometer erros durante o processo.

 

Como saber se você está pronto para ter um empreendimento?

Antes de abrir uma empresa, o primeiro passo é saber se você está preparado, e para isso, é preciso ter conhecimento e compreender todos os aspectos que envolvem essa jornada empreendedora, pois é muito comum durante o processo o negócio fracassar por falta de  know-how. Quando se tem a ideia de um negócio a primeira coisa a fazer é pesquisar sobre o nicho, analisar melhor o mercado e descobrir se é possível investir nessa ideia.

Além disso, manter um negócio exige muita dedicação e por esse motivo é imprescindível que você se pergunte se realmente está pronto, visto que o percurso é um grande desafio, haverá muitos imprevistos e falhas e nesses momentos, é importante saber motivar, liderar, ter boas ideias e inovar e principalmente acreditar no seu potencial, esses são um dos principais atributos exigidos no perfil empreendedor e se você se encaixa nessas definições, então você está no caminho certo!

  

Qual é o melhor Tipo Societário para empresa?

 Escolher o formato jurídico é fundamental antes de formalizar a empresa. Existem muitos formatos jurídicos, mas aqui vamos apontar os principais que são: MEI – Microempreendedor Individual para quem está iniciando um negócio sozinho, Empresário Individual e EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) são opções para quem deseja abrir um negócio sem sócios, a diferença é que no formato EIRELI há separação jurídica entre os bens pessoais e os negócios e o modelo Sociedade Limitada exige pelo menos um sócio.

Quer saber mais sobre os Tipos Societários? Então veja mais detalhes nesse artigo e descubra qual é o melhor para definir a sua empresa.

 

Qual é o melhor Regime Tributário?

 Conhecer sobre os regimes tributários é uma das partes fundamentais do processo de abertura da empresa, porque é neste momento que o dono do negócio deve saber o tipo de tributação que irá sofrer e contar com uma contabilidade para ajudar no planejamento tributário é muito bom, pois o contador pode analisar qual o melhor regime para se enquadrar e o menor imposto que deverá ser pago.

O que você precisa saber, é que existem três tipos de regime tributário, o Simples Nacional que é um modelo de tributação em que o pagamento dos impostos são unificados através do DAS, além disso também proporciona várias alíquotas e específicas faixas de tributação de acordo com a atividade e o faturamento da empresa.

No regime Lucro Presumido, os impostos federais Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) incidem sobre a parcela que a legislação considera como lucro e são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como base de cálculo bruta.

Já o Lucro Real é um regime para empresas de grande porte e tem como finalidade mensurar os impostos Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Neste artigo sobre Regime Tributário: Tudo que você precisa saber!  falamos detalhadamente sobre cada regime e qual o mais vantajoso para cada tipo de empresa.

 

Como a contabilidade pode ajudar?

Acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) responsáveis pela fiscalização dos profissionais da área, todas as empresas precisam de um acompanhamento e contabilização de sua movimentação feita por um contador registrado, sendo assim contratar um serviço de contabilidade para a manutenção do seu negócio é fundamental, pois, além de contribuir com a gestão financeira, contábil e fiscal, as contabilidades também orientam com estratégias de negócio e auxiliam nas tomadas de decisões.

 Que tal conhecer os serviços da Talst Contabilidade e descobrir como pode ajudar na gestão empresarial e financeira do seu negócio? Nossos profissionais são especialistas e qualificados para cada tipo de negócio.

 

Quais documentos para abrir uma empresa?

Para a sua empresa ser registrada, você precisará dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento (se for o caso), cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada. Além desses documentos, é necessário identificar o tipo de negócio da empresa e estimar um faturamento.

Durante o processo de abertura, é possível que você empreendedor se depare com a burocracia dependendo do tipo de empresa que irá abrir, pois dependendo da cidade pode haver complexidades entre tantas outras variáveis como: taxas fixas dos órgãos governamentais, por essa razão o serviço de uma contabilidade pode ser a solução para evitar problemas financeiros e principalmente com a justiça.

