Controle de Gastos: como fazer com eficiência?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

De fato, é impossível falar de saúde financeira e não comentar sobre controle de gastos. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes de uma gestão empresarial.

É importante saber que independente do tipo ou tamanho do negócio, manter o controle é o que vai determinar se a empresa irá alcançar o sucesso financeiro desejado.

Enquanto empreendedor, é fundamental aprender a organizar as contas, reduzir os custos e administrar o orçamento, isso deve ser visto como um ato estratégico para o desenvolvimento da empresa.

Neste conteúdo você vai entender sobre a importância do controle de gastos. Além disso, vai aprender como fazer com eficiência para contribuir positivamente com o crescimento do seu negócio.

O que é o controle de gastos?

Controle de gastos significa gerenciar as despesas, investimentos e recursos de uma empresa. Por meio de uma análise estratégica, é possível saber o quanto economizar e conhecer a real situação que o negócio se encontra.

Essa prática também consiste em otimizar os custos financeiros, bem como reduzir os gastos e aumentar os lucros da organização.

De modo geral, o controle de gastos se tornou um exercício necessário. Com a pandemia, empreendedores sofreram com as oscilações do mercado, o que colocou suas perspectivas de negócio em risco.

Como um método das empresas se manterem ainda mais competitivas, o planejamento financeiro também passou a ser uma estratégia para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Embora seja uma prática fundamental, poucos brasileiros têm o hábito de fazer. Ou seja, apesar de ser algo muito vantajoso, nem todos têm o conhecimento sobre os benefícios de manter o controle de gastos.

Sendo assim, por que é tão importante fazer? Vamos falar sobre isso em nosso próximo tópico.

 

Saiba mais: Como reduzir o impacto nos negócios causados pela pandemia.

 

Por que fazer o controle de gastos?

Podemos considerar que o controle de gastos é uma das práticas mais importantes quando se administra um negócio.

Em outras palavras, é imprescindível para que a empresa e o gestor identifiquem os possíveis erros cometidos e possam corrigi-los, a fim de melhorar a saúde financeira do negócio.

Além disso, quando uma empresa está determinada a realizar um controle eficiente, criar uma reserva é muito mais fácil. No mais, fazer investimentos se torna uma grande oportunidade para deixar o negócio ainda mais lucrativo.

Em resumo, fazer um controle de gastos da forma correta colabora para o crescimento da empresa. Dentre tantos outros benefícios, temos:

  • Proporcionar uma visão abrangente sobre o fluxo de caixa e descobrir para quais finalidades o dinheiro está sendo destinado.
  • Elaboração eficiente do orçamento e planejamento, ajustado de acordo com a realidade do negócio.
  • Identificação das necessidades da empresa que exigem maior investimento.
  • Tomadas de decisão mais claras que corroboram para o crescimento profissional e organizacional.

Agora que você conhece as vantagens, precisa também aprender como fazer um controle financeiro eficiente para manter-se mais competitivo no mercado e alcançar os objetivos de sua jornada empreendedora.

 

Como fazer um controle de gastos eficiente

Para tornar o controle de gastos mais eficiente, é necessário conhecer as estratégias e saber aplicá-las para potencializar o seu negócio e obter mais resultados.

Desta forma, separamos algumas dicas infalíveis de gestão financeira para aplicar ainda hoje. Confira a seguir as etapas do processo.

 

Separe as finanças pessoais e as do negócio

A separação das finanças pessoais e as do negócio, facilita descobrir quais são as despesas que estão gerando prejuízos para o negócio.

Quando as contas estão misturadas, o descontrole financeiro é maior e isso impossibilita identificar os custos empresariais.  Além do mais, separar as contas permite saber com clareza as entradas e saídas de dinheiro do negócio e manter a organização do fluxo de caixa.

Tenha em mente que conhecer a verdadeira situação financeira da empresa é o que dará margem para saber o que é preciso fazer para alcançar os objetivos.

