Contabilidade para Clínica de Estética

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

O início de um negócio pode ser empolgante e desafiador, e de fato, para vencer os obstáculos é indispensável foco e determinação.

Embora a abertura de uma empresa seja a realização de um grande sonho para muitos empreendedores, conhecer a legislação, deve ser o primeiro cuidado.

E para quem sonha em abrir uma clínica de estética, isso não é diferente. Entender a fundo todos os aspectos legais é fundamental para começar com o pé direito.

Por isso, neste artigo da Talst, você vai descobrir a importância da contabilidade para clínica de estética, e como ter a orientação de especialistas pode ser um fator determinante para o sucesso do negócio.

Continue a leitura e fique por dentro de todas as informações necessárias.

Como a Contabilidade pode ajudar minha Clínica de Estética?

A contabilidade é de suma importância para as clínicas de estética. Por meio de um trabalho estratégico, é possível garantir uma gestão eficiente que colabore para o crescimento do negócio.

Os contadores atuam como parceiros do empreendedor, pois orientam dentro dos parâmetros legais para evitar o pagamento de impostos desnecessários e maximizar a lucratividade do negócio

No mais, é importante levar em consideração que a contratação de uma contabilidade é obrigatória e seus serviços são indispensáveis para aliviar a preocupação de qualquer dono de negócio, não é mesmo?

Dessa forma, conheça a seguir algumas maneiras de como a contabilidade pode ajudar a sua clínica de estética.

 

Abertura de CNPJ

Antes de tudo, é importante saber que para abrir a sua clínica de estética, você vai precisar da ajuda de um contador. E vamos explicar o porquê.

Um contador especializado irá minimizar as chances de erros durante o processo de abertura do CNPJ, e reduzirá a burocracia uma vez que já está habituado com o método.

Além disso, o profissional deve analisar todas as necessidades do seu negócio e trabalhar para que seja legalizado de maneira adequada.

Confira o passo a passo para abertura do CNPJ:

  • Escolha qual o Tipo de Empresa
  • Defina o Tipo Societário com as informações da empresa e dos sócios
  • Escolha o melhor Regime Tributário
  • Elabore um Contrato Social
  • Obtenha o alvará de funcionamento
  • Faça a Inscrição Estadual ou Municipal

Se você ainda não encontrou uma contabilidade para abrir a sua clínica de estética, a Talst tem contadores especialistas e qualificados que atuam no setor de beleza. Saiba mais!

 

Escrituração Contábil

A escrituração contábil é o registro de todas as receitas e despesas do negócio, por isso é muito importante adotar esse método eficaz.

Para entender melhor sobre o que estamos falando, a escrituração contábil deve registrar todas movimentações patrimoniais e financeiras, e serve como material de consulta.

Por essa razão, é essencial ter um contador para orientar durante a formulação dos registros e para manter a organização dos documentos.

  

Organização de documentos

 E por falar em documentos, é muito comum no início de uma empresa os empreendedores não priorizarem a organização dos documentos.

Tenha em mente que não mantê-los arquivados corretamente, pode gerar sérios problemas contábeis.

Por isso, é importante guardar documentos, notas fiscais, folhas de pagamento, etc. Assim, quando os órgãos fiscalizadores solicitarem, será possível ter tudo isso em mãos facilmente.

Neste quesito, algumas contabilidades disponibilizam software de gestão para arquivar documentos online,  dessa maneira a organização torna-se mais ágil e com menos riscos de perdas.

 

Análise do enquadramento Tributário

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é lidar com a pesada carga tributária do país. E claro, você já ouviu falar nos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cada modalidade de regime, dependendo da atividade que o empreendedor exerce, tem a sua tributação. Para as clínicas de estética enquadradas no Simples Nacional, a tributação é de 6%.

Para as empresas que estão no Lucro Presumido, a alíquota pode variar de 2% a 5%. E já o regime Lucro Real, é mais recomendado para empresas que lucram muito em determinado período.

Sendo assim, com um planejamento tributário, o contador pode amenizar os impactos tributários para que a sua clínica de estética não pague mais impostos do que deveria.

Aliás, quando um negócio está enquadrado em um regime tributário adequado, é possível obter mais economia de dinheiro.

Portanto, consulte um contador para fazer uma análise cuidadosa e garantir o melhor enquadramento para sua empresa.

Separamos também um artigo sobre Regime Tributário e tudo o que você precisa saber. Acesse e confira!

 

Administração do fluxo de caixa

 O fluxo de caixa deve ser considerado um dos itens mais importantes da sua empresa, pois uma boa gestão financeira pode ajudar a identificar se a clínica está vendendo ou não.

Ademais, é imprescindível que os donos do negócio estejam atentos ao fluxo de caixa, para que consigam adotar estratégias para o cumprimento de prazos, antecipar pagamentos e fazer reservas.

Nesse caso, a contar com a orientação de uma contabilidade é sempre muito bom, afinal, com todos os registros, a possibilidade de entender o desempenho da sua clínica de estética é muito maior.

 

Conheça a Talst Contabilidade!

É importante o empreendedor entender como a contabilidade pode ajudar o negócio, assim, não haverá dificuldades para tomar decisões assertivas.

E agora que você conhece os conceitos básicos, que tal conhecer mais informações sobre a Talst Contabilidade?

 Diferente dos escritórios tradicionais, a Talst é uma contabilidade com mais de 24 anos de experiência no mercado e atende tanto no presencial como no digital.

Nossa premissa é foco na experiência e no relacionamento com o cliente, por isso temos contadores especialistas e qualificados em cada segmento do mercado.

Como parceiro estratégico, trabalhamos para que você se preocupe somente com o que realmente importa: seu negócio.

Além disso, nosso maior objetivo é proporcionar qualidade de vida às pessoas através da contabilidade e das boas práticas de gestão.

Por isso, nossas soluções inteligentes são pensadas para atender cada tipo de negócio. Entre em contato com um especialista   e veja como podemos ajudar a sua clínica de estética!

Categorias