Como está o Marketing da sua empresa? Venha ver essas 10 dicas!

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Como está o marketing da sua empresa? Com certeza você já ouviu muito essa pergunta, afinal, o marketing é sem dúvidas uma das principais atividades que agrega valor ao negócio, no entanto compreender sua importância, para alguns, pode parecer difícil. A verdade é que o marketing é muito essencial para uma empresa, pois através de ações estratégicas é possível mantê-la ativa no mercado durante muitos anos, por isso é tão importante saber, como está o marketing da sua empresa?  Neste artigo você vai descobrir 10 dicas fundamentais que podem melhorar o marketing da sua empresa, e devido a isso, acompanhe a leitura até o final.

É fato que o mundo está muito conectado e com certeza a sua empresa também está, seja nas redes sociais ou simplesmente por realizar ações de marketing esporadicamente, porém você deve saber, ter um objetivo é o primeiro passo para se posicionar estrategicamente, pois não basta apenas estar na internet, é preciso ter um trabalho planejado para obter retorno e bons resultados.

É um equívoco achar que o marketing resolve todos os problemas da empresa de um dia para outro, tenha em mente que as estratégias de marketing é um processo de aprendizagem e por isso devem ser revisadas sempre, tanto online quanto offline. Hoje existem muitas ferramentas que podem orientar os profissionais e contribuir para que as empresas se destaquem no mercado, além disso ainda dá a oportunidade de controlar qualquer tipo de informação e utilizá-las para avaliar todas as ações do planejamento estratégico.

Mas afinal, para que serve o Marketing? Engana-se quem acha que para dominar o mercado é preciso ser um grande conhecedor de ciência, assim como quem acha que o marketing só serve para vender mais, lembre-se o marketing é muito mais abrangente e pode ajudar a empresa a alcançar resultados diferentes, como por exemplo: aumentar a visibilidade da marca, fidelizar clientes, construir um bom relacionamento com o público, educar o mercado através de produção de conteúdo e engajar colaboradores por meio do endomarketing.

 

Quais são os setores de marketing?

Como falamos anteriormente, o marketing é uma área muito ampla e possui muitos setores específicos que trabalham de maneiras muito diferentes, cuida desde a imagem da empresa, a marca, venda de produtos e serviços e até mesmo os resultados, por isso, para que você entenda como o marketing pode funcionar na sua empresa, decidimos listar as principais funções: 

  • Gerenciamento de produtos: setor que acompanha desde a concepção do produto, nos estágios de pesquisa e desenvolvimento, até a fabricação e o lançamento no mercado;
  • Setor de distribuição: pode ser realizado por um ou mais canais, tanto pela venda direta como por meio de intermediários. Muitos canais são usados nesse tipo de marketing, desde ações diretas nos pontos de venda físicos ou virtual;
  • Definição de preço: área que determina o valor do produto ou serviço a ser cobrado, considerando todos os custos de produção, o poder aquisitivo do mercado e a média dos concorrentes;
  • Setor de vendas: contribui com informações essenciais sobre o público consumidor e também a concorrência, pois já que atua diretamente com o consumidor e distribuidores e tem uma visão mais aprofundada.

 

Além disso, o setor de marketing também é responsável por diversas atividades que também contribuem para o crescimento e avaliação da empresa, como:

  • Planejamento e gerenciamento da comunicação da empresa.
  • Traçar objetivos e metas de comunicação.
  • Desenvolver e gerenciar campanhas
  • Definir canais e formas de atrair novos clientes.
  • Analisar e mensurar resultados de campanhas.
  • Gerenciamento de produção multimídia.
  • Criação de conteúdo para redes sociais e monitoramento de websites.

Para que sua empresa tenha sucesso e bons resultados, o setor de marketing precisa estar bem estruturado para desenvolver suas funções corretamente e para isso, é imprescindível fazer uma pesquisa de mercado para analisar a necessidade que a empresa tem para incluir setores de marketing específicos.

