10 erros contábeis que podem ACABAR o seu negócio

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

O desenvolvimento de um negócio é um processo complexo que pode ocorrer falhas, e quando envolve o financeiro, pode gerar grandes prejuízos, assim é com os erros contábeis.

Para uma empresa chegar ao sucesso, é preciso passar por inúmeras etapas que muitas vezes são ignoradas pelos próprios empreendedores e, consequentemente, acarretam em riscos muito altos e até em falência.

A contabilidade é uma ferramenta de suma importância para a empresa, pois através de dados precisos, é possível tomar decisões estratégicas que contribuem para gerar resultados positivos.

Imagine se esforçar muito para fazer um negócio dar certo, passar por inúmeros desafios e descobrir no meio do caminho que algo não deu certo, por erros contábeis. Pode ser um verdadeiro choque, não é mesmo?

Por esse motivo, separamos neste artigo 10 erros contábeis que podem acabar o seu negócio, assim, você pode evitá-los e garantir o crescimento de uma empresa saudável. Confira a seguir:

 

1- Ignorar o serviço de contabilidade

Um dos maiores erros contábeis é ignorar as possibilidades que o serviço de contabilidade proporciona à empresa. Embora alguns empreendedores vejam apenas como um simples departamento tributário e burocrático que calcula imposto, a contabilidade é bem mais do que isso.

É importante saber que a contabilidade fornece informações muito estratégicas para a empresa. Através de demonstrativos, relatórios e dados gráficos, é possível tomar decisões que podem garantir o bom desenvolvimento do negócio.

De uns tempos pra cá, notamos que muitos contadores se tornaram aliados de empresários, a fim de proporcionar mais oportunidades de negócio por meio de informações realistas. Por isso, é importante aprender mais sobre a área, assim é fácil descobrir que a contabilidade pode ir muito além.

 

2- Não apurar impostos e declarações

De fato, a carga tributária do país é uma das mais altas do mundo, e por isso, cometer erros na hora de escolher a forma de tributação, pode ser fatal, principalmente para a saúde financeira do negócio.

Sendo assim, é muito importante saber se a apuração dos tributos está de acordo com o regime tributário escolhido, pois para cada atividade empresarial existem legislações tributárias muito específicas que devem ser cumpridas.

Já no que diz respeito às declarações, cada vez mais empresas estão sendo autuadas devido a informações incorretas compartilhadas nas obrigações acessórias, além de não cumprirem a entrega na data certa, o que acaba resultando em multas.

Para evitar prejuízos, contar com a experiência de uma boa contabilidade é fundamental. A Talst Contabilidade tem profissionais altamente capacitados que estão à disposição para auxiliar. Saiba mais!

 

3- Não acompanhar a legislação

A legislação brasileira passa por mudanças quase todas as semanas, e não acompanhar as alterações é um dos erros contábeis mais cometidos por empreendedores.

“Ah, mas isso é papel do contador”. Sim, é papel do contador! No entanto, o empreendedor também precisa estar atento às novidades, do mesmo modo que, deve se atualizar a respeito do que está acontecendo, inclusive para tirar dúvidas com um especialista.

É importante saber que, apesar de ter uma rotina muito corrida, deixar passar informações e detalhes importantes, pode impactar diretamente na contabilidade do negócio e isso pode colocar todo o seu sonho em risco.

 

4- Lançamentos financeiros equivocados

Você sabia que a entrega de um demonstrativo financeiro requer muita cautela? Isso porque qualquer erro mínimo de valores lançados pode prejudicar os resultados dos seus relatórios, afetando principalmente, contas, balanços e afins.

Em vista disso, é necessário ter muita atenção e organização durante os lançamentos. Para isso, existe também a DRE, relatório contábil que analisa a saúde financeira do negócio, baseado em um determinado período, assim é possível saber se a mesma está tendo lucro ou prejuízos. Ou seja, é um controle essencial para o sucesso do negócio.

 

5- Não analisar os resultados contábeis

Ao contrário do que você possa imaginar, a análise de resultados contábeis pode indicar informações muito precisas, e isso não pode ser deixado de lado.

Tenha em mente que faz parte da gestão contábil analisar indicadores, pois são evidências de pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados dentro da empresa, para isso serve o planejamento contábil.

Além disso, também pode indicar boas oportunidades de negócios, diagnosticar a saúde financeira e quais os próximos passos que devem seguir para o crescimento da sua empresa. Por isso, se você ainda não faz a análise de resultados, comece já!

