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Entenda as alternativas para empresas que precisam suspender contratos da MP 936


Quem acompanha os nossos conteúdos, e também está atento às mudanças do governo, já ouviu falar sobre a Medida Provisória 936. É uma medida provisória que permite a suspensão de contrato de trabalho por até 60 dias ou redução da folha de pagamento por até 90 dias, para evitar demissões em massa por conta da pandemia. Se você quer saber e entender mais detalhes sobre a MP 936, confira o nosso texto com algumas dúvidas que recebemos:

Semana passada, a MP 936 teve seu vigor adiado por mais dois meses. Mas caso a sua empresa já tenha utilizado o período de 60 dias de suspensão de contrato com os funcionários, devem descartar a possibilidade desses dois meses a mais, já que a prorrogação serve apenas para as empresas que ainda não adotaram essa medida. Confira algumas mudanças:

  1. Os empregados que tiveram os seus salários reduzidos, contrato suspenso ou comprovar com parecer médico, terá vantagem em alguns benefícios como: renegociação de empréstimos, financeiros e taxas de cartão de crédito descontados em folha de pagamento.
  2. Outra mudança foi a mudança com os custos de alimentação, sim ela continua, para as empresas terem uma redução nos gastos tributários. Para quem não sabe, as empresas que incluem o pagamento da alimentação, precisam recolher contribuições previdenciárias.
  3. O programa que diminui os impostos e contribuições para 17 categorias da economia foi prorrogado. Desta forma, o benefício que teria fim em 2020, se preservaram até dezembro de 2021 e reduzirá as cobranças tributárias nas folhas de pagamento dos empresários.

 

A alternativa para as empresas que não podem mais utilizar a suspensão ou redução dentro das possibilidades da medida provisória, temos algumas dicas, outras opções para que o seu negócio e seus funcionários não se prejudiquem ainda mais.

– Antecipação de férias e feriados: Alguns feriados já foram antecipados obrigatoriamente em alguns estados, e sempre que possui essa atualização, postamos nas nossas redes sociais. Sobre antecipação de férias, é preciso ter a orientação da contabilidade para compreender quais são os custos envolvidos.

– Utilização de um banco de horas: Muitas empresas utilizam um banco de horas para evitar ter custos de hora extra, e também para possibilitar uma flexibilização para que o colaborador possa chegar mais tarde em um dia para compensar tempo que trabalhou a mais no passado. Assim, se a sua empresa já possui banco de horas, pode ser uma boa opção utilizá-lo neste momento. A finalidade do banco de hora é de computar o saldo de horas não trabalhadas em razão da diminuição da demanda, mantendo-se os postos de trabalho, para um compensação com o aumento da duração do trabalho. Foi feita de forma a ser adotada mediante acordo individual ou coletivo entre empregado e empregador.

– E a alternativa mais importante: cuidar da sua saúde e dos seus funcionários. Com certeza, será uma medida necessária para que a economia consiga se reerguer saudável em todos os aspectos.

É um momento muito delicado para a relação do funcionário com o seu chefe, pois todos nós estamos passando por dias incertos. Por isso estamos preparando nossa equipe diariamente para e sua empresa passarem por esse momento do melhor jeito possível.

Estamos produzindo diversos conteúdos para te ajudar a entender todas essas mudanças e também para você ter novas ideias para inovar o seu negócio!

Além dos posts no blog e Instagram, estamos agora com um podcast sobre contabilidade, todas as segundas soltamos episódios novos, para ajudar você e os nossos clientes a crescerem com um negócio saudável e preparado para momentos iguais a este.

Então não se esqueça, se você possui alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe:

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