 

Como funciona o processo de abertura de uma empresa?

 O processo de abertura da empresa pode ser feito através da internet. Veja os passos a seguir:

1- Escolha qual será o modelo de negócio da sua empresa

2- Escolha qual o tipo de empresa deseja abrir

3- Defina o Tipo Societário com as informações da empresa e dos sócios

4- Escolha o melhor Regime Tributário

5- Elabore um contrato social

6- Separe os documentos necessários

7- Obtenha o alvará de funcionamento na Prefeitura da cidade

8- Faça a Inscrição Estadual ou Municipal

 

Confira o passo a passo para abrir uma empresa  e veja os detalhes completos para oficializar abertura do seu negócio sem complicações.

 

Tem uma marca? Saiba como protegê-la.

Se você empreendedor tem uma marca, então precisa saber o quanto é importante conhecer os conceitos básicos sobre propriedade intelectual, pois dessa forma é possível proteger seu negócio dos concorrentes. Para ser mais objetivo, a marca é a identidade do seu negócio e protegê-la significa resguardar seu patrimônio e para isso é preciso obter um registro de marca.

Uma marca registrada garante ao seu titular o direito exclusivo de uso e o direito de cessão ou licença para fins lucrativos, sendo assim, para criar e registrar a sua ,é preciso realizar uma pesquisa do nome escolhido para saber se já foi usado ou não por outra pessoa. Através do site do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial é possível pesquisar e registrar.

  

Verifique os melhores softwares de gestão

Durante a sua jornada de empreendedor tenha em mente que automatizar processos pode ajudar muito e se torna uma grande solução em um dia a dia com muitas demandas, sendo assim a tecnologia será sua melhor amiga para o desenvolvimento de tarefas e estratégias, além disso com a otimização de tarefas com softwares de gestão você terá muito mais tempo para se dedicar a outras atividades da sua empresa.

Aqui podemos citar a ContaAzul que é uma plataforma de gestão financeira ideal para as empresas manterem suas finanças organizadas e auxiliar nas tomadas de decisões. A ferramenta é simples e transforma dados em inteligência, pois é possível centralizar todas as informações da empresa em um só lugar. Para quem é parceiro da Talst ao realizar o cadastro no ContaAzul pode garantir um bom desconto nos planos.

 

Evite cometer erros durante o processo

É fato que erros podem acontecer durante o processo de abertura e desenvolvimento do negócio, e é por isso que no início deste artigo falamos sobre estar preparado e ter conhecimento. Embora muitos empresários que estão começando tenham que enfrentar dificuldades por causa da falta de planejamento, essa questão é fundamental em todos os aspectos do seu negócio, afinal para ter um negócio de sucesso é imprescindível ter planejamento financeiro, estratégico, de negócios e marketing.

Um negócio para ser sustentável é preciso ter bem definido os gastos iniciais e mensais, custos com fornecedores, pessoal e margem de lucro esperado, com todo o planejamento financeiro estabelecido será muito mais fácil lidar com imprevistos. Além disso, todo dono de negócio precisa conhecer bem seu público alvo e o que deve fazer para atingi-lo, por isso estabeleça objetivos e metas para cumpri-los. Uma boa dica após ter seu plano de marketing estabelecido é utilizar as redes sociais para alcançar seu público e alinhar as estratégias de venda.

 

Até aqui você pôde conferir muitas informações necessárias sobre a abertura de empresa, bem como dicas fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio, entretanto ao longo da jornada empreendedora você descobrirá a melhor forma para e colocar tudo em prática, e quer saber qual é a melhor parte disso? Você sempre poderá contar com a experiência da Talst Contabilidade, pois o nosso foco é a excelência no relacionamento com o cliente, no mais, a abertura da sua empresa é gratuita e sem precisar se preocupar com a parte burocrática, pois cuidamos de tudo para você!

 

Conheça as facilidades que podemos proporcionar a você e para o seu negócio, fale com a gente!  🙂

 

Categorias