Como reduzir o impacto nos negócios causados pela pandemia

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Encontrar uma maneira de reduzir os impactos nos negócios causados pela pandemia, é o que muitos empreendedores têm feito durante este período.

Este assunto vem sendo muito discutido, principalmente para tentar minimizar a exposição aos riscos estratégicos e operacionais das empresas, além da prevenção das incertezas futuras.

Embora o avanço da pandemia tenha causado ainda mais preocupações no âmbito dos negócios – devido a economia brasileira ser muito instável, neste momento, é fundamental encarar a situação com responsabilidade e resiliência.

De fato, é possível notar que alguns segmentos já se reinventaram para se manterem ativos, entretanto, outros ainda deverão encarar uma retomada mais lenta.

Sendo assim, se você está em busca de novas metodologias para reduzir os impactos do seu negócio causados pela pandemia, então confira neste artigo algumas dicas da Talst Contabilidade.

 

Qual é o cenário da economia brasileira?

Segundo especialistas do setor, garantem que neste segundo semestre haverá mais espaço para o crescimento com estímulos monetários.

Já em outros aspectos, a vacinação da população é de extrema importância para a recuperação da economia no país.

Além disso, ainda acreditam que conforme a vacinação for avançando, incertezas econômicas, políticas e sociais relacionadas ao contexto pandêmico se dissiparão.

A confiança é o carro chefe para o cenário da economia!

 

E como reduzir o impacto nos negócios?

Devido às circunstâncias atuais de pandemia e a economia instável, o empreendedor precisa ter em mente que aplicar mudanças pode ser um grande desafio para reduzir o impacto nos negócios.

 Ainda assim, é importante reforçar com os gestores e líderes de equipe, que é fundamental que estejam dispostos a colocar em prática as novas medidas, para impactar positivamente na saúde financeira da empresa.

Por essa razão, confira agora algumas dicas para minimizar o impacto da pandemia nos negócios.

 

Ajuste suas metas

Um bom conselho para não ser pego de surpresa é: reveja o planejamento de vendas e estabeleça novas metas. Faça uma simulação de cenários de quedas em suas vendas e analise qual o efeito que isso tem no seu caixa.

É preciso entender que estar preparado para tomar atitudes com relação ao seu faturamento, é imprescindível!

 

 Otimize seus recursos financeiros

 Faça a análise dos seus recursos financeiros. Neste momento, é essencial ter noção do quanto tem a sua disposição para enfrentar esse período de recessão causado pela pandemia.

Desta forma, reveja o caixa e procure saber se o que tem é suficiente para passar pelas possíveis quedas de faturamento.

Caso isso não tenha reservas o bastante, busque por alternativas disponíveis, como: recurso de captação de capital, quitação de dívidas e compromissos, contanto que não prejudique o funcionamento do seu negócio.

 

Administre seus colaboradores

 Caso tenha colaboradores, é importante manter o controle sobre o capital humano.

Nesse contexto, o mais adequado é não realizar novas contratações, não fazer altos investimentos de infraestrutura, e muitos menos demitir alguém.

Mantenha os colaboradores engajados a fim de passar por esse período. Uma outra alternativa é manter a equipe em home office para redução de despesas fixas na empresa.

E se por algum momento pensou em fazer algum tipo de manutenção na empresa, esqueça! Deixe para fazer melhorias depois e utilize somente o que for necessário.

  

Corte custos

Ainda falando sobre corte de custos, avaliar os gastos é sempre necessário para implementar planos de contenção. Portanto, se existe uma oportunidade de renegociar os prazos de vencimento de empréstimos, taxas bancárias e até mesmo das contas, faça!

É importante saber que alguns bancos estão prorrogando o recebimento de dívidas, justamente porque nem todas as empresas estão prontas para começar a pagar.

Por essa razão, aproveite o momento para reduzir os custos com contas, materiais de escritório, mercadorias entre tantas outras coisas.  

Não tire férias

Tirar um período para descanso é sempre recomendável, no entanto este é um momento para você empreendedor ler, fazer cursos online, atualizar o sistema da empresa, organizar as ideias e até treinar funcionários – mesmo que à distância.

Ao contrário do que você possa imaginar, esse período distante, pode te tornar mais criativo, inovar em um produto ou serviço e até quem sabe conhecer melhor o seu potencial como empreendedor.

Seja visionário 

Mudar totalmente a forma que o seu negócio funciona, pode ainda mantê-lo funcionando enquanto a pandemia não passa. Se adaptar rápido pode fazer  o seu negócio sobreviver e até quem sabe prosperar durante esse momento de crise. Então se o seu negócio pode funcionar online, ser digital ou funcionar em home office, aproveite essa oportunidade!

 

Fale com o seu contador

Uma coisa que pode ajudar muito é poder contar com o apoio de um contador para orientar em questões como: poupança, investimento, fluxo de caixa, redução de custos, orçamentos entre outras coisas.

Sua empresa precisa de um parceiro estratégico para ajudar a diminuir impactos causados pela pandemia, e ter o auxílio de um profissional da área, contribui para as boas tomadas de decisões.

A Talst é uma contabilidade que pensa no futuro do seu negócio e trabalha ativamente para garantir as melhores soluções para o desenvolvimento financeiro da sua empresa.

Além disso, a Talst Contabilidade  tem mais de 24 anos de experiência. Uma empresa de família, que preza pela confiança, transparência e qualidade no atendimento. Nossa equipe é especializada em diversos segmentos e garantimos a eficiência de todos os serviços prestados.

Por isso, entre em contato com a Talst e entenda como funciona nossos serviços.

Categorias