Como empreendedor é necessário estar comprometido, e se tem um conselho que podemos dar é: estabeleça uma quantia do pró labore e evite usar as reservas da empresa para fins pessoais.

 

Faça um planejamento financeiro

Após separar as finanças, neste momento é importante fazer um planejamento financeiro para o controlar os gastos do negócio.

Portanto, é importante que o planejamento esteja adequado à realidade do negócio. Comece descrevendo as metas e objetivos que pretende alcançar em um determinado prazo.

Reorganize as contas a pagar e a receber e não esqueça de definir valores para investimentos e retiradas pessoais.

Estabeleça planos para reduzir despesas fixas e variáveis e informe e compartilhe com a equipe funcionários para que permaneçam engajados para que a iniciativa seja efetiva.

  

Crie uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira  é fundamental para quando as coisas ficarem mais complicadas. Assim, é possível lidar com a situação de maneira mais leve.

Criar uma reserva financeira deve ser prioridade ao fazer o controle de gastos. Aliás, isso garante segurança e um pouco de tranquilidade diante de imprevistos.

Em função disso, procure reservar uma quantia que seja de três a seis meses dos seus custos fixos mensais. E caso use o dinheiro para alguma emergência, lembre-se de repor.

  

Revise as despesas

Conhecer as despesas da empresa é essencial para saber o que se pode cortar ou simplesmente reduzir.  Por isso, revise as despesas fixas e variáveis e identifique aqueles que são desnecessários para cortar.

Faça uma análise na empresa junto aos demais colaboradores e verifique quais custos podem ser eliminados. Um grande exemplo é o deslocamento a reuniões e viagens de negócios, o uso do cartão de crédito (a não ser em casos de emergência), materiais de escritório, entre outros.

Por meio de uma investigação precisa, você entenderá por onde deve começar as modificações e reduções das despesas. Ademais, ainda manterá toda equipe consciente sobre as transformações necessárias.

  

Identifique as necessidades do negócio

Depois de executar os primeiros passos, procure identificar as necessidades do negócio, assim será mais fácil analisar quais investimentos deverá fazer. Comece listando e priorizando as coisas mais urgentes.

Pesquisa aplicações que podem proporcionar rendimentos mais interessantes e em breve, poderá usufruir do dinheiro que tanto economizou para essa ocasião.

Usar aplicativos de gestão, como: Guiabolso, ContaAzul e Mobills, também podem ajudar e muito. Os processos são automatizados e a sua rotina de investimentos pode ser acompanhada através do celular.

Com a vida financeira organizada e o controle de gastos em dia, você finalmente vai poder levar uma vida mais leve e com menos preocupações.

 

Como a Talst Contabilidade pode te ajudar?

Somos uma contabilidade digital com mais de 24 anos no mercado. Nossas soluções são pensadas para contribuir com o desenvolvimento do seu negócio.

Temos como premissa foco total na experiência e no relacionamento com o cliente, por esse motivo, proporcionamos recursos como:

  • Beepo – terceirização de processos e negócios para a realização de rotinas internas (controle de fluxo de caixa, faturamento, gestão de pagamentos) ;
  • Planejamentos estratégicos com base no fechamento contábil mensal;
  • Orientação de gestão financeira com base na atual situação econômica;
  • Elaboração de demonstrativos e relatórios contábeis para apuração de resultados;
  • Apuração de lucros, registros e tributos da empresa.

 

Soluções como essas têm se tornado cada vez mais necessárias para as empresas, afinal, só é possível manter a saúde financeira por meio de estratégias minuciosas. Isso permite colaborar ainda mais com o controle de gastos e com a economia do negócio.

A Talst  tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos empreendedores através da contabilidade e das boas práticas de gestão. Por isso, como um parceiro estratégico, trabalhamos diariamente para que você tenha uma empresa com uma gestão sólida.

 

Venha a Talst Contabilidade! Fale com nossos especialistas, e descubra o que podemos fazer por você!

 

 

 

 

 

 

 

Categorias