Como escolher a melhor contabilidade para o meu negócio?

Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Um dos maiores desafios do empreendedor é encontrar um escritório de contabilidade de confiança para cuidar da empresa e ainda auxiliar nas tomadas de decisão. Apesar de ser uma escolha difícil, hoje é possível encontrar muitos escritórios com bons serviços contábeis e que oferecem muitas vantagens. Alguns empresários não veem a contabilidade com um recurso de gestão,  esse paradigma só pode ser quebrado através da escolha consciente e por meio de um acompanhamento  se você ainda não sabe como escolher o melhor escritório de contabilidade para o seu negócio, não se preocupe, vamos te dar todas as diretrizes, mas para isso, leia esse artigo até o final.

A escolha da contabilidade ideal deve ocorrer por meio de pesquisa e avaliação, além disso é imprescindível saber quais as vantagens que este escritório pode proporcionar ao seu negócio. Ao realizar uma pesquisa na internet sobre um determinado escritório de contabilidade, é possível encontrar todas as informações necessárias, bem como as recomendações. No entanto, antes de tudo, consultar o CRC – Conselho Regional de Contabilidade deve ser o primeiro passo, pois lá, você vai saber se o escritório está devidamente inscrito e regularizado para exercer suas atividades ao ser contratado, isso garantirá segurança para você e seu negócio.

Já parou para imaginar que muitos empreendedores também escolhem sua contabilidade por indicação? Embora,  isso seja muito comum de acontecer, seja pela confiança em um amigo ou simplesmente porque pode ser o caminho mais fácil, as regras de avaliação e verificação no CRC não podem ser desconsideradas. Neste caso, procure conhecer melhor a história e a qualidade do serviço, veja mais informações pelas redes sociais e se é uma contabilidade bem recomendada.

 

Contabilidade tradicional ou online? Existe diferença?

A evolução do serviço contábil permitiu que muitos escritórios transformassem sua metodologia de trabalho e ainda que muitos escritórios tradicionais pudessem se manter firmes diante de tantas mudanças, algumas contabilidades optaram pelo digital ou  online, outras já até nasceram neste formato, entretanto qual é a diferença entre um e outro?

Para que você tenha ainda mais facilidade na sua escolha, vamos explicar a real diferença da contabilidade tradicional e online e suas principais vantagens.

A contabilidade tradicional é aquela que realiza o atendimento mais no presencial, no qual o cliente deve se dirigir ao local para receber atendimento, para levar documentos e tratar dos assuntos importantes, as atividades são menos automatizadas, assim como a produtividade dos funcionários é um tanto lenta e o papel do contador funciona basicamente com um informante de saldos e assuntos fiscais, essa é uma das principais características da contabilidade tradicional.

Já a contabilidade online é vista como uma grande realidade, uma vez que tem se tornado cada vez mais popular devido às vantagens que oferecem em termos de praticidade, segurança, tecnologia e preço. A contabilidade online utiliza recursos modernos como ferramentas e plataformas de gestão para auxiliar nos processos e diminuir as burocracias, além disso proporciona maior agilidade tanto para o profissional contábil quanto para o empreendedor, pois é tudo compartilhado, bem como controle de fluxo de caixa e notas fiscais e o valor cobrado é muito mais em conta comparado ao serviço contábil tradicional.

Escolher entre um e outro, não precisa ser uma tarefa complicada, basta apenas analisar qual dos dois oferecem mais vantagens para o seu negócio e o que melhor atenderá suas expectativas. 

Como funciona a troca de contador?

A troca de contador ocorre devido a algum tipo de insatisfação e saiba que se sentir insatisfeito com o serviço é um direito seu, afinal, você está sempre em busca do melhor para o seu negócio, não é mesmo? Entretanto, durante o processo de troca é muito importante tomar alguns cuidados. Normalmente todo contrato entre empresas e contadores, existe um prazo estipulado para rescindir e caso isso aconteça antes do prazo, ocasiona no pagamento de uma multa proporcional.

Sendo assim, quando a decisão de troca for tomada, é necessário informar formalmente ao seu contador através de um e-mail ou carta o desejo de rescindir o contrato e a partir daí o contador pode pedir um prazo de até trinta dias para preparar toda a documentação para o seu atual contratante. Durante este período, é muito importante que você não esqueça de pedir um relatório da atual situação cadastral para saber se existe algum débito a ser pago e por fim, ao final deste processo, um termo de responsabilidade técnica também deve ser passado para o seu novo contador.

Após o repasse do termo para o novo contador, ele irá redigir o novo contrato de prestação de serviço com a descrição de toda sua responsabilidade, enquanto isso, o antigo contador deverá fornecer o distrato eliminando assim qualquer tipo de responsabilidade após o encerramento da relação de prestação de serviço.

 

Quer saber como funcionam os serviços de uma contabilidade? Acesse esse artigo para ficar por dentro de todas as informações.

 

Quais são os Documentos Necessários para Trocar de Contabilidade?

 Agora que você já sabe como funciona a troca, precisa também saber quais são os documentos necessários para a troca de contabilidade para que o processo aconteça de forma ágil e simples. Por isso você deve separar o seguintes documentos: 

  • Contrato Social e a última alteração;
  • RG, CPF, Comprovante de Residência (dos sócios);
  • Último balancete (se houver);
  • Procuração para atuação perante a Receita Federal ou número do Certificado Digital;
  • Extratos bancários desde a abertura da empresa

  

Qual contabilidade escolher? Está em dúvida, calma! A Talst vai te ajudar

 Até aqui você pôde conferir como avaliar um escritório de contabilidade, qual é a diferença entre uma contabilidade tradicional e a online, como funciona a troca de contador, quais são os documentos necessários para a troca, agora finalmente precisa saber qual contabilidade escolher e se ainda está em dúvidas, não se preocupe!

Você já sabe bem como avaliar uma contabilidade e se está disposto a fazer uma escolha, a Talst Contabilidade  é o escritório certo que te ajuda em todo o desenvolvimento do negócio e ainda faz a sua empresa decolar. Você pode contar com profissionais especialistas e totalmente qualificados em seu ramo de atuação para te orientar  em todas as suas necessidades. E não é só isso!

Como um parceiro estratégico nosso maior objetivo é melhorar a sua qualidade de vida, por isso estamos à sua disposição para melhorar a sua gestão financeira, empresarial e fiscal da sua empresa. E se você deseja trocar de contador, a Talst te ajuda com todo o processo! Solicitamos toda a documentação para o seu antigo contador e te auxiliamos em todos os passos.

 

E aí, te convencemos? Então converse com a nossa equipe  e seu negócio estará em boas mãos.

 

Categorias