  

10 dicas de marketing melhorar as estratégias do seu negócio

Agora que você já entendeu alguns objetivos do marketing e os setores dessa área tão abrangente, que tal conferir algumas dicas para melhorar a estratégia do seu negócio?

 1- Fortaleça sua presença no mercado

 Entender sobre o seu nicho de atuação é fundamental para fortalecer a presença no mercado, por essa razão conheça a fundo o perfil do seu consumidor, trabalhe na linha de produtos e serviços e estabeleça a presença no digital para ter uma imagem significativa no mercado.

2- Conheça bem o seu negócio e defina seus objetivos

Para saber aonde quer chegar é necessário conhecer bem o seu negócio e definir seus objetivos, ter claro o que deseja comercializar, qual público pretende atingir e a partir daí traçar uma estratégia.

3 – Saiba quem são seus concorrentes

Conhecer bem seus concorrentes é fundamental para a sua estratégia de marketing, saiba o que eles estão fazendo de bom e de ruim, aprenda com os erros e se inspire para fazer sempre melhor.

4 – Estabeleça um plano e crie estratégias

A partir do momento que você conhece o seu negócio e tem seus objetivos definidos, está na hora de criar um plano, verifique quais as dores do seu possível cliente e como o seu produto/serviço pode ajudar, comece a trabalhar em cima disso.

5 – Utilize as ferramentas certas

Ferramentas são sempre essenciais para ajudar na estratégia de marketing, através delas você pode conhecer melhor o comportamento do seu público, buscar por palavras-chave, tendências de negócio e até mesmo para avaliar suas métricas.

6 – Ofereça conteúdo de valor

Um conteúdo de valor deve ser útil e relevante, por isso disponibilize para o seu público informações sobre seu produto ou serviço, seja através de textos, vídeos, infográficos, e-books e o ajude a entender o quanto o seu produto ou serviço pode resolver os problemas.

7 –  Crie um relacionamento com o seu público

Manter um bom relacionamento com seu público é muito importante, afinal você também depende dele para o seu negócio sobreviver, por isso, esteja nas redes sociais, interaja, invista na confiança e saiba o que estão falando sobre o seu produto.

8 – Faça uma avaliação das suas estratégias

Avalie suas estratégias, assim poderá saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Através de ferramentas de métricas é possível ter certeza sobre números e dados que são realmente necessários para monitorar, dessa forma você terá uma noção se o seu negócio está crescendo e com bons resultados.

9 –  Tenha sempre um bom atendimento

Ter um bom atendimento também ajuda a conquistar mais clientes, por isso é fundamental reforçar com a equipe a importância de um atendimento eficiente, para garantir que a experiência do cliente seja satisfatória antes, durante e depois da compra, assim o mesmo poderá indicar o sua empresa a outras pessoas e consequentemente construir relações mais sólidas e duradouras com os seus consumidores.

10 –  Faça networking

 Marcar presença em eventos do segmento em que a sua empresa atua é uma boa oportunidade para fazer networking, afinal, existem muitos empreendedores interessando em fazer parcerias, assim como pessoas interessadas em comprar, então faça uma pesquisa e descubra quais são os principais eventos da sua área de atuação e esteja lá!


Neste artigo você conferiu uma série de dicas sobre marketing e como pode ajudar a melhorar as estratégias do seu negócio, temos certeza que com essas dicas seu negócio vai melhorar ainda mais, mas lembre-se é sempre importante estar atento às mudanças do mercado, estudar e reavaliar as estratégias para saber o que está dando certo e descobrir novas oportunidades de negócio.

Aproveite e leia mais artigos sobre gestão de negócios e descubra como alavancar as vendas e a gestão financeira da sua empresa, ou se precisar, fale com um consultor da Talst Contabilidade e tire todas as suas dúvidas!

Categorias
imposto-de-renda