em Artigos

É hora de investir em e-commerce. Por onde começar?

 

Vender através de uma loja online já é realidade para muitas empresas – das grandes até as pequenas empresas. Agora, com shoppings e centros urbanos fechados no Brasil inteiro, a compra através do e-commerce passa a ser essencial para todo tipo de comércio.

Se a sua empresa já vende de forma virtual, muito provavelmente precisou fazer algumas adaptações para esse momento em que estamos vivendo. Mas hoje, o post do blog vai ajudar as empresas que precisarão criar o seu e-commerce do zero!

 

Primeiros passos

Antes de qualquer atitude, você precisa aprender mais sobre e-commerce. Existem muitas formas de vender de forma virtual, e vamos elencar uma lista breve sobre cada uma delas:

 

Venda através das Mídias sociais

As mídias sociais podem ajudar você a vender de forma virtual ainda que você não tenha uma plataforma de e-commerce sua. É um tipo de venda que pode te ajudar durante a transição de uma loja física para loja virtual. Nessa estratégia, você usa sua força humana para fazer os pedidos como se fossem em loja física, mas com a comunicação feita virtualmente. Não há integração de informações e não é considerada como um e-commerce propriamente dito.

 

Marketplace

Uma outra etapa de venda online é atribuída a sites que já existem, já possuem um bom tráfego de visitantes, onde você pode cadastrar-se como loja virtual e usar o sistema desses sites para vender. Um bom exemplo é o mercado livre. Você não precisa ter um sistema completo de e-commerce, mas precisa se adequar às regras do marketplace escolhido. Uma outra ferramenta interessante é a Olist, uma plataforma que possibilita que você venda em sites de e-commerces sem necessariamente precisar gerir e custear uma plataforma sua.

 

Plataformas de e-commerce

Aqui, você pode contratar uma plataforma de e-commerce e montar o seu site com a disponibilidade de venda online. Neste link, você encontra algumas das plataformas mais famosas, mas é preciso lembrar que, ao gerir uma loja online, você precisa aprender a usar a plataforma, cadastrar seus produtos, gerir estoque, financeiro, fazer campanhas de divulgação online e muitas outras atividades para que sua loja e-commerce tenha sucesso..

 

Agora que você já sabe um pouco sobre os tipos disponíveis de venda online para sua empresa, vamos tirar algumas dúvidas que recebemos em nossas redes sociais sobre e-commerce e que podem ajudar o seu negócio a crescer em meio a quarentena utilizando esse método!

 

Qual tributação o e-commerce exerce?

Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Esse é um passo muito importante para você não ter problemas no futuro, depois que criar um e-commerce.O Simples Nacional é o mais indicado para essa situação, porque caso o faturamento virtual seja até R$3.600.000,00, a empresa recolherá um percentual de acordo com o faturamento, variando de 4 a 11,61%. Quer saber mais sobre as tributações? Confira nosso último post do blog clicando aqui.

 

É necessário emitir nota fiscal? 

Sim, é obrigatório emitir notas fiscais. Mais conhecida como NF-e, é um documento digital para guardar, facilitando assim, o trabalho da fiscalização e também dos produtos.

 

Preciso manter a venda física possuindo o e-commerce?

Esta é uma pergunta importante, pois é uma questão de planejamento e entender o momento atual da sua empresa. Você precisa se questionar se essa ação é para aumentar o lucro ou diminuir gastos, e saber quais serão os custos dessa mudança, além de vários outros detalhes financeiros antes de fazer a decisão final.

A venda online é uma forma de ampliar o seu negócio e, do mesmo jeito que a loja física tem vantagens e desvantagens, a loja virtual também tem. Se você precisa tirar dúvidas sobre este assunto, a equipe da Talst está disponível para fornecer mais informações financeiras para você!

 

Como é feita a tributação das vendas por apps?

As vendas nos aplicativos têm aumentado muito nos últimos meses, por conta da quarentena, fazendo surgir muitas dúvidas. Os canais de venda das empresas precisaram mudar do dia para a noite e essa mudança também alterou a forma que recebem os pagamentos. O recolhimento desses impostos é feito conforme o regime tributário escolhido para a sua empresa. Por isso, vale a pena contatar a contabilidade para saber os detalhes do regime de tributação.

Quando a venda é feita através de aplicativos de terceiros, vale a pena considerar que existe uma taxa aplicada para cada empresa ou tipo de serviço. Neste caso, você precisa investigar dentro dos planos de parceria de cada aplicativo para viabilizar a sua parceria.

 

Como ter um e-commerce que funciona perfeitamente e seja eficiente?

  1. O primeiro passo é a escolha da plataforma, é necessário uma busca inteligente e que seja de fácil acesso para o seu consumidor.
  2. É necessário também, que as finanças e contabilidade sejam levadas a sério, pois a movimentação pode ser maior que na loja física. Tendo esses assuntos alinhados você evita dificuldade futuras.
  3. A divulgação do e-commerce é muito importante também, como já falamos a concorrência é maior, então se o seu preço for melhor divulgue para as pessoas, além do preço mostre o diferencial da sua empresa para o seu consumidor. Mesmo se o preço for um pouco mais alto, porque a pessoa deve escolher a sua loja para adquirir o produto?
  4. As avaliações são um ponto muito importante na decisão de compra dos usuários, sabendo disso, a sua equipe precisa estar alinhada para tal mudança.

 

O e-commerce tem sido a única alternativa para muitas empresas e em alguns casos, fez as vendas online alcançarem porcentagens bem maiores que as esperadas! Vale lembrar que se você escolhe esse método de venda, a sua concorrência será ainda maior, afinal, na maioria dos casos, você estará competindo com o Brasil inteiro.

Mas lembre-se que este não é um motivo para desanimar, afinal, o futuro é cada vez mais digital, e se a sua empresa estiver pronta para encarar esse desafio, terá bons frutos no futuro.

Você possui mais dúvidas sobre o e-commerce? Mande para nossa equipe e vamos entrar em contato para te ajudar!

Postagens Recentes