Faça sua micro e pequena empresa crescer e vender mais com estas 5 dicas!

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Em meio a instabilidade econômica, todo dono de micro e pequena empresa precisa mudar suas as estratégias para vender mais e sobreviver no mercado.

É fato que empreender pode ser um grande desafio. Para uma empresa crescer é preciso inovar, aumentar a carteira de clientes, investir em tecnologia e controlar os problemas financeiros que possam surgir, a fim de se destacar e continuar a obter lucro.

Mas como saber o momento certo para se dedicar a novas estratégias? É simples!

Tanto o empresário quanto a empresa devem estar preparados para apostar em novas ideias de crescimento através das vendas. Além disso, é fundamental ter um bom orçamento e manter a receita equilibrada para evitar prejuízos a longo prazo.

Portanto, neste artigo da Talst Contabilidade, você vai descobrir o melhor momento para investir em inovação, além de conhecer 5 dicas valiosas para impulsionar sua empresa e aumentar as vendas de forma considerável. Acompanhe a leitura!

 

Como saber se a empresa está pronta para aumentar as vendas?

Toda empresa quando nasce, estabelece como principal objetivo o crescimento, para isso, é preciso vender. Mesmo para aquelas que têm uma longa jornada, é muito comum se deparar com dificuldades para atingir metas, fidelizar seus clientes ou conseguir novos.

Apesar disso, a solução para este problema é muito simples: as estratégias que precisam ser bem elaboradas, o mercado mais explorado, assim como, o produto ou serviço devem ser diferenciados para atingir um novo público.

Deste modo, com processo de venda corrigido e novas estratégias estruturadas a micro e pequena empresa pode começar novas práticas para se desenvolver de forma sustentável.

Sendo assim, você precisa saber que o melhor momento para aumentar as vendas, é quando a empresa está bem, sem crise e sem problemas financeiros, com orçamento equilibrado.

 

Como alavancar uma micro e pequena empresa?

O primeiro passo para alavancar uma micro e pequena empresa é estabelecer metas. É importante entender que sem metas o empreendedor segue no escuro, sem saber onde quer chegar ou para onde vai.

Dependendo do negócio, as metas podem ser definidas por mês, semestre ou ano, no entanto, devem ser realistas, mensuráveis e atingíveis.

O segundo passo para expansão é começar com um novo perfil de clientes, para isso, basta fazer um estudo detalhado, conhecer bem seus concorrentes e montar um planejamento estratégico com base nas informações coletadas.

Por fim, mas não menos importante, é necessário ficar de olho na gestão financeira da empresa. Para o desenvolvimento saudável e sustentável, é fundamental manter o controle financeiro.

Tenha em mente que antes de pensar no crescimento da micro e pequena empresa, o empreendedor deve resolver toda a parte burocrática e as obrigações devem estar em dia, e o mais importante, ter uma reserva financeira para começar investir no crescimento do negócio.

Saiba que não existe segredo algum para se destacar no mercado, tudo depende de como o negócio é gerenciado. Empresas inovadoras estão sempre um passo à frente e é isso que determina o crescimento.

 

5 dicas para crescer e vender mais

 

Confira agora essas 5 dicas que separamos para sua micro e pequena empresa crescer e vender mais.

1- Identifique o comportamento das pessoas: O comportamento do consumidor tem mudado constantemente, pois estão cada vez mais exigentes em suas escolhas.

Com relação a serviços e produtos, levam muito em consideração a qualidade, por isso, é fundamental estar atento para não cometer erros durante o processo de venda que podem prejudicar a experiência do cliente.

Desta forma, desenvolva estratégias que facilitem o relacionamento. Um grande exemplo para isso, são as lojas de roupas e do setor alimentício que adotaram o delivery para se manter ativo no mercado, e assim, dar mais opções de compra ao consumidor.

 

2- Desenvolva o relacionamento: O relacionamento é parte fundamental no processo de venda para aumentar a carteira de clientes e fazer network, afinal, quanto mais pessoas conhecerem o seu serviço ou produto, mais você irá conseguir promover seu negócio.

Neste caso, uma boa ideia é procurar por negócios que atendem o mesmo público, mas que não sejam concorrentes.

Por exemplo, sua micro e pequena empresa que vende roupas pode patrocinar eventos de moda, assim é possível atrair mais clientes e desenvolver um relacionamento com intuito de fechar mais negócios.

 

3- Melhore seus produtos ou serviços: Todo dono de negócio precisa ter em mente que seu produto ou serviço deve ser aprimorado sempre. Isso porque se o seu negócio não apresentar novidades, nunca conseguirá atingir novos públicos e consequentemente, não irá vender.

Em vista disso, mantenha-se atento às necessidades do seu público para melhorar seu produto ou serviço. O que pode ajudar é fazer uma análise: o que seus clientes mais valorizam naquilo que a sua empresa oferece? O que pode ser melhorado no produto ou serviço? O que pode encorajá-los a comprar mais?

Além disso, essa pesquisa pode ajudar, inclusive, a alcançar novos clientes que não têm suas necessidades atendidas. Através do feedback, trabalhar as melhorias será muito mais fácil.

 

4- Gere valor para os clientes: Esta dica também está muito correlacionada à estratégia anterior. Ao conhecer bem seu público, identificar suas dores e suas necessidades, através do produto ou serviço a micro e pequena empresa pode gerar valor em suas vendas. E como isso funciona? É simples!

Quando aquilo que você vende resolve um determinado problema de um cliente, ele entende o valor que o seu produto ou serviço tem, por isso, ele permanece disposto a pagar o valor que for preciso para sanar essa dor, ou seja, torna-se uma solução.

Como empreendedor, você deve vender a solução, o resultado serão clientes mais satisfeitos, e consequentemente seu faturamento irá aumentar.

 

5- Crie novos canais de distribuição: Quando o assunto é aumentar as vendas, não podemos deixar de falar sobre os canais de distribuição. Dependendo de onde sua micro e pequena empresa vende o produto ou serviço, é possível aumentar significativamente as vendas.

De acordo com o negócio, as vendas podem ser altas através da criação de um e-commerce ou em uma loja física. Para descobrir a melhor opção faça um estudo e descubra onde seu público mais compra, desta forma, você pode criar planos de ação para aumentar as suas vendas e estabelecer metas como margem de lucro.

Alguns canais de distribuição mais comuns, são:

  • Lojas Físicas;
  • Lojas Virtuais (redes sociais, e-commerce, site);
  • Representantes comerciais;
  • Distribuidoras e atacadistas e varejistas,
  • Venda direta para o cliente.

 

Para contribuir com o sucesso das suas vendas, separamos uma lista completa com 25 ferramentas de venda para otimizar sua rotina comercial e ajudar a alcançar bons resultados.

Agora que você já sabe como crescer e vender mais com as nossas 5 dicas de ouro, lembre-se: o relacionamento é a base de qualquer negócio para garantir suas vendas, e claro, é imprescindível atender às necessidades do consumidor.

Para se manter sempre à frente, procure se adaptar ao cenário atual e focar nas estratégias que aumentam o dinheiro do caixa para a sua micro e pequena empresa prosperar.

Se você precisa de mais dicas para alavancar o seu negócio ou obter sucesso financeiro, acesse nosso blog. Toda semana publicamos conteúdos gratuitos para ajudar na gestão da sua empresa.

Agora, se você precisa da orientação de um especialista, nossa equipe está à disposição, fale com um profissional da Talst Contabilidade.

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