Por que você deve fidelizar seus clientes?

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Você sabia que fidelizar seus clientes deve ser uma prioridade para o seu negócio? Isso porque, se a experiência de compra for positiva, existe uma grande possibilidade de o consumidor comprar sempre.

Mais do que isso, a fidelização pode garantir que a sua empresa continue ativa, estabeleça uma relação de confiança com o consumidor e se torne referência no mercado, assim como tantas outras.

Para entender melhor sobre este assunto, neste artigo da Talst Contabilidade vamos explicar por que você deve fidelizar seus clientes e quais benefícios pode trazer a sua empresa.

Por isso, se você quer saber como deixar seus clientes ainda mais satisfeitos com o seu produto ou serviço, acompanhe a leitura do texto.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes é um processo para reter aqueles clientes que já compram da sua empresa, sendo assim, faz parte da estratégia cativar o consumidor para que ele continue adquirindo seu produto ou serviço.

É importante também saber que a fidelização acontece através de um conjunto de ações implementadas na empresa, como: bom atendimento, suporte no pós-venda, etc, a fim de desenvolver um relacionamento positivo com o consumidor. Assim, conforme essa relação é nutrida, maiores são as possibilidades de continuar comprando.

Ao entender o que é fidelização, é fundamental descobrir o porquê é tão importante adotar essa metodologia no seu negócio. Confira a seguir.

 

Por que você deve fidelizar seus clientes?

Tenha em mente que fidelizar seus clientes é muito mais importante do que atrair novos. A verdade é que reter clientes custa 7 vezes menos e pode garantir mais benefício à empresa.

Já imaginou o quanto você pode economizar mais ao dar a devida atenção ao seu consumidor? Vender para um cliente atual pode sair mais barato e ser mais rápido do que vender para novos, desta forma, as garantias de aquisição são certas.

Quando um cliente é fidelizado, certamente ele vai retornar para comprar de novo, uma vez que a experiência com o seu produto ou serviço se torna positiva. Além disso, as chances de você obter novos clientes através da indicação, também é muito maior.

Outro motivo pelo qual você deve fidelizar seus clientes é a garantia de ter uma receita previsível e poder determinar o quanto sua empresa deve ter de ticket médio, já que as compras serão mais frequentes.

Por fim, um cliente que costuma comprar de você também poderá dar sugestões de melhorias e críticas construtivas para se manter um fiel consumidor do seu negócio. Sendo assim, tenha as opiniões como um ponto positivo e mais uma estratégia de fidelização.

 

Como medir a fidelização de clientes na empresa?

 Para saber se realmente um cliente está fidelizado, é preciso saber medir os diferentes estágios por meio das estratégias estabelecidas na sua empresa. Por isso, antes de falar sobre as dicas, vamos primeiro mostrar as opções para medir a fidelização de clientes.

Veja algumas ideias para descobrir se os seus clientes estão se tornando fiéis a sua marca:

 

NPS – Net Promoter Score

O NPS é a forma mais simples de saber se o cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço. Embora seja um método fácil, é muito eficaz, pois através da pergunta “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria determinado produto/serviço?” é possível saber rapidamente a opinião.

A fórmula para obter o resultado do NPS funciona da seguinte maneira:

0 a 6: detratores

7 a 8: neutros

9 a 10: promotores

Após fazer a separação dos seus clientes, faça a conta % de clientes promotores – % de clientes detratores para obter o total.

 

Entrevista em profundidade

Fazer entrevistas também é uma excelente opção, afinal você tem controle maior sobre as perguntas e pode medir de forma qualitativa e quantitativa. Explicamos como funciona.

A entrevista em profundidade é ideal para saber o quanto seus clientes são apegados a marca e o porquê. Além disso, é possível obter várias respostas que podem influenciar diretamente no seu negócio.

E para facilitar ainda mais o processo, as perguntas podem ser feitas através de um questionário online ou pelo telefone, em que você pode obter as respostas de imediato.

 

Índice de compras recorrentes

Outro método bem prático é analisar o índice de compras que permite saber quantas vendas foram fechadas por um cliente em um determinado período.

Vamos supor que você fez 100 vendas, 30 foram feitas por novos clientes e 70 por clientes recorrentes, sendo assim, sua taxa de compra é de 70%. Ou seja, através deste sistema, você consegue verificar quais são os produtos com mais saída e se o trabalho de vendas está sendo bem executado.

Saiba mais sobre as 25 ferramentas de vendas para otimizar sua rotina comercial.

 

3 Dicas para encantar e fidelizar clientes

 Agora que você sabe sobre a importância de fidelizar seus clientes, também deve aprender algumas dicas para encantar e garantir a satisfação dos seus consumidores.

1- Entregue um produto ou serviço de valor: É parte do processo de fidelização entregar bons produtos e serviços, e principalmente resolver a dor do cliente, por esse motivo, é importante investir no que você tem.

Além disso, é fundamental garantir que a compra, do início ao fim seja satisfatória, por isso, caso tenha uma loja online, verifique se a entrega pode ser rápida, mostre ao consumidor como seu produto pode ser útil para que ele se sinta seguro em realizar a compra. 

2-  Invista em atendimento: O atendimento é uma das estratégias fundamentais para fidelizar seus clientes, pois este é o primeiro contato do consumidor antes de realizar a compra e a impressão deve ser boa.

Vale dizer que o atendimento pode fazer muita diferença, mas para isso é preciso ter uma equipe bem treinada e pronta para fazer um bom trabalho. Em vista disso, invista em treinamentos, entenda como o consumidor gostaria de ser atendido. No mais, invista também em canais de atendimento e no pós-venda com respostas rápidas e amigáveis.

 3- Aprenda a receber feedbacks: Por fim, mas não menos importante, receber feedbacks pode ser um ponto muito decisivo para o sucesso do seu negócio. Críticas construtivas podem garantir melhorias de processos como atendimento e produtos/serviços, por exemplo. Desta forma, preste bem atenção quando receber um feedback. Tenha em mente que para deixar um cliente satisfeito é importante saber abordar o problema com uma boa solução, bem como o elogio, afinal, isso também pode definir a fidelização de um cliente. Até aqui você pôde conferir o quanto fidelizar seus clientes pode ser fundamental para tornar o seu negócio bem-sucedido.

 

Ao colocar em prática algumas dessas dicas, você pode garantir uma experiência mais satisfatória aos clientes e melhorias ao longo prazo no negócio para que continuem comprando de você, certo?

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