O que eu gostaria de saber sobre as burocracias para abrir um CNPJ e ninguém nunca me falou!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Abrir uma empresa no Brasil requer muitos processos, e não precisar lidar com as burocracias é o desejo de qualquer pessoa que está iniciando em um novo negócio, porém, apesar de levar um certo tempo para a oficialização, é possível não ter dores de cabeça e simplificar alguns processos.  Neste artigo, explicamos tudo o que você gostaria de saber sobre as burocracias para abrir um CNPJ e ninguém nunca te falou!

 


 

O Brasil é considerado um dos países mais burocráticos do mundo comparado aos países da América Latina, aqui as empresas gastam em média 2.000 horas por ano para tentar vencer a burocracia, isso só existe devido ao excesso de obrigações acessórias que devem ser cumpridas e que dificultam cada vez mais as empresas de realizarem suas atividades, no entanto, isso não algo que deva ser considerado impossível.

 

Entenda bem, de maneira alguma os processos existem para impedir o desenvolvimento das atividades da empresa, na verdade o que acontece são medidas para tornar os serviços mais organizados e padronizados, uma vez que para oficializar a abertura da empresa é preciso lidar com burocracias em diversos órgãos do governo, e isso faz com que tudo fique ainda mais lento, mas para quem  MEI,  isso poderá ser  diferente por ser um outro tipo de categoria, o processo é muito mais simples, pois a abertura do CNPJ pode ser feita pela internet.

 

 E quais são as burocracias para abrir um CNPJ?

Para oficializar a abertura de uma empresa são necessários documentos específicos para cada etapa do processo e para que você empreendedor tenha êxito antes mesmo de começar, vamos te ajudar a minimizar qualquer tipo de dificuldade.

 

Análise da razão social na Junta Comercial

Você pode até pensar que é só escolher um nome para a empresa e registrá-lo, simples assim, mas não! É preciso analisar se há disponibilidade do nome escolhido na Junta Comercial e assim, verificar se não existem outras empresas usando a mesma razão social.

Este procedimento pode ser feito pela internet através do site da Junta Comercial do próprio estado onde será realizada abertura da empresa.

 

Preparo do Contrato Social

Após a escolha do nome da empresa, é importante preparar o contrato social, este deverá conter informações que correspondem a cada sócio da empresa, o capital para o início das atividades, assim como o regime tributário mais vantajoso para a empresa se enquadrar.

 

Registro na Junta Comercial

Agora que o contrato social já foi elaborado, a próxima etapa é fazer o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas para validar a existência da empresa, para isso, é necessário também ter em mãos o contrato social e preencher alguns formulários sobre à Junta Comercial e à Receita Federal, após o preenchimento, o registro deverá ser assinado e reconhecido firma pelos sócios, assim como o contrato.

No mais, a entrega dos documentos pessoais dos sócios e da empresa é imprescindível para a validação e emissão do NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresas, por isso não esqueça de levar tudo corretamente.

 

Aquisição do CNPJ

Após obter o NIRE, chegou o momento de adquirir o CNPJ e registrar na Receita Federal como contribuinte. Para esta etapa, você pode contar com a ajuda da Talst Contabilidade e realizar a abertura da sua empresa  gratuitamente, que tal começar agora?

 

Emissão da Inscrição Municipal e Estadual

 

Para a emissão da inscrição municipal e estadual, é necessário a análise da empresa com um todo, assim como da atividade. Empresas que atuam com a comercialização de produtos, devem emitir notas fiscais referente a venda de mercadorias, sendo assim, é importante realizar a inscrição estadual e recolher o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

 

Entretanto, empresas que atuam com prestação de serviço, também devem emitir notas fiscais e realizar a inscrição municipal, para recolher o ISS – Imposto Sobre Serviço. As inscrições podem ser feitas pelos órgãos municipais da prefeitura e estado e em alguns locais, podem ser realizadas online e gratuitamente.

 

Solicitação do Alvará e Licença de Funcionamento

 

O alvará de funcionamento deve ser solicitado pela prefeitura onde a empresa está sediada. Para obter este alvará a prefeitura deverá realizar uma fiscalização do local para realmente saber se a empresa poderá exercer suas atividades legalmente no local indicado, visto que, existem locais residências e devem ser levados em consideração toda a estrutura para a instalação, como barulho, impacto ambiental entre outras coisas.

Do mesmo modo, a licença também deve ser solicitada pela prefeitura, pois algumas atividades específicas do setor alimentício precisam de licença sanitária dos órgãos municipais, estaduais e federais, além da vistoria do Corpo de Bombeiros, bem como atividades ambientais que precisam ser vistoriadas para saber se causam algum tipo de impacto no meio ambiente.

Tenha em mente que as licenças são importantes para que a empresa possa praticar suas atividades dentro das melhores condições legais.

 

E qual o papel da contabilidade em tudo isso?

 

O apoio de um profissional contábil é fundamental e pode simplificar toda a burocracia para oficializar a abertura da empresa, pois contar com a orientação, torna os processos mais ágeis e as etapas mais simples. Apesar de muitos dizerem o contrário, com um contador a empresa só tem a ganhar e quer saber por quê? A empresa pode ter muito mais economia com o pagamento de tributos , é possível obter um CNPJ gratuitamente, além de não ter dores de cabeça com órgãos do governo e com burocracias, facilitando o dia a dia do empreendedor e cuidando de todas as necessidades. Entendeu por que o contador é importante?

Agora que você já sabe tudo sobre as burocracias para abrir uma empresa, conte com a Talst Contabilidade para te ajudar com esse processo. Faça a abertura do seu CNPJ grátis conheça as vantagens e facilidades, tudo sem complicações.

 Ainda está com dúvidas? Não se preocupe, entenda mais como funciona! Fale com um de nossos profissionais e escolha bem, escolha a Talst Contabilidade!

 

 

Categorias