Tenho nome sujo, posso abrir empresa?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Mesmo quem tem nome sujo, é possível sim abrir empresa. Entretanto, existem também algumas restrições as quais você deve saber como, por exemplo, não ter acesso a crédito bancário.

Além disso, existe uma grande diferença entre ter o CPF irregular e o nome sujo, e para quem deseja abrir uma empresa, saber distinguir isso é fundamental.

Embora essa dúvida seja constante, é preciso entender de fato como as coisas funcionam, por isso, neste artigo da Talst Contabilidade, vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber.

Continue a leitura para não perder nenhuma informação e tirar todas as suas dúvidas.

 

O que é nome sujo?

Quando não pagamos uma conta ou simplesmente esquecemos de sua data de pagamento é possível que uma empresa prestadora de serviço encaminhe a dívida para o governo (órgãos de proteção ao crédito).

Ou seja, o CPF fica com restrição no SPC e Serasa, também conhecido como “nome sujo”. Uma pessoa com o nome sujo fica impossibilitada de usufruir de alguns benefícios quando deseja adquirir bens de consumo. Algumas delas são:

  • Diminuição do score;
  • Impossibilidade de contratação de crédito bancário;
  • Dificuldade na aquisição do cartão de crédito e empréstimos;

No mais, mesmo quando o nome consta restrição, é possível abrir uma empresa, porém o mais recomendável é manter-se em dia para evitar algumas dificuldades durante a jornada empreendedora.

  

O que é CPF irregular?

O CPF irregular ocorre quando o consumidor deixou de cumprir alguma questão legal e isso pode causar até o cancelamento do CPF. Os motivos que levam o CPF ficar irregular são:

  • Não entregar alguma declaração de Imposto de Renda;
  • Deixar de votar e não procurar regularizar o título de eleitor;
  • Ter documentos roubados e não regularizar a situação;

O CPF irregular compromete o cidadão de forma que o mesmo fica impossibilitado de participar de concursos públicos ou até abrir uma empresa.

É importante saber que mesmo com o nome limpo é possível que a pessoa esteja com o CPF irregular, assim como também pode estar com o nome sujo e o CPF irregular, uma coisa independe da outra.

No entanto, você deve saber que a regularização do CPF pode ser feita através do site da Receita Federal, a consulta é gratuita!

 

Quais dificuldades irei enfrentar para abrir empresa?

Agora você já sabe que ter o nome sujo não é um impeditivo para abrir empresa, e, na verdade, o maior problema para o empreendedor que deseja formalizar o seu negócio, é o acesso a crédito.

Além disso, o pedido de crédito pode ser negado ou simplesmente as taxas de juros podem ser bem altas. Outra questão importante é que as dívidas em atraso podem reduzir o score, sistema utilizado para saber se o consumidor honra o pagamento de suas contas.

É importante ressaltar que para quem é MEI – Microempreendedor Individual, se estiver com o CPF negativado, também poderá ter restrição de crédito.

Sendo assim, se você está com o CPF negativado e deseja abrir uma empresa, mesmo que isso não seja um impeditivo, é importante ter o nome limpo para garantir o acesso aos benefícios como empreendedor.

É sempre bom começar um negócio com o pé direito, afinal para manter a saúde e a organização financeira de uma empresa é imprescindível estar com o nome regularizado.

Por fim, para permanecer com as contas em dia, uma boa opção é o parcelamento de dívidas, num período de 5 dias seu nome será retirado do banco de dados de inadimplentes e você poderá abrir sua empresa sem nenhuma implicação.

  

Recomendação de leitura: A coisa mais importante que você precisa saber sobre Abertura de Empresa.

 

Quem tem nome sujo pode abrir conta bancária jurídica?

Sim, quem tem nome sujo também pode abrir uma conta bancária jurídica, aliás é aconselhável  manter as contas pessoais e da empresa separadas.

É muito comum para quem está iniciando no empreendedorismo misturar as contas e depois se deparar com dificuldades no futuro.

Portanto, para cuidar bem da gestão financeira do negócio, é fundamental separar as contas para proteger, inclusive, o dinheiro da empresa.

Hoje em dia existem inúmeras opções de contas jurídicas, desde as mais tradicionais até aquelas com as menores taxas, basta analisar qual se encaixa melhor no seu perfil.

Já para quem é MEI e está negativado, é possível a abertura de conta bancária jurídica, entretanto, não será permitido acesso a crédito e nem a financiamento, o empreendedor só terá acesso ao pacote básico.

 

A importância da regularização do nome

Mesmo sabendo que não é necessário ter o nome limpo para abrir uma empresa, é essencial manter o nome regularizado para o bom gerenciamento dos negócios.

Para uma empresa crescer saudável e sólida, as finanças precisam ser administradas com qualidade. Atualmente, na internet existem várias formas de aprender a fazer isso.

Desta forma, manter a organização e o planejamento financeiro podem ajudar no desenvolvimento de um bom negócio.

Se por um acaso achar que seu nome está negativado, faça uma consulta gratuita no portal do SPC e Serasa.  Caso esteja confirmado, estabeleça um plano para quitar as dívidas e regularizar o nome, a fim de evitar transtornos pessoais e para a sua empresa.

A abertura da sua empresa pode ser simples e prática com o nome limpo, e nesse caso, para agilizar o processo é sempre bom contar com o apoio de uma contabilidade.

A Talst é a sua melhor opção para abrir uma empresa. Disponibilizamos para você uma equipe de contadores qualificados para abrir o seu CNPJ com segurança.

A boa notícia é que cuidamos de tudo, desde a documentação, alvarás e registros necessários para você tirar o seu sonho do papel sem preocupações.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e veja como podemos te ajudar em todo o processo de abertura! 😉

Categorias