em Artigos

A gestão financeira é, sem dúvidas, uma das maiores dificuldades dos empresários. E, claro, nesse ponto a contabilidade é uma grande aliada. Afinal, já faz alguns anos que ela deixou de ter apenas aquele caráter operacional e se tornou mais estratégica, ajudando os gestores a identificarem gargalos e a otimizarem os recursos.

Mas, isso não significa que todos os empresários lidem corretamente com as questões contábeis dos seus negócios. Você também enfrenta dificuldades com essa área? Então veja as dicas importantes que separamos!

 

Atenção à documentação contábil

Os sistemas financeiros são uma realidade na maioria dos negócios gerando, de forma automática, layouts para serem escriturados pelas empresas de contabilidade. Porém, é indispensável um alinhamento entre as partes, o que garante uma integração mais ágil e conciliada, de modo a evitar os retrabalhos.

Para quem deseja investir em inovação, a tendência é o uso do sistema OCR que consegue ler fotos e enviar os dados das imagens para o sistema contabilizar – tudo de forma eletrônica. Quem viaja bastante devido à questões empresariais pode aproveitar muito dessa inovação, já que é possível, por exemplo, agrupar todas as informações em relação a notas e reembolsos.

Independentemente da tecnologia escolhida, o ideal é ter um sistema financeiro alinhado, o que é capaz de gerar uma contabilidade precisa e de baixo custo. Assim, é possível não apenas cumprir com as obrigações fiscais, mas, principalmente, ganhar um diferencial competitivo e estratégico.

 

Conheça o cronograma das obrigações

Contar com uma boa assessoria contábil é indispensável, mas isso não significa que você não precisa ter nenhuma ideia de quais são as obrigações necessárias e nem das suas datas.

É fundamental ter noções relacionadas aos encargos tributários, trabalhistas e contábeis. Assim, você conseguirá se organizar de maneira mais adequada, inclusive contando com essas despesas no seu fluxo de caixa, tendo conhecimento de todos os vencimentos e obrigações.

 

Use um software de gestão

A tecnologia definitivamente tem sido uma aliada importante quando o assunto é a gestão de empresas, e ela também é capaz de auxiliar a otimizar a sua contabilidade.

Os softwares do tipo ERP ajudam a informatizar e integrar os setores do seu negócio, fazendo com que os dados sejam atualizados automaticamente e permitindo um acesso mais fácil aos interessados.

Uma dica importante é analisar o tamanho e as necessidades da sua empresa e, assim, definir o melhor software disponível. Hoje, é possível encontrar tecnologias diversas para vários tipos de setores, tamanhos de empresa e até produtos e serviços específicos. Por isso, vale à pena pesquisar as melhores soluções.

Com um bom sistema, será mais fácil, por exemplo, cumprir todas as obrigações fiscais e reunir as documentações necessárias, evitando problemas com o Fisco.

Assim, de forma simples, é possível emitir notas fiscais a cada venda realizada, enviar esses dados ao Fisco de maneira automática, integrar os dados da conta bancária da empresa otimizando o fluxo de caixa, etc.

Com essas informações bem organizadas, o gestor consegue enviar todos os dados necessários à empresa contábil, o que gera mais agilidade e precisão – economizando um tempo importante que pode ser empregado na gestão e na análise do seu negócio.

 

Reúna-se com o contador frequentemente

Mesmo que você não seja nenhum especialista em contabilidade, é fundamental acompanhar tudo o que acontece na sua empresa, como os tributos incidentes, o recolhimento desses valores, os balancetes, entre outros.

Assim, crie o hábito de se reunir frequentemente com o seu contador. Esse encontro é importante para discutir as finanças da empresa, conferir se todas as obrigações fiscais estão sendo pagas e até conversar sobre os futuros do negócio, como expansões, novos produtos, contratações e outras ações que possam gerar novos tributos e encargos.

Acompanhar de perto o trabalho do contador evita ser pego de surpresa e ainda permite planejar de forma mais interessante os passos do seu negócio.

 


 

Escolha um bom escritório de contabilidade

A assessoria contábil é indispensável a qualquer empresa, por isso, estar cercado de bons profissionais é capaz de fazer toda a diferença nos seus resultados financeiros.

Uma boa equipe de contadores poderá lhe auxiliar em diversas questões como: a escolha do melhor regime tributário, alterações nas tributações, incentivos fiscais, obrigações legais, entre outros.

Por isso, na hora de escolher o escritório, analise:

• o grau de conhecimento dos contadores sobre a sua área de atuação;

• a opinião de outros clientes;

• o histórico da empresa;

• o grau de confiança da marca;

• a quantidade de funcionários e a capacidade de lidar com todos os clientes;

• a tecnologia disponível;

• as facilidades e serviços oferecidos.

Como você viu, não existem segredos para melhorar a contabilidade da empresa. Ser organizado, conhecer as obrigações fiscais e contar com uma boa assessoria são indispensáveis para o seu negócio crescer de forma sustentável.

Gostou deste conteúdo? Está em busca de um escritório de contabilidade? Venha conversar conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Postagens Recentes