Minha startup precisa de contador?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Você sabia que a contabilidade para startup deve ser estratégica? Afinal, este modelo de negócio requer processos contábeis objetivos e práticos para crescimento exponencial.

Apesar de ser uma realidade diferente comparada às outras empresas, as startups precisam de contadores que estejam alinhados aos seus propósitos enquanto negócio.

Além disso, empresas que lidam com inovação possuem um ritmo acelerado, com faturamento que pode aumentar de um dia para o outro. Por isso, o contador que conhece bem o cenário torna-se um grande diferencial para a startup.

Sendo assim, você deve saber qual o papel do contador e como ele pode auxiliar no desenvolvimento de uma startup para torná-la bem-sucedida.

Neste artigo da Talst Contabilidade você vai descobrir todos os detalhes e tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Como funciona a contabilidade para startup?

Assim como qualquer pessoa jurídica, a contabilidade para startup funciona parecido com as empresas tradicionais. Entretanto, é importante saber que o contador deve se adequar ao segmento.

Isto é, os objetivos precisam estar alinhados ao perfil do empreendedor e todas as demandas, bem como as questões burocráticas, devem ser administradas no ritmo de uma startup: com agilidade.

É importante saber que o contador precisa ter expertise para garantir as melhores soluções, principalmente quando o assunto é obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas para que a empresa não seja prejudicada.

Embora alguns empreendedores se responsabilizem pela contabilidade do próprio negócio, isso não é o mais recomendado, afinal, a empresa estará atuando na informalidade, o que aumenta as chances de falência.

Sendo assim, a contabilidade para startup é estratégica, pois, o contador como especialista na área tem o conhecimento necessário para manter a gestão financeira do negócio em dia, bem como avaliar os possíveis investimentos para aumentar as oportunidades de sucesso.

Qual a importância do serviço contábil para startup?

Como falamos anteriormente, o papel da contabilidade é estratégico, pois o contador é quem faz a gestão financeira com foco no crescimento.

Além do mais, o profissional deve lidar com um grande desafio, uma vez que deve considerar o cenário econômico, fazer projeções e estabelecer planos para escalar a empresa, assim como, encontrar investidores.

E não é só isso, o contador também deve lidar com a imprevisibilidade do modelo de negócio, e encontrar soluções criativas para resolver burocracias e garantir o cumprimento das obrigações acessórias.

Desta forma, a função da contabilidade é manter a gestão financeira da startup organizada para torná-la mais atrativa e direcionar o negócio para obter mais oportunidades.

E neste momento, a Talst Contabilidade pode agregar valor implementando planos estratégicos, financeiros e tributários para manter a organização financeira e potencializar o desenvolvimento da startup.

O que diz a Lei das Startups?

A Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, também conhecida como “A Lei das Startups” trouxe contribuições muito importantes para as startups, como o regime tributário Inova Simples.

O Inova Simples é a substituição do Simples Nacional que permite que essas empresas tenham um tratamento diferenciado, porque lidam com iniciativas empresariais de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclaram como startups ou empresas de inovação.

A Lei garante que a abertura da empresa seja rápida, assim como o fechamento, inclusive o registro de marcas e patentes também é feito de maneira ágil e com menor percentual tributário.

Isso significa que as startups não estão inclusas como Simples Nacional, entretanto, estão no mesmo patamar que um MEI, pois o faturamento anual também é de R$81.000,00, as alíquotas são baixas e as obrigações acessórias simplificadas.

Dentre essas vantagens estabelecidas pela Lei das Startups, também temos:

  • Simplificação da abertura de startups;
  • Facilidade para obter o CNPJ e o registro de marca;
  • Simplificação das obrigações tributárias;
  • Encerramento de empresa facilitado;

5 Motivos para contratar a Talst Contabilidade para sua startup

Como podemos ver, são inúmeros os benefícios do serviço contábil para uma startup, agora, vamos te dar bons motivos para contratar a Talst Contabilidade para seu negócio.

1- Facilitamos o processo de abertura do seu CNPJ

O processo de abertura de empresa  é simplificado e com a orientação de um contador fica ainda mais prático. Nossos profissionais devem garantir que todo processo, assim como documentos e preenchimento de dados, sejam cumpridos corretamente.

Desta forma, com um CNPJ em mãos, é possível ter acesso a inúmeros benefícios como pessoa jurídica e ter a certeza de que a startup estará enquadrada no regime tributário e natureza jurídica correta.

 2- Garantimos o pagamento do menor imposto

Garantimos que a empresa tenha a menor carga de imposto. Por meio de um planejamento tributário, você pode economizar dinheiro sem deixar de cumprir com as obrigações acessórias.

Durante o início da sua jornada, nossos contadores asseguram o enquadramento do negócio no regime tributário mais vantajoso e ainda indicam as atividades econômicas que mais se adequam ao seu negócio para pagar menos impostos. 

3- Orientamos em todas as fases do seu negócio

A orientação em todas as fases do negócio é de suma importância. Nossos contadores são grandes aliados para garantir que seu negócio seja sustentável.

Além disso, estamos atentos às mudanças do mercado, bem como as leis para auxiliar você, empreendedor, nas tomadas de decisão. 

4- Abrimos novos caminhos para investimentos

A captação de investimentos é fundamental para o sucesso do negócio, por isso, certificamos que a contabilidade e a saúde financeira da empresa estarão corretas para passar toda confiança necessária aos investidores.

No mais, negócios disruptivos devem receber toda a orientação necessária durante os processos de investimentos, elaboração de contratos para que a empresa receba o subsídio de acordo com a lei. Conte conosco!

 5- Ajudamos a tornar seu negócio escalável

Para tornar um negócio escalável, é preciso criar planos estratégicos para que a sua startup cresça sem impactar nos custos.

Ademais, dispomos de recursos tecnológicos para facilitar durante todo o processo e contribuir para a escalabilidade da sua empresa.

E então, te convencemos? Com esses 5 motivos, você não tem mais desculpas para não contratar a Talst Contabilidade.

Tenha em mente que com mais de 24 anos de experiência no mercado, atuamos com excelência para que seu negócio tenha os resultados esperados.

Nossos contadores são especialistas capacitados em cada atividade de negócio, e por isso, independente de qual segmento a sua startup for, a qualidade dos nossos serviços é garantida.

A premissa da Talst é proporcionar qualidade de vida aos empreendedores através da contabilidade e das boas práticas de gestão.

Entre em contato conosco  e venha tomar um café para discutir os próximos passos para o sucesso do seu negócio!

Categorias