Médico pode ser MEI? Veja as possibilidades!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

É fato que profissionais de todas as áreas buscam a melhor forma para oferecer seus serviços. Embora abrir o próprio negócio tenha se tornado uma opção, fazer com que seja lucrativo, é mais um grande desafio.

Já para quem é da área da saúde e pensa em empreender, é importante procurar a melhor opção para atuar como pessoa jurídica na legalidade.

Se você é médico e deseja abrir seu consultório, é fundamental conhecer os tipos de empresa disponíveis para sua categoria.

E neste artigo da Talst Contabilidade, você descobrirá qual é a melhor opção com o maior valor de rendimentos.

Por isso, acompanhe a leitura deste artigo atentamente e veja as possibilidades!

Médico pode ser MEI?

O profissional deve saber que abrir um negócio na categoria MEI – Microempreendedor Individual não é permitido. Isso porque, o exercício da medicina é considerado como uma atividade intelectual.

Essa atividade nunca esteve incluída na tabela de atividades permitidas pelo MEI. Sendo assim, o médico não pode ter um CNPJ como MEI.

Apesar do MEI ter se tornado muito conhecido principalmente pelas características vantajosas de seu regime, existem outras possibilidades para o médico que deseja empreender sozinho ter um CNPJ.

E se você ainda não sabe, as opções EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada  e SLU – Sociedade Limitada Unipessoal, são bem interessantes e possuem vantagens para profissionais liberais.

A categoria MEI foi criada com objetivo de formalizar pequenos profissionais que antes atuavam na informalidade.

Costureiras, cabeleireiras, artesãos e prestadores de serviço da área técnica, são exemplos de profissionais que podem ser enquadrados como MEI.

Além disso, para ser MEI é preciso ter o faturamento anual acima de R$81 mil, ter apenas uma pessoa como titular, pois não é permitido ter sócios e conta com uma carga tributária mais reduzida.

Apesar de ser bem vantajoso, é possível também contar com uma série de limitações, principalmente para profissionais considerados como atividade intelectual.

Atividades da área da saúde como farmácia, comércio varejista de medicamentos veterinários e comércio de produtos farmacêuticos foram excluídos da tabela MEI na última atualização.

 Separamos aqui um artigo sobre Tudo o que você sempre quis saber sobre o MEI , acesse e confira mais detalhes sobre essa categoria.

 

Qual a melhor opção de empresa para médico?

Para médicos, as opções para abertura de empresa são a EIRELI ou a Sociedade Unipessoal Limitada (SLU).

Além dessas opções, também existem outras para mais de um sócio ou para profissionais que juntos desejam abrir uma única empresa, no caso, a Sociedade Limitada (LTDA), passa a ser uma opção de escolha.

 

Quais são as diferenças entre EIRELI, SLU e LDTA?

EIRELI

Este enquadramento jurídico está disponível desde 2011. Foi criado com objetivo de reduzir a necessidade de inclusão de sócios fictícios em Sociedades Limitadas (LTDA).

Na EIRELI, é preciso apenas um sócio. Seu patrimônio pessoal permanece protegido e seus bens separados dos valores da empresa. Em caso de dívidas, os bens pessoais não são envolvidos para o pagamento.

Para ter uma empresa como EIRELI, é preciso ter um capital social mínimo de 100 vezes o salário mínimo, que pode ser transferido por uma conta bancária ou incluído através de bens ao patrimônio.

É importante saber que não existem restrições ao faturamento e isso permite que o empresário se enquadre no melhor regime de tributação.

No caso da EIRELI, o dono do negócio pode ser optante pelo Simples Nacional, por a classificação ocorrer de acordo com o faturamento.

Dentre as principais vantagens de se constituir uma EIRELI estão a separação do patrimônio pessoal, liberdade de escolha do regime tributário e a formalização da atividade como pessoa jurídica.

  

SLU

Em setembro de 2019, durante a sanção da Lei da Liberdade Econômica (nº 13.874), foi estabelecida a Sociedade Unipessoal Limitada (SLU), formalizada com apenas um único sócio.

Ademais, também dá a garantia de separação dos bens pessoais dos empresários assim como também acontece na LTDA com mais um sócio.

No SLU não há imposições de valor a ser integrado como capital social. Por essa razão, é uma escolha para muitos profissionais.

 

LTDA

Na LTDA, é preciso ter pelo menos a participação de dois sócios ou mais. Entretanto, um dos sócios precisa constar como majoritário no Contrato Social.

Como vantagem a responsabilidade dos sócios é limitada no capital social  e a remuneração de cada integrante é equivalente ao investimento realizado.

  

Como fazer um consultório se tornar uma empresa?

Ao chegar até aqui você descobriu que médico não pode ser MEI, porém pode abrir seu CNPJ como EIRELI,  SLU ou LTDA.

Agora para saber como tornar seu consultório em uma empresa, é fundamental entrar em contato com um contador que irá analisar o seu caso e averiguar qual opção é mais vantajosa.

Após saber qual é a melhor opção, o processo de abertura de empresa será muito simples, veja o passo a passo a seguir:

  • Escolha qual será o modelo de negócio da sua empresa;
  • Escolha qual o tipo de empresa deseja abrir;
  • Defina o Tipo Societário com as informações da empresa e dos sócios;
  • Escolha o melhor Regime Tributário;
  • Elabore um contrato social;
  • Separe os documentos necessários;
  • Obtenha o alvará de funcionamento na Prefeitura da cidade;
  • Faça a Inscrição Estadual ou Municipal.

Para dar seguimento ao processo de abertura do seu CNPJ, você pode contar com a Talst Contabilidade. Aqui temos como principal objetivo proporcionar segurança e reduzir a burocracia.

Afinal, cuidamos de tudo! Desde a documentação, alvarás e registros necessários para você tirar o seu sonho do papel.

Além disso, você pode contar com uma equipe 100% especializada que se mantém empenhada em transformar o seu negócio e contribuir para o crescimento.

Já imaginou pagar menos tributos e economizar, direcionando o seu dinheiro para o que realmente importa? Conte com a gente!

 

Não perca tempo e experimente a qualidade do nosso serviço. Fale com a nossa equipe  e conheça mais sobre a Talst Contabilidade!

Categorias