 

6- Não fazer gestão de documentos

Um dos erros contábeis mais comuns que pode colocar o negócio em risco, é não fazer a gestão de documentos.

Isso mesmo, organizar documentos é a parte crucial para manter o negócio funcionando plenamente, afinal, imagina precisar uma nota fiscal ou uma declaração e não saber onde guardou. Isso pode gerar um grande problema, principalmente com órgãos fiscalizadores.

Apesar de existir uma grande quantidade de papel dentro de uma empresa, mantê-los organizados pode dar um bom trabalho. É por esse motivo que existem os softwares de gestão, para armazenar arquivos e documentos, criado para facilitar a vida do empreendedor.

Conheça 25 ferramentas para otimizar a sua rotina empreendedora e que podem ajudar a alcançar bons resultados.

 

7- Escolha errada do Tipo Societário

A escolha errada do Tipo Societário não poderia faltar na lista de erros contábeis, além disso deve ser corrigido rapidamente, do contrário, pode gerar muitos prejuízos.

A escolha do Tipo Societário acontece ao abrir uma empresa e cada opção disponível tem suas legislações, direitos, deveres e responsabilidade a serem cumpridos como sócios. Dependendo da escolha isso pode impactar principalmente no dia a dia dos sócios.

Por isso, embora essa decisão possa gerar muitas dúvidas aos empresários, é fundamental entender como funciona cada tipo societário para fazer uma escolha assertiva. Nessa hora, a contabilidade certa pode dar todo apoio e suporte necessário para evitar que erros sejam cometidos.

 

8- Misturar os gastos da empresa com os pessoais

Outro erro muito comum é a mistura de gastos da empresa e pessoal, que no início pode até parecer sem importância, mas ao longo da jornada empreendedora pode comprometer a saúde financeira e levar a empresa à falência.

Por isso, é fundamental logo na abertura do negócio criar uma conta para individualizar todos os processos financeiros da empresa. Separar as contas da empresa e pessoais  permite maior controle financeiro, desta forma é possível saber quais são os lucros da empresa e os principais gastos.

Tenha em mente que para uma empresa crescer bem-sucedida é imprescindível ter disciplina para administrar o dinheiro e atenção para evitar confusões.

 

9- Ignorar as mudanças tecnológicas

Cada vez mais podemos notar que a evolução da tecnologia está transformando positivamente os negócios, e na contabilidade não é diferente.

A contabilidade se transformou por causa da tecnologia que está disponível para tornar negócios mais competitivos e facilitar a vida do empreendedor com processos mais automatizados, para a redução de burocracia, gestão de documentos, atualização de leis e afins.

O fato é que este recurso não pode ser ignorado, pois é um grande aliado para evitar erros contábeis e contribuir para o sucesso da empresa.

 

10- Fazer a contabilidade da empresa sozinho

O último erro muito comum é fazer a contabilidade da empresa sozinho. Quem nunca achou que poderia dar conta de fazer todos os cálculos, o fechamento e o balanço mensal?

A verdade é que resolver economizar no serviço de contabilidade por achar que pode fazer tudo sozinho pode sair muito caro, afinal o contador tem todo conhecimento técnico para manter a organização contábil da sua empresa para que você tenha segurança e tranquilidade.

O seu negócio não precisa ficar correndo risco, erros podem ser evitados e seu negócio pode crescer saudável e bem-sucedido.

 

Como a Talst Contabilidade pode melhorar o seu negócio?

Sabemos bem que a vida do empreendedor não é fácil, por isso, trabalhamos diariamente para garantir que todos os processos sejam feitos com a máxima qualidade e eficiência.

Para isso, utilizamos a tecnologia para reduzir a burocracia, bem como os erros contábeis. Utilizamos também softwares de gestão criptografados para armazenar com segurança dados, documentos e compartilhar informações diretamente com o empreendedor.

Além disso, nossos especialistas são altamente capacitados para orientar, pois utilizam como base a legislação, assim o empreendedor tem a certeza que seu negócio está no caminho certo para o sucesso.

Por fim, nosso maior propósito é garantir que nossos clientes tenham qualidade de vida através da contabilidade e das boas práticas de gestão, desta forma, tornar o sonho em realidade com a saúde financeira estável, pode ser mais fácil!

Ainda tem dúvidas sobre a Talst Contabilidade? Fale com um de nossos consultores e saiba mais como podemos ajudar a construir um negócio de sucesso.

Categorias