O que ninguém te conta sobre contratar um contador?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Contratar um contador pode ser uma das escolhas mais difíceis para o empreendedor, afinal é preciso levar em consideração alguns fatores importantes.

A verdade é que poucos empreendedores possuem o conhecimento contábil, e com o surgimento de novas empresas, não ter um contador para auxiliar nos negócios é um risco muito grande.

E se por algum momento você achou que poderia fazer a contabilidade da sua empresa sozinho, então deve saber que lidar com burocracias faz parte da rotina de um contador.

E o Brasil, por ser um país burocrático é o que mais recolhe tributos, por isso é fundamental que a empresa tenha o apoio de uma contabilidade para orientar e reduzir as chances de cometer erros fiscais.

Então é preciso considerar que, manter as obrigações acessórias em dia é de extrema importância, e quanto mais simples e prático for, maiores são as chances do negócio crescer dentro da legalidade.

Por essa razão, é imprescindível fazer algumas avaliações na hora de escolher a melhor contabilidade e verificar como o profissional pode atender às necessidades da sua empresa.

E se você quer saber como fazer isso, neste artigo você vai descobrir o que ninguém te conta sobre contratar um contador, por isso continue a leitura.

 

Quais os riscos de não ter um contador?

Com exceção do Microempreendedor Individual, as empresas são obrigadas a ter uma contabilidade para prestar assessoria em questões fiscais e contábil.

Além disso, o principal risco de não ter um contador é ter que enfrentar as burocracias sozinho com grande chances de cometer erros e como consequência pagar multas.

O sistema tributário e as obrigações fiscais brasileiras são complexas, e um dos maiores erros dos empreendedores é achar que não precisam de um contador para resolver determinadas questões.

E para você entender melhor sobre o que estamos falando, os riscos vão desde o esquecimento de pagar um imposto a pagar tributos além do necessário e ainda ter prejuízos com isso.

De nada adianta ter uma empresa aberta se você como empreendedor não tem o apoio de um contador para auxiliar na organização contábil, fiscal e financeira do seu negócio.

É preciso entender que o contador irá contribuir com o seu negócio de forma positiva, e por isso o profissional deve ser visto como um parceiro estratégico.

E ao contrário do que se possa imaginar, ao contratar um contador, você também estará investindo no seu tempo, afinal… você está reduzindo os riscos e você terá mais tempo para focar no que realmente importa.

Tenha em mente que a sua empresa deve atuar com licitude e para isso o contador dará instruções para agir com transparência e sempre dentro da lei.

Sendo assim, antes de contratar um contador é importante fazer avaliações para que a empresa não tenha prejuízos após a decisão.

 

O que deve ser considerado na hora de contratar um contador?

Engana-se quem acha que contadores são todos iguais. Embora a escolha para o empreendedor seja difícil, é importante levar em consideração a contabilidade que mais pode atender às suas expectativas.

Hoje em dia existem diversos tipos de contabilidade, desde as mais tradicionais em que o atendimento é feito no presencial até às onlines, com foco voltado para a praticidade.

Neste caso, a escolha dependerá do perfil e características do seu negócio para contratar um contador certo, e se o mesmo terá todo o suporte necessário para cumprir com todas as obrigações necessárias.

 Desta maneira, vale a pena levar em conta os seguintes fatores na hora da escolha:

LEITURA SUGERIDA: Como escolher a melhor contabilidade para o meu negócio.

 

A modernidade da contabilidade

No que diz respeito à modernidade da contabilidade, é fundamental considerar os sistemas e não necessariamente o local físico.

Uma contabilidade também precisa ser prática, e contratar um serviço que não é adepto a tecnologia pode ser um grande tiro no pé.

Já imaginou ter que se deslocar até o escritório para resolver assuntos que poderiam ser resolvidos por telefone ou simplesmente com um e-mail?

Normalmente as contabilidades online e digital possuem essa praticidade, além disso também utilizam ferramentas e softwares para armazenamentos de documentos dos clientes como alternativas mais seguras.

 

 Comunicação entre cliente e o escritório

Saber como é a comunicação entre cliente e o escritório é fundamental na hora de contratar um contador. Por isso, procure descobrir quais são os meios de comunicação utilizados para contato.

Caso seja apenas por telefone, logo saberá que a contabilidade não tem tanta tecnologia para atendimento ao cliente. Se for por telefone e e-mail, é um formato comum, no entanto é importante saber se os e-mails são respondidos prontamente.

Agora, se o atendimento também for por aplicativos e ferramentas desenvolvidos pela própria contabilidade para facilitar ainda mais a comunicação, então já sabe que essa é uma contabilidade que possui um grande diferencial.

 

Preço justo

Uma contabilidade com o preço justo, pesa bastante na hora da escolha. Afinal, contratar um contador por um preço além do mercado pode gerar alguns prejuízos, ainda mais quando as expectativas não são superadas.

A boa notícia é que a Talst é uma contabilidade digital e possui valores acessíveis, além disso, também une o conhecimento de profissionais especialistas com a tecnologia, para entregar soluções inovadoras.

 

VEJA AINDA: 10 Benefícios que só quem é cliente Talst tem! 

 

Transparência para informações

 O contador ideal também deve ter transparência na hora de divulgar as informações importantes que são fundamentais para as tomadas de decisão no seu negócio.

Além do mais, o número do registro do contador no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também deve estar acessível para consultar a regularidade do escritório. Essas informações podem ser localizadas no próprio site da contabilidade.

 

Agilidade nos processos

E por fim, não menos importante, ao contratar um contador é preciso verificar a agilidade nos processos.

Procure analisar como é feito o envio dos documentos e guias de imposto. A maioria das contabilidades resolvem através da digitalização, entretanto algumas também exigem que os documentos sejam entregues e retirados pessoalmente, o que pode complicar ainda mais a vida do empreendedor.

Neste artigo você pôde conferir quais os riscos de não contratar um contador, bem como quais os critérios que devem ser levados em consideração na hora da escolha.

A Talst  é uma contabilidade digital com mais de 24 anos de experiência, e tem como objetivo agilizar os processos e melhorar a qualidade de vida das pessoas através da contabilidade e das boas práticas de gestão.

Temos como premissa foco total na excelência e no relacionamento com cliente, por isso, contamos com mais de 60 especialistas dedicados ao sucesso do seu negócio.

E se você deseja trocar de contador, não se preocupe! Cuidamos de toda parte burocrática com o seu atual contador.

Entre em contato  e fale com um de nossos especialistas! 😉

 

Categorias